35.7 C
New York
julho 21, 2019
Exposição

Arte indígena veste o Fazenda Culinária, no Museu do Amanhã

Exposição Almas Coletivas
Exposição Almas Coletivas

Restaurante recebe mostra Almas Coletivas, com curadoria do C.A.N.O.A., a partir do dia 7 de março

Quem almoça no Fazenda Culinária já sabe: ali se respira cultura, conhecimento e informação seja à mesa seja em seu entorno, com exposições, eventos e palestras. A partir do dia 7, o restaurante vai ser palco de uma exposição com objetos que traduzem a riqueza cultural dos povos originários do Brasil e das Américas. Batizada de “Almas Coletivas”, a exposição foi produzida pelo C.A.N.O.A. (Centro de Artes Nativas Originários das Américas), que funciona em Paraty.

Foram eleitas algumas etnias para mostrar a diversidade étnica brasileira, cada qual com sua cultura, língua, estética e particularidades, com o objetivo de inspirar o público a conhecer mais e proteger esses povos. “Fortalecer as comunidades tradicionais e povos originários através da arte é a nossa missão. Levar ao público que frequenta o Fazenda Culinária um pouco da grande variedade desses povos e poder ampliar o escoamento de suas artes são os objetivos desta exposição”, conta Nina Taterka, curadora e idealizadora do C.A.N.O.A.

Os objetos feitos à mão por artesãos indígenas de todo país são cheios de significado, representando os saberes milenares destes povos que vivem e resistem para manter suas tradições. A manifestação artística de cada objeto traz uma expressão individual e também a representação do coletivo. Estão representados na mostra, os Guarani, do estado do Rio de Janeiro, os Kayapó do Pará, o povo Tikuna do Amazonas, os Mehinako do Xingu (Mato Grosso), os Assurini do Xingu (Pará), os Kanela do Maranhão, o povo Waiwai do Pará e os Yanomami de Roraima.

O restaurante
O Fazenda Culinária possui uma ligação muito pertinente com a arte. Não somente por ser o restaurante do Museu do Amanhã, um dos museus mais importantes do Rio de Janeiro, mas também por inspirar um conceito artístico em toda a sua estética, fazendo com que a sua decoração seja sempre uma exposição diferente a cada período. Em seu cardápio, o melhor da gastronomia moderna, sem abrir mão de receitas clássicas e com grande investimento no futuro da cozinha. O restaurante e o café são comandados pelo chef Fabian

Sasso. Nos pratos, ingredientes frescos, produzidos de forma sustentável, compõem receitas criativas e saborosas. Para os estudantes de gastronomia e jovens cozinheiros, o Fazenda promove a iniciativa Cozinheiros do Amanhã, oferecendo aprendizado prático. O curso oferecido tem três módulos, sendo o primeiro no restaurante Fazenda Culinária, o segundo na Fazenda Bananal, em Paraty, e o terceiro na Faculdade Integrada Hélio Alonso (FACHA).

A Loja C.A.N.O.A.
A loja C.A.N.O.A. – Centro de Artes Nativas Originários das Américas – está estabelecida em Paraty e neste ano completa 10 anos de existência. Sua idealizadora e curadora, Nina Taterka, possuí 20 anos de vivência e aprendizados em arte indígena. Todas as compras e negociações são feitas diretamente com o artesão ou as associações que os representam, visando pagar preços justos e assim valorizá-los perante a sociedade.

Serviço:

Fazenda Culinária
Av Rodrigues Alves, 2 – Museu do Amanhã
Telefone: (21) 99628-0101
Funcionamento: Terça a Sexta, de 12:00 às 17:00, Sábado e Domingo, de 12:00 à 18:00

Posts relacionados

Angela Od apresenta a morte do herói na Galeria Movimento

Redação

Abertura da exposição “Ville invisible” do fotógrafo Vincent Catala apresenta 24 imagens de uma imersão na periferia carioca

Redação

Elefantes são acorrentados no Rio para chamar a atenção para maus tratos aos animais na América do Sul

Redação

Galeria Nara Roesler RJ recebe exposição de Philippe Decrauzat

Redação

II Encontro Numismático em Niterói

Redação

Exposição “Reflexos” levanta questões como empatia e quebra de preconceitos

Redação

1 comentário

Arte indígena veste o Fazenda Culinária, no Museu do Amanhã – Sopa Cultural – Pastelaria do Pug março 7, 2019 at 21:57

[…] Arte indígena veste o Fazenda Culinária, no Museu do Amanhã  Sopa Cultural […]

Resposta

Deixe um comentário