Arancini, burrata e caipilé no coração da Tijuca

Além dos clássicos petiscos cariocas, como bolinho de bacalhau, batatas fritas e filé apertivo, os frequentadores de bares do Rio se deliciam com petiscos italianos. O bar Papo Inicial, que ficou famoso por fazer o caipilé cair no gosto do carioca, acrescentou ao cardápio iguarias que fazem sucesso na Itália. O chef vindo de Sanremo, Marco Longo, prepara petiscos como arancini, famoso bolinho de arroz típico da Sicília (terra do sócio Santo Pulvirenti), com recheios de quatro queijos, à bolonhesa, camarão com catupiry, e de queijo e funghi porcini (todos os sabores com 2 unidades por 18,90). Há ainda um delicioso bolinho de polenta com rabada e agrião (2 unidades por 19,90) e a porção de bolinho de mortadela ao bechamel  (10 unidades por 24,90). As bruschettas (2 unidades por 18,90) de funghi porcini fazem muito sucesso, mas o cliente não se decepciona se pedir a napolitana, a de berinjela ou a de tomate seco. O Papo Inicial é um boteco que também se dá ao luxo de servir burrata acompanhada de presunto de Parma, tomate-cereja, rúcula e pizza branca feita na casa (38,90).

O caipilé (caipirinha com picolé) faz sucesso imenso e é feito com Vodka Polonesa Sobieski, Cachaça Leblon, Nega Fulô, Salinas Mix e Saquê (19,90). Onze rótulos integram a carta de vinhos, que inclui Chianti, Sangiovese, Bardolino, prosecco, Cabernet Sauvignon, Assamblage e Moscatino. No capítulo cervejas, o cliente pode pedir Amstel, Heineken, Sol Premium, Stella Srtois, Corona, Bohemia, Serramale, Dadobier Weiss e Colorado Appia. 

Por falar em pizza, os 21 sabores da casa seguem a receita original napolitana, com farinha do moinho de Napoli e fermentação natural, com pelo menos 24 horas de descanso, massa aberta na mão e assada no forno à lenha.

Usamos somente pomodori pelati italianos, mussarela especial fresca e mussarela de búfala fresca – assegura o chef Marco Longo.

 Além das pizzas, 10 tipos de calzones  (mussarela, margherita, calabresa, quatro queijos, parmegiana, presunto, portuguesa, funghi, presunto e funghi, e salsiccia) e massas frescas de fabricação própria (gnocchi, tagliatelle e ravioli) completam o cardápio da casa.

 No capítulo sobremesas, o bar traz um doce siciliano difícil de achar no Rio: o cannolo de ricota (R$ 16 por duas unidades). O tiramisù (15,00) e o affogato al caffè (14,90) completam o leque de doces opções.

SERVIÇO
Papo Inicial
Rua Felipe Camarão 154 – Tijuca
Tel. (21) 2238-2645
De terça a quinta de 17h à meia-noite
Sextas e sábados de 17h à 1h
Domingos de 12.30h à meia-noite
200 lugares
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.