Alissa Ohara entrega os segredos do Anago Ankake

Criado para a Páscoa, o prato virou um sucesso do ano todo no Azumi

Revista Época, Edição Especial Melhor do Rio 2011 - Azumi. Foto de Berg Silva.
Revista Época, Edição Especial Melhor do Rio 2011 - Azumi. Foto de Berg Silva.

O especial de Páscoa do Azumi é de autoria de uma das proprietárias da casa e ela entrega a receita para quem deseja dar um sabor especial ao feriado em família. Alissa Ohara conta que a criação foi inspirada em um prato que ela comeu no Japão:

– Em minha última visita ao Japão, andando pelas ruas de Kyoto, provei esse peixe frito servido inteiro e mergulhado em um molho agridoce delicioso. Achei genial e logo pensei em adaptar a receita para o Azumi.

Booking.com

A versão servida no restaurante carioca é preparada com congro, “um peixe saborosíssimo”, segundo Alissa, e vai à mesa em pedaços crocantes, mais práticos de comer. A proprietária também adaptou o molho para o paladar brasileiro, deixando-o menos ácido.

– O que torna esse prato tão gostoso é a combinação do peixe bem fritinho, super crocante, com o molho agridoce e os vegetais, em uma explosão de sabores incríveis.

O Anago Ankake entrou em cartaz no Azumi exatamente na Páscoa, a cerca de dois anos atrás. O sucesso foi tão grande que entrou de vez para o menu da casa.

– Os clientes me pediram pra não tirar o prato do cardápio, então o Anago Ankake entrou para o menu fixo e faz muito sucesso até hoje!

Nesse ano, o prato fará parte do festival Kaisen que será servido na Semana Santa.

Quer replicar a receita japonesa em casa? Segue o passo a passo:

Foto Berg Silva

Receita Anago Ankake

Ingredientes:
300g de congro rosa ou outro peixe
1 Acelga chinesa
1/2 Cenoura
2 Cogumelos Shitake
Farinha de trigo para untar o peixe

Para o molho Ankake: 
250 ml de água
25 ml de shoyo
25 ml de sake mirim
1 colher de chá de molho de ostra
25 ml de sake
25 de vinagre
1 colher de sopa de maisena mais água

Modo de Preparo

01) Cortar o peixe em pedaços retangulares, polvilhar farinha e fritar em fogo alto até dourar.

02) Em um wok, saltear com óleo os vegetais em fogo alto até amolecerem levemente. Colocar os ingredientes do molho Ankake nesta ordem: água, sake mirim, shoyo, molho de ostra e vinagre. Deixar no fogo por mais dois minutos. Por fim, acrescentar a maisena diluída em pouca água. Deixar ficar um pouco denso.

03) Em um prato, sirva o molho Ankake, acrescente os vegetais e por fim o peixe.

Sobre o Festival do Azumi na Semana Santa!

Kaisen Festival é aposta do Azumi para a Semana Santa

Restaurante japonês oferece cinco sugestões com frutos do mar para o feriado

Há 27 anos o Azumi oferece aos cariocas um pedacinho do Japão no coração do Rio: o bairro de Copacabana. A casa é comandada pela família Ohara e desde a decoração simplista ao cardápio caseiro e sem invenciones, celebra a tradição da culinária e cultura japonesas.

Para receber a Semana Santa com sabor todo especial, a casa oferece um festival de frutos do mar, ou Kaisen Festival, no nome em japonês. São cinco pratos em cartaz para a escolha do cliente, com preço único de R$ 85 cada prato, muito bem servido para uma pessoa. As receitas foram escolhidas a dedo pelo patriarca Isao Ohara e pela Alissa Ohara, preparadas com ingredientes fresquíssimos, e chegam à mesa com o característico sabor caseiro que é marca registrada do Azumi.

A primeira sugestão do festival é o Anago ankake, congro frito com aspargo, cogumelo e outros vegetais no molho agridoce. A segunda opção é o Kata Yakisoba, receita muito tradicional japonesa preparada por Alissa Ohara, que chega ao Azumi especialmente para a Semana Santa, depois de ter servido a família Ohara em sua casa. O Kata Yakisoba é um prato crocante com vegetais e frutos do mar. Neste tipo de Yakisoba o macarrão é frito. No prato, típico de Kyushu, região sul do Japão e terceira maior ilha do arquipélago, o Yakisoba serve como leito de vegetais, que inclui shiitake, broto de bambu, cenoura e acelga, e frutos do mar, com um molho especial da casa. Seguindo com o menu, temos o Happousai, frutos do mar salteados servidos com vegetais e o Shake Agedashi, salmão no tempero de gengibre com molho dashi. O comensal pode optar ainda pelo Kakiague Ika ou Ebi, tempurá de lula ou camarão com cebolinha. 

O Kaisen Festival será servido com exclusividade na Semana Santa.

SERVIÇO: 

AZUMI
Rua Ministro Viveiros de Castro, 127 – Copacabana

Telefones:2541-4294/2295-1098

Booking.com