0.1 C
New York
dezembro 18, 2018
Notícias

ARTE CORE – Festival de manifestações urbanas chega à sexta edição com atrações para todas as idades

Evento gratuito reúne arte, skate, música e gastronomia dias 13 e 14 de outubro no MAM Rio

Nos dias 13 e 14 de outubro de 2018, a partir das 10h, arte, som e movimento estarão novamente reunidos no MAM Rio na sexta edição do festival Arte Core. Sob o conceito “faça parte do movimento”, nos dois dias, atividades de diferentes manifestações artísticas inspiradas na cultura das ruas ocuparão os pilotis, os jardins e a cinemateca do Museu. O público de todas as idades poderá acompanhar a programação gratuita, com exibições de painéis de artes visuais e instalações inéditas, oficinas lúdicas e educativas, shows, DJs, debates, praça de alimentação, pista de skate e muito mais.

A Homegrown, idealizadora do festival e responsável pela curadoria das exposições, selecionou artistas visuais com diferentes técnicas, estilos e linguagens. Os cariocas Maxwell Alexandre e Nata Família, os paulistas Zéh Palito (Cosmic Boys), No Martins, Luna Bushinelli e Priscila Barbosa e o paranaense Rimon Guimarães (Cosmic Boys) pintarão paineis de 6 m²; o carioca Bruno Big, a paulista Hanna Lucatelli e o russo Ivan Ninety serão responsáveis por painéis de 25,6 m², que permanecem expostos no Museu após o evento. O espaço contará também com instalações do mineiro Heberth Sobral e dos cariocas Wilmore Oliveira e Hildebranda.

Ao longo do dia, serão realizados debates, oficinas de arte incluindo criação de personagem com o artista Rafo Castro, meio ambiente, laboratório de criação com poesia e skate para todas as idades promovidas pelas marcas Itaipava Go Draft, TNT Energy Drink e Converse, pelo Instituto Viva Con Agua, empresa Somar e 399. Também vão haver mesas de diálogos, chamadas de “Trocas”, abordando temas como a presença feminina nas manifestações artísticas e a arte como agente de transformação.

A partir das 16h, o palco do Arte Core recebe as atrações musicais selecionadas por Daniel Tamenpi (Só Pedrada Musical), curador, jornalista e DJ, que se apresenta nos dois dias. Além dele, no sábado tocam os DJs Machintal, Tata Ogan, Tahira e Digitaldubs e o show fica por conta de Curumin, com seu quarto disco “Boca”, indicado ao Grammy Latino como Melhor álbum de rock ou de música alternativa de música em língua portuguesa.  No domingo, Mary G, Marcelinho da Lua, Nepal e um DJ Set da festa retrô Manie Dansante também assumem as carrapetas e é a vez da banda Azymuth fazer seu som, formada por José Roberto Bertrami, Ivan Conti e Alex Malheiros, criadores do chamado “Samba Doido, tendo em sua discografia quase 30 álbuns originais e uma carreira que se estende por mais de 40 anos.

Este ano o festival conta novamente com a parceria das empresas Rio Ramp Design, que assina o projeto arquitetônico, e Somar, especializada em marketing consciente, que desenvolve ações sustentáveis e atua como consultora socioambiental. Com objetivo de mensurar e minimizar impactos no ecossistema, todos os materiais utilizados no evento serão reciclados ou reutilizados e os banheiros serão sustentáveis, da empresa QBan.

Uma grande praça de alimentação será montada nos jardins do MAM, com foodtrucks diversos e o público confere também a Chega Junto, feira étnico-cultural-gastronômica promovida por produtores refugiados, com pratos típicos das culinárias latino-caribenha, africana e árabe-libanesa.

O Arte Core é uma realização Homegrown, MAM Rio e D+3 Produções | Lei de Incentivo à Cultura | Realização Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil: Pátria Educadora. Tem patrocínio Itaipava Go Draft e TNT Energy Drink e apoio da Converse. O evento foi idealizado pela Homegrown, em parceria com a Agência Macro, Só Pedrada Musical, Coletivo XV e Rio Ramp Design. O festival é produzido pela D+3.

Programação:

Arte / Homegrown

Artistas paineis:

Paineis de 6 m² (3x2m): Cosmic Boys: Rimon guimarães  (PR) / Cosmic Boys: Zéh Palito (SP) / No Martins (SP) / Priscila Barbosa (SP) / Luna Bushinelli (SP) / Alexandre Maxwell (RJ) / Nata Família (RJ)

Paineis de 25,6 m² (6,40 x 4m): Bruno Big (RJ) / Hanna Lucatelli (SP) / Ivan Ninety (RUS)

Instalações: Heberth Sobral (BH) / Zezão (SP | Viva Con Agua) / Wilmore Oliveira (RJ) / Hildebranda (Rio)

Oficinas para crianças

Sábado e domingo, 13 e 14/10
10h15 às 11h15: Desenho e personagem – artista Villas / Projeto Santo Amaro
11h35 às 12h35: Sticker – artista Rafo Castro / Projeto Paz
13h00 às 14h00: Bate papo – artista Toz (domingo: Comunidade Jovens de Jardim Gramacho)
14h20 às 15h20: Grafite – artista Marcelo Jou / Projeto Aldeias Infantis SOS
15h30 às 16h10: Plantio / Instrutor: Qban Banheiros Irados
16h20 às 17h20: Pintura – artista Antônio Tom. Tema: Esporte e inclusão com arte / Projeto Basquete Cruzada 

Skate / 399

Sábado e Domingo – 13 e 14/10
10h às 12h – Oficina de Skate para crianças
15h às 16h –”Best-Trick” – melhor manobra valendo prêmio em dinheiro – adultos e crianças

Música / Daniel Tamenpi – Só Pedrada Musical

Sábado 13/10

17h: DJ Machintal

18h: DJ Tata Ogan

19h: show: Curumin

20h: DJ Tamenpi

21h: DJ Tahira

22h: Digitaldubs (dj set)

Domingo 14/10

17h: DJ Tamenpi

18h: DJ Mary G

19h: show: Azymuth

20h: DJ Marcelinho da Lua

21h:DJ Nepal

22h: Mannie Dansante (dj set)

 Trocas (debates na Cinemateca do MAM Rio)

Sábado – 13/10

15h – Somar convida: “A Arte vai Salvar o Mundo”

Mediado pela Somar, os artistas Zezão, Priscila Barbosa e Cosmic Boys falam sobre suas histórias e o poder de transformação da arte.

Domingo – 14/10

14h – Of Color convida: “A Presença Feminina nas manifestações artísticas”

Mediado pela cineasta Marta Supernova e com a presença das artistas plásticas Sônia Gomes e Milena Lizia, e das estilistas Izabela Suzart e Juliana Araújo, propõe um diálogo sobre a presença das mulheres na produção artística contemporânea. Os possíveis contatos entre as Projeções Futuristas, os desafios no mercado da arte atual e o apagamento de referências passadas.

15h – “A Arte como Agente de Transformação”

Com a diretora da Revista Cult Deysi Bregantini, o músico Marcelo Yuka, Nina da Casa Amarela Providência e André Kajaman da mostra Meeting of Favela que discutem sobre a arte como agente de transformação.

Serviço:

Arte Core
Data: 13 e 14 de outubro de 2018
Horário de visitação: A partir das 10h
Endereço: MAM Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo)
Telefone: 3883-5600.
Evento Gratuito / Acessível a cadeirantes/ Classificação livre (verifique a classificação indicativa de cada obra)
OBS: O MAM Rio oferece um ingresso família (R$14 para até 5 pessoas) para todos que visitarem o museu durante os dias do Arte Core

Posts relacionados

Ceia de Natal – Chef Giu

Redação

Fórum de moda em Campos agita a cidade

Redação

Shopping Grande Rio e Sesc RJ promovem oficinas sustentáveis temáticas no Laboratório Ecológico

Redação

Dinos Experience prorroga temporada no Via Parque Shopping

Redação

Dia dos Pais: Megapix apresenta a sessão “Especial Pai pra Toda Obra”

Alyson Fonseca

Chandon participa do maior festival de vinhos da América Latina

Redação

Deixe um comentário