24.5 C
New York
junho 26, 2019
Gastronomia

Azumi completa 30 anos em grande estilo

Zensai (amuse bouche) - foto: Rio Art Com
Zensai (amuse bouche) - foto: Rio Art Com

O mais tradicional restaurante japonês da cidade está completando 30 anos de idade, com fôlego renovado e cercado de amigos. Para celebrar a ocasião, Alissa Ohara convidou oito chefs renomados e que têm uma história com a casa para criarem pratos especiais. Nomes como Michele Petenzi, Manoela Zappa, Eduardo Nakahara, Sei Shiroma, Maria Victoria Oliveira, Rafael Costa e Silva, Ricardo Lapeyre e Nello Garaventa vão brilhar na cozinha do oriental proporcionando uma fusão de sabores.   

– Temos muitos habitués e, dentre eles, vários chefs renomados e altamente criativos. Para prestigiar a amizade, pensei em convidar estes amigos chefs para virem cozinhar conosco em uma brincadeira criativa e oferecer um menu, Azumi + Chef, para todos os demais queridos clientes. Eles irão criar pratos com um toque asiático e estou ansiosa para provar o que cada um está matutando. Serão noites memoráveis – conta Alissa 

Os encontros começam no dia 7 de maio, com Michele Petenzi, chef executivo do Ancoramar – antigo Albamar – no centro do Rio. Segundo Alissa, este “italiano passional e autêntico” foi quem a salvou quando desejava comer uma bela carbonara, na Barra, onde mora. “Para minha felicidade, ele preparou uma pasta perfeita. Começamos a conversar e desenvolvemos uma amizade baseada no gosto pelos sabores italianos. Seu entusiasmo e seu caráter fizeram crescer uma bela amizade”, lembra.   

Na semana seguinte, dia 14 de maio, é a vez de Manoela Zappa, chef e proprietária do Prosa na Cozinha e mais uma pessoa que faz parte da memória afetiva e gastronômica de Alissa. “Foi quem nos convidou para fazer um workshop quando isso ainda era novidade na gastronomia. De lá para cá, fizemos outro trabalho em parceria e a amizade ficou. Ela me inspirou a fazer esse evento”.   

No dia do aniversário do Azumi, 23 de maio, quem assume o sushibar da casa é Eduardo Nakahara, campeão da Copa Best Sushiman Brasil 2016 e Finalista da World Sushi Cup 2017. Na opinião de Alissa, é um dos melhores sushiman do Brasil. Ela lembra que seu pai, o Sr. Ohara frequentava um restaurante em que Eduardo ainda era um aprendiz de sushiman. “Meu pai dava sermões e toques para ele, como todo japonês quando gosta de alguém. Meu pai ficava muito feliz por acompanhar seu crescimento. Eu também cresci ouvindo “esse garoto vai longe”…e foi”.  

O próximo encontro acontece no dia 28 de maio com o chef Sei Shiroma, do Ferro e Farinha e South Ferro. A principal marca desse nova-iorquino sino-japonês e carioca de coração, são suas pizzas incríveis e seu jeito original e despojado de apresentar suas criações. Nosso primeiro contato foi quando ele veio jantar e começamos a bater um papo. Queríamos fazer algo juntos e agora surgiu a oportunidade”.  

Dona do Troá Buffet e chef executiva no Fresh and Good, Maria Victoria Oliveira é a atração no dia 4 de junho. Célebre por sua gastronomia francesa, ela frequenta o Azumi desde sua fundação. “Por onde ela passa eleva o nível. Conquista e mantém seguidores e fãs incondicionais, como nós da família”, diz Alissa.   

Criador do restaurante Lasai, Rafael Costa e Silva vai levar sua culinária inventiva e surpreendente ao Azumi no dia 11 de junho. Alissa diz que seu jeito simples e calmo lembra muito o dos japoneses. “Me identifico muito com ele. Mesmo com todo o reconhecimento que já teve em sua carreira, continua o mesmo”.  

Aniversário 30 Anos - Chefs convidados
Aniversário 30 Anos – Chefs convidados

O penúltimo encontro, no dia 18 de junho, ficará a cargo de Ricardo Lapeyre, chef executivo do restaurante Laguiole, endereço da alta gastronomia francesa. “Tão jovem e tão cheio de potencial. Fui conhecer seu trabalho em três casas e gostei muito. E depois por intermédio da querida Manoela Zappa a gente foi apresentado”. Para fechar com chave de ouro essa edição especial de aniversário do Azumi, no dia 25 de junho Nello Garaventa apresenta seu toque italiano. “Sou uma fanática por pasta italiana. E a dele é um espetáculo”.  

É com essa seleção de amigos e parceiros na vida e na cozinha que Alissa espera também presentear o público no aniversário do Azumi. Afinal, chegar aos 30 anos em completa forma não é para qualquer um. Segundo Alissa, o desafio é manter o padrão diariamente. Ao longo desse período foi preciso rever prioridades, encarar de frente todas as adversidades sem entrar no desespero, com criatividade e boa comunicação.   

– Nossa clientela nos tem apoiado, e sinto enorme gratidão. Fico feliz por fazer parte da história de tantas pessoas.   

As referências familiares, em especial o legado deixado por seu pai, o Sr. Ohara, são o que norteiam Alissa na missão de levar adiante a missão de conduzir o Azumi. Foi ele quem proporcionou a ela o enriquecimento cultural através de viagens, valorização do sabor da culinária familiar, cultivada no convívio diário durante as refeições, a apreciação de todas as formas de arte.   

– Ele dizia sempre que devemos ser flexíveis e prontos para aprender a fim de evoluir. Nos negócios, ele dizia que o importante não era ganhar dinheiro a qualquer custo, mas sim fazer um bom trabalho, pois darão frutos. Todo o conhecimento sobre a cozinha japonesa que tenho devo aos meus pais.  

O menu Azumi + chef, que compreende entrada, prato principal e sobremesa, também trará a cada semana uma seleção diferente de entradinhas chamada zensai (amuse bouche), com pequenas porções de algumas iguarias tipicamente japonesas, servidas no ojū (box). 

O valor do jantar com os chefs convidados é de R$ 160, sendo bebidas e taxas de serviço opcionais. O pagamento deve ser adiantado por meio de depósito bancário. O cliente pode reservar horário das 19h às 20h30m pelo telefone (21) 98169-1879.  

Caso haja desistência, a devolução é integral desde que seja avisada com 48 horas de antecedência, e de 50%, se feita 24 horas antes. Cancelamentos no dia do jantar não serão ressarcidos. 

Serviço: 

Azumi  
Rua Ministro Viveiros de Castro, 127 – Copacabana 
Tel: (21) 2295-1098 
Funcionamento: Seg à dom, 12h às 15h30 e 19h às 00h 
Siga @azumirestaurante 

Posts relacionados

Chef Sei Shiroma convida chefs para noites especiais

Redação

Festival Cervejeiro Carioca realiza edição St. Patrick’s na Lagoa

Redação

Primeira mulher a ter canal de churrasco no Youtube, Larissa Morales ensina receitas especiais para ceias de Fim de Ano

Redação

Terreirão do Samba será o palco da 6ª edição do Fest Rio Beer

Redação

UNA: América do Sul na Praça da Bandeira 

Redação

Drink da Sorte e menu especial para o GP Brasil 2019

Redação

Deixe um comentário