13.1 C
New York
abril 22, 2019
Notícias

Alunos da rede municipal apresentaram nesta sexta ‘Sinos de Natal’ no Unicirco Marcos Frota

Sinos de Natal - Programa Orquestra nas Escolas no Unicirco - foto: Marcos Frota
Sinos de Natal - Programa Orquestra nas Escolas no Unicirco - foto: Marcos Frota

Cerca de 1.500 jovens músicos estudantes da rede municipal de ensino participaram nesta sexta-feira, 30, do espetáculo ‘Sinos de Natal’. O evento do Programa Orquestra nas Escolas aconteceu na lona do Unicirco Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista, e contou com a presença do ator embaixador do circo no Brasil.

“Viva o circo, viva a música! A música, a arte são os principais símbolos de esperança para nós que acreditamos na escola, na educação, e somos apaixonados por crianças e jovens. E acreditamos que podemos fazer a diferença!”, declarou emocionado o ator.

Apresentações de jazz, samba, música popular e clássica embalaram o espetáculo com artistas circenses. O evento marcou o início das festas de fim de ano do programa de música da Secretaria Municipal de Educação.

Programa Orquestra nas Escolas
O Programa Orquestra nas Escolas nasceu em 2017 com o objetivo de ser um importante aporte às ações de educação e ensino dentro das Escolas da Rede Municipal do Rio. O Programa oferece aulas de instrumentos musicais em várias escolas municipais espalhadas pela cidade. Foi criada a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, formada por mais de 150 alunos da Rede Municipal que já tocam algum instrumento, além de outros grupos musicais, como a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Rivadávia Corrêa, OSJC Jazz, OSJC Camerata de Choro Orsina da Fonseca, OSJC Coro Laboratório Orsina da Fonseca, OSJC Flauta Doce Rivadávia Corrêa, OSJC Sopro Rivadávia Corrêa e OSJC Cordas Rivadávia Corrêa.

As aulas acontecem no contraturno e pós-turno escolar. O estudante escolhe o instrumento de sua preferência para aprender, entre eles a viola, violino, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, trompete, trombone, clarinete, percussão, trompa, oboé, tuba, saxofone, violão, cavaquinho, instrumental ORFF, pandeiro e voz, além de canto coral e coro bilíngue. Até o segundo semestre de 2018 já são 45 escolas-polo e cerca de 11 mil alunos beneficiados. Até 2020 serão 80 mil atendidos pelo Programa.

Os grupos musicais ensaiam nos Centros de Formação de Orquestra: Cidade das Artes, Escola Municipal Rivadávia Corrêa e Escola Municipal Orsina da Fonseca. São mais de 8 horas semanais de ensaio e aulas de naipe. Ao todo, mais de 200 alunos da Rede Municipal do Rio de Janeiro compõem os grupos.

Posts relacionados

AquaRio ganha novo recinto com animais da Ilha da Trindade, que fica a 1.200 km da costa brasileira

Redação

Festa do Veio Sacudo celebra o fim de ano das Velhas Virgens

Redação

Márcio Gomes com o show “Eternas Canções” no Imperator

Redação

Fillity lança Alto Verão com uma novidade para quem ama calor e sol

Redação

Maquiagem fresh natural summer Glow

Redação

Miss e Mister São Paulo 2019 | Final do concurso acontecerá na Sala São Paulo

Alyson Fonseca

Deixe um comentário