A atriz Sura Berditchevsky abre novas vagas para seu curso de teatro

Estão abertas as inscrições para as duas turmas do curso de teatro da atriz e diretora Sura Berditchevsky. Voltado para crianças e adolescentes, Sura vai ensinar técnicas de atuação e de improvisação, aos sábados, no Espaço Sauer Danças, no Jardim Botânico. Todos os que fizerem parte do curso poderão ser selecionados para sua Cia de Teatro infantil e entrar em seu próximo espetáculo, que acontecerá no fim de 2018.

Sura é atriz, diretora e autora de livros infantis. Professora de teatro desde os 19 anos deu aula em várias escolas do Rio como Pueri Dommus, hoje Ceat, Franco Brasileiro, Eliezer Steimberg, Instituto São Patrício, entre outras. Entrou para o Tablado em meados dos anos 70, quando, a convite de sua então professora Maria Clara Machado, ingressou no primeiro corpo docente da escola aos 22 anos onde permanece até os dias de hoje. Durante 12 anos teve sua própria escola no Teatro Villa Lobos. Foi professora de grandes atores como Patrícia Pillar, Tatá Werneck, Denise Fraga, Fernanda Torres, Claudia Jimenez, Lucia Veríssimo, Deborah Lamm, George Sauma, entre outros. Grande parte de sua carreira é dedicada à formação de atores e ao teatro para crianças, numa luta incansável para que este ofício seja respeitado e dignificado pelos órgãos públicos, classe teatral e salas de espetáculos. Colaborou significativamente para implantação de Prêmios para categoria de Teatro Infantil e Jovem assim como o reconhecimento à Dança e Iluminação nas premiações, estimulando a qualidade nas encenações.

Nos palcos atuou recentemente no monólogo “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade” e dirigiu a ópera de sucesso, “O Menino Maluquinho”, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e “Historinhas”, no Teatro Vannucci e na Cidade das Artes. Sura Berditchevsky foi protagonista das principais peças infantis de Maria Clara Machado, além de encenar textos de Brecht, Gorki, Pirandello, Ionesco, Tchekhov, Henrik Ibsen, Tennessee Williams, destacando-se na dramaturgia de Nelson Rodrigues. Com “Cartas de Maria Julieta” percorreu diversas cidades do país passando pela FLIP, a Itabira, cidade de origem do escritor, chegando a Lisboa e Porto, em Portugal.

Dedicou-se à literatura e dramaturgia para crianças encenando grandes espetáculos com Peter Pan, Um Peixe Fora D`Água e Diário de Um Adolescente Hipocondríaco. Na TV, Sura atuou em Dancin’ Days, Marron Glacê, Plumas e Paetês, Terras do Sem Fim, Barriga de Aluguel, Selva de Pedra, Santa Marta Fabril, Era uma Vez. Também dirigiu e atuou em seriados, programas e casos especiais da Globo.

As aulas acontecem no Espaço Sauer Danças. As turmas serão divididas em duas: Crianças, de 6 a 12 anos, de 9h30 às 11h e adolescentes, de 13 a 17 anos, de 11h, às 13h, com início em fevereiro. O Espaço Sauer Danças fica na Rua Lopes Quintas, 576 – Jardim Botânico. As inscrições e informações são pelos telefones 2249-6526/ 98725-5517.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.