Alunos de teatro do Solar Meninos de Luz se apresentarão no dia 8 de dezembro

Projeto da ONG-escola conta com patrocínio da Universidade Estácio de Sá

Solar Meninos de Luz - Ensaio do grupo de teatro
Solar Meninos de Luz - Ensaio do grupo de teatro

Depois de alguns meses de aulas com os professores da MUSA (Musical System of Acting) Cia Teatral, dirigida pelo grego Sotiris Karamesinis, os alunos das turmas de teatro da ONG-escola Solar Meninos de Luz vão se apresentar no dia 8 de dezembro, em três peças distintas, no Teatro Meninos de Luz, localizado na sede da instituição. As aulas da companhia, retomadas este ano, atendem alunos dos 4 aos 16 anos – do pré-escolar ao Ensino Fundamental. As apresentações serão abertas ao público.

Os alunos do pré-escolar 1 e 2 se apresentarão em uma peça ao som da famosa canção “A Banda”, de Chico Buarque, com adaptação das professoras Cheila Oliveira e Maria Augusta Montera. A equipe do MUSA também é formada pelas professoras Flavia Bittencourt e Viviane Cataldi. O texto conta a história de uma pacata cidade no interior do Brasil onde mora um povo entristecido. Em tempos de ditadura, violência e desemprego, só a música vai trazer um pouco de esperança para o coração daqueles moradores. Quando a Banda aparece por ali, cantando coisas de amor, os namorados voltam a sonhar, as crianças recuperam a infância que lhes foi roubada, os trabalhadores esquecem as preocupações, as jovens moças se debruçam nas janelas para ouvir as serenatas e até as flores desabrocham enquanto a lua se demora para com eles festejar. Os alunos do 2º ano viverão os próprios instrumentos da banda – com um trabalho corporal através da música, que representa o próprio DNA da companhia. Já os do 1º ano serão os personagens da cidade interiorana: o faroleiro, o casal de namorados, o homem que contava dinheiro, a criançada, entre outros.

Os estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental encenarão a peça “A História da Floresta Mágica”, escrita pela equipe do MUSA especialmente para a apresentação. Toda história é baseada nos quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. Trata-se de uma floresta onde há muitos anos existe a lenda sobre um tesouro misterioso escondido no coração de uma floresta. Esta não era qualquer floresta, ela era mágica!

Já os alunos do 4º, 5º, 7º e 9º anos encenarão a adaptação do livro  “A História do Planeta Azul”. Trata-se de um planeta distante no espaço não existem adultos, apenas crianças. Estas crianças selvagens, nunca abandonadas pelo bem da juventude, brincam o dia todo sem ninguém para lhes dizer o que fazer. Até que um misterioso vendedor chega em seu planeta e concede a eles a realização de seu maior desejo: a habilidade de voar, causando um terrível desastre ambiental que coloca em risco a vida da população do outro lado do mundo. Assim, coragem e união são necessárias para salvar o Planeta Azul.

O projeto conta com o patrocínio da Universidade Estácio de Sá, através do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Cultura (ISS).

Ficha técnica:
Figurinos e cenário: Jennyfer Baptista e Luíza Süssekind
Painéis cenário: ACME
Iluminador: Edney Paiva
Músicos: Os Alacantos.
Professoras: Cheila Oliveira, Flavia Bittencourt, Maria Augusta Montera, Viviane Cataldi. Orientador geral: Sotiris Karamesinis.

Mais sobre o Solar Meninos de Luz:
Fundada há 26 anos, a ONG Solar Meninos de Luz promove educação integral, cultura, esportes, apoio à profissionalização, cuidados básicos de saúde e de assistência social às famílias com maior nível de desestruturação das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

SERVIÇO:
Data: 08/12/2017
Horário: 14h30          
Loca: Teatro Meninos de Luz – R. Saint Roman, 142
Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2522-9524
E-mail: solar@meninosdeluz.org.br