Artista plástica Lucia Vilaseca iapresenta mostra individual, no Rio

"Silenciosa Geometria" apresenta pinturas, desenhos e colagens com experimentação de cores e formas

De perto, as formas geométricas ganham movimento e revelam linhas de expressão que convidam a um olhar mais atento. Pinturas, desenhos e colagens denotam a riqueza de um trabalho meticuloso, apoiado em linguagem construtiva. Essa representação estética dá o tom de Silenciosa Geometria, exposição individual de Lucia Vilaseca, inaugurada, na Portas Vilaseca Galeria, no Leblon.

A mostra, que tem curadoria de Vanda Klabin, apresenta um conjunto de trabalhos em pequenos, médios e grandes formatos, produzidos entre 2010 e 2016. Lucia combina arte construtiva e geométrica, reforçada pela experimentação de cores. Ao empregar os mais diversos materiais e suportes na representação de novas formas de expressão, ela traduz a riqueza de sua linguagem plástica. “Essa estética refinada confere uma grandiosidadesilenciosa às pequenas dimensões com as quais Lucia trabalha”, define Vanda Klabin. 

Booking.com

A inserção de folhas de cobre traz uma luminosidade especial às obras em exposição. As cores parecem sair da superfície e ganham outra dimensão, evocando um clima intimista e contemplativo. Esse adensamento das cores instaura uma espécie de silêncio, uma dimensão reflexiva, um novo horizonte de trabalho. Daí a Silenciosa Geometria.

Lucia Vilaseca traduz assim seu interesse pela criação de experiências que evoquem um tempo longamente sedimentado. “A minha intenção era ter uma superfície mais física como a pele do corpo e fui buscar um sentido mais amplo em Platão, que denominou pele como “alma do mundo”. Nas pinturas geométricas, quando insiro a folha de ouro, é também com a intenção de construir um outro plano, ter profundidade, como nas colagens.

A ARTISTA
Integrante da Geração 80, movimento criativo do retorno à pintura, Lucia Vilaseca é formada em História da Arte e Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio. A pintura foi, por longo tempo, objeto central de sua obra. Depois vieram o desenho, a fotografia e a gravura. Hoje em seu processo de criação, aborda questões que surgem a partir das particularidades de cada uma dessas linguagens. 

Lucia fez diversos cursos de formação nestes campos de estudo. Apresentou exposições individuais em instituições como Funarte, Centro Municipal Oduvaldo Vianna Filho, Centro Cultural Cândido Mendes (Rio de Janeiro), Caixa Cultural (São Paulo) e Casa do Brasil (Madri), entre outras; assim como coletivas no Museu da República, Centro Cultural da Justiça Federal, Largo das Artes, Solar Grandjean de Montigny, Atelier da Imagem (Rio de Janeiro), Museu de Arte Contemporânea (Campinas).

A GALERIA
A Portas Vilaseca é uma das mais jovens galerias de arte contemporânea do Rio de Janeiro, sua breve e marcante trajetória já aponta para novos modos de apresentação, acompanhamento e comercialização de obras de arte. Sob o comando de Jaime Portas Vilaseca, a galeria apresenta uma produção contemporânea de altíssima qualidade, de artistas de diferentes gerações e em variados meios.

Ciente do ritmo de desenvolvimento da obra de um artista, e de seu lastro, a Portas Vilaseca tem como princípio um acompanhamento próximo e contínuo da produção de seus artistas e sua articulação com todo o sistema de arte. Trabalhar junto aos artistas é valorizar o processo e a experimentação em arte. A Portas Vilaseca considera novos modos de fazer e negociar arte, bem como o contexto em todas suas esferas. Assim, a galeria incrementa importantes e tradicionais coleções nacionais enquanto também se dedica à formação de um novo público e um novo colecionismo, atento e comprometido com o desenvolvimento da arte brasileira.

SERVIÇO

Silenciosa Geometria
Artista: Lucia Vilaseca
Abertura: 17 de novembro
Horário: 19h
Visitação: 18 de novembro a 14 de janeiro de 2017
Portas Vilaseca Galeria
Endereço: Rua Ataulfo de Paiva 1.079, loja 109 (subsolo) – Leblon – Rio de Janeiro
Funcionamento: Segunda a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 14h

Entrada franca
Telefone: (21) 2274-5965
Contato: contato@portasvilaseca.com.br

Booking.com