Inscrições abertas para formação da turma 2018 do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural Rio

De 22 de janeiro a 22 de fevereiro de 2018 estão abertas as inscrições para o processo seletivo que visa formar a quarta turma (ano 2018) do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural do Rio de Janeiro. Com coordenação do diretor e dramaturgo Diogo Liberano, o Núcleo de Dramaturgia é um programa intensivo de estudo e criação em dramaturgia para autoras e autores interessados na escrita para teatro.

A turma 2018 será composta por quinze autores que passarão por um processo seletivo feito pelo coordenador e por mais três avaliadores. O primeiro resultado – relativo ao texto inscrito – será divulgado no dia 07 de março. Nos dias 08 e 09 de março serão realizadas entrevistas com os autores que tiverem obtido as melhores avaliações. O resultado final será divulgado no dia 12 de março e os encontros já começam na terça-feira 20 de março.

Com duração de dez meses, de março a dezembro, o Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural é um projeto único de formação em dramaturgia no Brasil. Através de encontros semanais (sempre às terças-feiras, de 18h30 às 22h), os autores da turma não apenas farão estudos em dramaturgia como também realizarão exercícios de escrita e receberão artistas convidados para troca e aprendizado. Interessa ao Núcleo de Dramaturgia o desenvolvimento dos diferentes modos de composição textual que cada autor da turma deseje investigar. Além dos encontros semanais, durante o ano, serão realizados encontros individuais entre o coordenador do Núcleo e cada autor da turma visando acompanhar de perto as investigações empreendidas. É previsto, ao término do ano de atividades, que uma dramaturgia escrita por um autor da turma seja encenada (estreia prevista para março de 2019) e, assim como esta, outras dramaturgias de outros autores da turma também sejam publicadas.

“Desde o ano passado, 2017, quando assumi a coordenação do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, não canso de me surpreender com a imensa procura que autoras e autores, de idades variadas e estilos de escrita muito distintos, têm por um espaço de pesquisa e formação em dramaturgia. Isso comprova a importância do Núcleo como mais um e, talvez, como um espaço único para o ensino da arte de escrever para teatro”, afirma Diogo Liberano.

Para integrar a quarta turma (2018) do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, cada participante selecionado deverá pagar o valor mensal de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) durante os dez meses do programa. Para ter acesso ao “Edital para Inscrição de Autores para Formação da 4ª Turma (2018)”:http://www.firjan.com.br/dramaturgia/ ou também através do site-diário do coordenador do Núcleo: http://dramaturgiaemnucleo.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.