Acontecimentos extraordinários são destaques em Circulando o Mundo

Odilia Maria Portugal Guimarães, brasileira, residente em Niterói (RJ), é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciada em História, Geografia e Sociologia, professora aposentada da rede estadual (RJ) e particular e escritora, com dois livros publicados: “Circulando o Mundo” e “Conversando com Antepassados”.

“É ser um incentivo para que as pessoas acreditem que muitas vezes, diferentemente do que parece, nem tudo está perdido. E que a vida pode nos surpreender com acontecimentos misteriosos e extraordinários.”

Boa Leitura!

Escritora Odilia Portugal, é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a escrever sobre fatos reais?

Odilia Portugal – Em primeiro lugar sou grata pela oportunidade de poder falar sobre  meu trabalho nesta revista. Mesmo tendo exercido o cargo de professora durante muitos anos lecionando história e geografia, na verdade me considero uma estudante. Uma estudante da vida, por um viés espiritual, que procura conhecer os mistérios e a força que movimenta e sustenta cada um de nós. A realidade da vida é, por si só, fonte inesgotável de lições e ensinamentos, e alguns acontecimentos merecem ser contados.

Como vem sendo a seleção de histórias a serem escritas?

Odilia Portugal – Inicialmente, resolvi relatar acontecimentos fortes ocorridos comigo mesma. Na sequência, alguns amigos me contaram momentos difíceis que viveram, em que se apresentaram soluções inesperadas e misteriosas. Em seguida, comecei a pesquisar, em outras fontes, acontecimentos milagrosos e extraordinários. Quando percebi já havia escrito alguns contos então publiquei meu primeiro livro.

Baseado em fatos reais você tem publicado o livro de contos “Circulando o Mundo”. Apresente-nos a obra.

Odilia Portugal – É uma obra de ficção, inspirada em acontecimentos reais que a mim chegaram de alguma forma. São narrados alguns milagres, mistérios ou acontecimentos extraordinários. As circunstâncias, nomes, lugares e datas são fictícios; só a essência, a modificação da realidade e a transformação ocorrida são reais. O que existe em comum entre os contos é o encantamento, o inexplicável, o inesperado e a gratidão.

Sabemos que cada texto apresentado na obra tem um pouco da Odilia Portugal. Apresente-nos a história de um dos textos publicados como exemplo.

Odilia Portugal – O estudo da espiritualidade se tornou fundamental para mim depois de uma viagem que fiz ao Norte do Brasil, há alguns anos, em circunstâncias permeadas de mistérios. Este encontro com a espiritualidade é relatado no conto “Circulando o Mundo”, porque é impossível eu falar de acontecimentos extraordinários sem me lembrar que também vivenciei alguns deles. Outros dois contos: “Lago do Arara” e “Um dia e o Rei” são também momentos especiais vividos por mim. Nestes casos alguns nomes são trocados, mas as histórias são verdadeiras, exatamente como são narradas.

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio de “Circulando o Mundo”?

Odilia Portugal – Meu principal objetivo, com esses contos, é lembrar que muitas coisas que acontecem estão além da compreensão racional e materialista. É a alegria de ver a vida movimentada por uma força que circula o mundo e que é invisível aos olhos materiais. É ser um incentivo para que as pessoas acreditem que muitas vezes, diferentemente do que parece, nem tudo está perdido. E que a vida pode nos surpreender com acontecimentos misteriosos e extraordinários.

Odilia Portugal
Odilia Portugal

Além de “Circulando o Mundo”, você publicou “Conversando com antepassados”. Apresente-nos a obra.

Odilia Portugal – Trata-se de um romance no qual é narrada a vida de uma mulher cuja família veio do Líbano no início do século passado, e que teve uma infância muito difícil a começar pelas palavras de maldição proferidas no dia de seu nascimento pelo próprio pai. Uma história de superação, lutas e vitórias.

Qual a relação de “Conversando com antepassados” com a doutrina espírita?

Odilia Portugal – Podemos dizer que tem uma relação com a doutrina espírita, porque fala de causa e efeito, perdão, superação, lutas e vitórias. Existe um trecho: “quando uma criança está para nascer toda a família e amigos se preparam para recebê-la, é uma alegria. Quando o espírito precisa desencarnar, outros esperam por ele do outro lado, há uma preparação também. Deus não o abandona, manda seus mensageiros de luz para receber com amor e carinho o espírito no plano invisível”. Por aí podemos ver a existência do viés espiritual. Na verdade, “Circulando o Mundo” tem mais a ver com a doutrina espírita, porque nele falo claramente de manifestações espirituais. Mas nenhum dos dois é vinculado a qualquer religião, mesmo eu sendo uma estudante da alta espiritualidade.

Onde podemos comprar seus livros?

Odilia Portugal – Meus livros foram publicados com meus próprios recursos e não estão disponíveis em livrarias por não achar interessante as propostas por elas oferecidas. Podem ser pedidos pelo e-mail circulando.omundo@gmail.com pelo qual são dadas mais informações.

Quais os seus principais objetivos como escritora?

Odilia Portugal – Continuar escrevendo textos que sejam agradáveis, tragam boas mensagens e auxiliem a refletir sobre a vida e seus mistérios. No momento estou preparando um livro com novos contos e crônicas e trabalhando no blogdequemeomundo.com.br.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Odilia Portugal. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Odilia Portugal – Agradeço a oportunidade de divulgar meu trabalho, convidando a todos a lerem meus livros e a interagirem no blog. Existem palavras tais quais “sempre” e “nunca”, entre outras que, a meu ver, devem ser usadas com muito critério, porque a vida pode se expressar em mistérios e nos surpreender…

Serviços:

Blog:dequemeomundo.com.br

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4Pj-0ez_hiM

https://www.youtube.com/watch?v=YR3Xn2m_cQg

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: divulga@divulgaescritor.com

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.