Alex Sakatsume realiza aula de culinária japonesa no Bunka-Sai

De 10 a 13 de agosto o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro apresenta o Bunka-Sai, Festival da Cultura Japonesa, no Palácio de Cristal. A programação conta com apresentações culturais, comidas típicas e a tradição oriental em quatro dias de festa.

O destaque do evento é a palestra do professor de culinária japonesa Alex Sakatsume, que será realizada no sábado, dia 12, às 16 horas, comentando sobre a história dos ingredientes, características do preparo, a origem do sushi e sashimi e suas mais variadas versões, além de ressaltar que o Washoku (que significa culinária japonesa), recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2013. A rica experiência obtida na degustação da culinária japonesa propicia verificar o conjunto de práticas que vai desde a preparação dos ingredientes até seu consumo, intensificando o respeito à natureza, a qualidade dos alimentos, a sazonalidade e coesão cultural do povo japonês. Sakatume é professor de gastronomia asiática em várias universidades e já trabalhou em restaurantes como: Tenkai, Mai Tai, Azumi e Take, atuando também como consultor.

O Bunka-Sai conta em sua programação com palestras, comidas típicas, apresentação de cosplay (arte de se vestir como seu personagem favorito), taiko, artes marciais, workshops de gastronomia japonesa e oficinas de mangá, ikebana, origami/kirigami, exposição, dentre outras atrações.

“Fico muito satisfeito em ter mais um Festival do Japão acontecendo este ano em Petrópolis. O festival teve início em 2008, a data que marcou 100 anos da imigração Japonesa, e hoje, ele completa um marco histórico de 10 anos. O festival se tornou um evento oficial da cidade, com o esforço da prefeitura e da Associação Nikkei de Petrópolis. Este ano haverá palestra de gastronomia e várias outras atividades, fazendo com que muitas pessoas possam participar e se aproximar ainda mais da cultura nipônica. Espero que, com isso, a relação entre os países se aprofunde ainda mais”, afirma o Cônsul-Geral Yoshitaka Hoshino.

 Em sua 10ª edição, o Bunka-Sai é um festival que celebra a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Mas é Petrópolis a cidade que tem a relação mais antiga com o país, quando em 1897 foi instalada aqui a primeira delegação do Japão (representação diplomática). O fato comprovou que os dois países mantiveram relação onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Foi de Petrópolis que o terceiro ministro japonês à época, Sr. Sugimura, enviou um relatório favorável à imigração para o Brasil, viabilizando a imigração japonesa.

“Celebramos os hábitos e costumes dos nossos colonizadores alemães e agora vamos destacar a cultura japonesa, que também tem forte influência em Petrópolis, principalmente na agricultura. É uma cultura muito bonita, que deve ser valorizada, e que tem uma ligação muito importante com a nossa cidade, a primeira a receber uma delegação do Japão”, conta o prefeito da cidade, Bernardo Rossi.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis, do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, TurisPetro, e Associação Nikkei de Petrópolis.

PROGRAMAÇÃO

DIA

HORA

LOCAL

ATRAÇÃO

10/ago

20h

Jardim

Pronunciamento das autoridades

  

San-san-nana byoushi (5 min)

19:30h

Palco

Hinos do Japão, Nacional e Municipal

  

Sangria do Saquê

 

11h

Palácio

Oficina de Ikebana

14h

Palácio

Oficina de Ikebana

15h

Palácio

Oficina de Origami

16h

Palco

Bom-Odori (dança folclórica)

17h

Palácio

Oficina de Mangá

18h

Palácio

Anime Hero – Apresentação Cosplay

19h

Palco

Canarinhos de Petrópolis

20h

Palco

Conexão Vitrola

12/ago

10h

Tatame

Judô (Esportes)

11h

Tatame

Aikidô (Esportes)

11h

Palácio

Oficina de Mangá

13h

Palácio

Oficina Língua Japonesa

14h

Palco

Kaminare Taiko

15h

Palácio

Oficina de Origami

16h

Palco

Coral Cant´Vox

16h

Palácio

Palestra Gastronomia (1h30)

17:30h

Palácio

Oficina de Mangá

18h

Palco

Show da Mako (Duo voz e violão -1h15)

18h

Palácio

Anime Hero – Palestra “Cultura Pop Japonesa na TV”

19h

Palco

Apresentação de Kimonos (1h15)

13/ago

10h

Palco

Kage-ryu (Esportes)

11h

Palco

Karatê (Esportes)

11h

Palácio

Oficina de Mangá

14h

Palco

Concerto de violinos

14h

Palácio

Oficina de Origami

14-16h

Palácio

Oficina de Pipas Japonesas

15h

Palco

Rio Nikkei Taiko

16h

Palco

Bom-Odori (dança folclórica)

17h

Palácio

Oficina de Mangá

17h

Palco

Desfile Cosplay

18h

Palco

Anime Hero – Banda Temática

19h

Palco

Banda do Clube Musical Euterpe

    
 

Exposição de Pipas Japonesas – de 11 a 13/08

 

SERVIÇO

Data: 10 a 13 de agosto

Local: Palácio de Cristal – R. Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis – RJ, 22458-600

GRÁTIS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.