“Só se preserva aquilo que se conhece”, afirmou o maior oceanógrafo de todos os tempos, Jacques-Yves Cousteau. É justamente atendendo a esse propósito que o AquaRio abre as inscrições para visitas diárias de estudantes das redes pública e particular de todo Brasil, durante o ano letivo. A experiência promete ser, ao mesmo tempo, produtiva e proveitosa sob o ponto de vista didático, além de lúdica e encantadora.

— Acredito que o AquaRio deva formar gerações de biólogos. O encantamento que observamos nas crianças quando chegam aqui, quando passam pelo Grande Tanque Oceânico é especial. Muitas delas nunca viram um peixe nadando no mar — destaca Marcelo Szpilman, diretor-presidente do AquaRio.

De segunda à quinta-feira, o AquaRio disponibiliza visitas, em horários estabelecidos, para turmas de todos os tamanhos.   É possível fazer o agendamento através do site http://aquario.reservaescolar.com.br/ ou do e- mail aquario@planetaterraazul.com.br . Estudantes e professores de escolas pública municipais do Rio podem fazer a visita gratuitamente.

O AquaRio
Nos 26 mil metros quadrados de área construída e cinco andares do AquaRio, o visitante é apresentado a um circuito com 28 tanques, onde pode conhecer um pouco mais sobre os peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico. Ao todo, são 4,5 milhões de litros de água salgada e cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes. Logo no início do passeio, o visitante tem contato com moreias, peixes-leão, peixes-pedra e raias elétricas que recepcionam o público no tanque destinado aos seres marinhos considerados perigosos.

Seguindo o circuito, chega-se ao grande tanque Oceânico, uma das principais atrações do espaço, com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade que desemboca num túnel de acrílico onde moram raias, peixes e até tubarões, como a “Margarida”, da espécie Mangona (Carcharias taurus) e a “Sharon”, da espécie Lambaru (Ginglymostoma cirratum), que impressionam pelo seu porte.

Educação, conservação e pesquisa
O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, é um equipamento moderno e multifuncional de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura que cria a oportunidade da cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras ainda não vistas no Brasil. Uma parceria com o Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tornou possível a criação do Centro de Pesquisas Científicas, que objetiva o desenvolvimento de estudos e o gerenciamento educacional de alunos e estagiários no aquário, criando novas oportunidades de pesquisa da vida marinha.

SERVIÇO

Aquário Marinho do Rio (AquaRio)

Endereço: Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8)

Ingresso:

  • Grátis: Estudantes de escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro;
  • R$ 40,00: Estudantes das demais escolas