35.7 C
New York
julho 21, 2019
Notícias

A FilmeCon, uma das maiores conferências audiovisuais do Brasil, faz a 8ª edição dia 14 de dezembro no Teatro Frei Caneca

FilmeCon. Foto: Willian Alves
FilmeCon. Foto: Willian Alves

Ao longo de 12 horas, a FilmeCon oferece palestras e bate-papos com profissionais de diversos ramos relacionados ao segmento audiovisual. São eles Vicent Laforet (EUA), Daniel Rezende, Vera Hambuguer, Lua Voigt, Os Primos, Roger Garcia, Emerson Souza e Camilo Coutinho

No dia 14 de dezembro, sexta-feira, a partir das 9h, o Teatro Frei Caneca recebe a 8ª edição da FilmeCon, uma conferência audiovisual voltada para profissionais do segmento e interessados em ingressar na área ou conhecer mais sobre o assunto. Consolidada como um dos principais eventos para profissionais desse ramo no Brasil, a FilmeCon também dá suporte para que profissionais, marcas e produtoras relevantes do mercado nacional estabeleçam contatos e trocas entre si. Além das palestras, o evento também conta com estandes  no foyer do teatro que expõem e vendem equipamentos de filmagem.

Idealizada por Ivo Duran (Movid Films) e Felipe Monteiro (Treinaweb), a FilmeCon oferece conteúdo voltado para várias etapas da criação audiovisual, da pré a pós-produção, passando também pela geração de conteúdo para youtube e videoclipes. O ingresso tem preço único que dá acesso a oito palestras agendadas entre às 9h e 21h. Neste ano, destacam-se as participações da diretora de arte e arquiteta Vera Hamburguer, que trabalhou em longas como Carandiru, Deus é Brasileiro e Ó, Pai, Ó; Daniel Rezende, considerado um dos melhores montadores do cinema brasileiro, vencedor do Bafta e finalista do Oscar de Melhor Montagem pelo longa Cidade de Deus; a publicitária e diretora Lua Voigt, que tem na cartela de trabalhos projetos para marcas como Absolut, Apple e Samsung, além de muitos outros realizadores.

“O conteúdo da FilmeCon tem se mostrado cada vez mais importante para a área  audiovisual e também para profissionais de outros ramos que entenderam a importância desse tópico para aplicarem novas estratégias em seus negócios”, diz Felipe Monteiro, um dos idealizadores da conferência. Além do público interessado no conteúdo geral, como enfatizou Felipe, a participação mais maciça da FilmeCon se dá por profissionais próprios da área, como cinegrafistas, diretores, editores, animadores, coloristas, roteiristas e empreendedores.

Destacaram-se em edições passadas da FilmeCon importantes criadores de conteúdo, como os youtubers Gustavo Stockler (Me Gusta), Felipe Castanhari  (Canal Nostalgia) e Luisa Clasen (Lully de Verdade); o roteirista e diretor KondZilla, proprietário de uma produtora de videoclipes homônima que é o maior canal do YouTube Brasil e terceiro maior canal de música do mundo; o diretor e realizador Quico Meirelles, da O2 Filmes; o diretor e produtor Paulo Cuenca e o diretor, filmmaker e cinegrafista britânico Phillip Bloom, entre muitos outros

Para Ivo Duran, sócio de Felipe, a FilmeCon também é uma oportunidade para se praticar o networking. “Entre uma palestra e outra, o público troca informações entre si e também com os profissionais convidados para o evento. Já tivemos casos de pessoas que participaram da FilmeCon e foram contratadas em seguida pelos palestrantes”.

O evento acontece desde 2013 na cidade de São Paulo, exceto pela sexta edição, que ocorreu em Recife (PE). Nas primeiras conferências, havia apenas um tema norteando todas as palestras e bate-papos, como pré ou pós-produção, geração de conteúdo para youtube etc. Foi a partir do ano passado que os idealizadores ampliaram a proposta para que apenas em um dia o público tivesse acesso a conteúdo que se alterna nas várias possibilidades de se pensar o audiovisual nos dias de hoje.

Breve Histórico
A FilmeCon é uma das poucas conferências audiovisuais existentes no Brasil. O evento tem o objetivo de proporcionar a troca de conhecimento e gerar interação entre os participantes. Composta por palestras e workshops, a FilmeCon também disponibiliza um espaço para que os patrocinadores exibam suas marcas, produtos e serviços, gerando uma aproximação do público com os expositores.

A conferência estabeleceu um relacionamento direto entre público, marcas e produtoras de vídeos – criando relevância para o mercado audiovisual e proporcionou networking entre estudantes e profissionais que atuam na área. Até hoje, aproximadamente 3000 pessoas participaram das conferências palestradas por 57 profissionais de diversos segmentos e nacionalidades.

Os fundadores

Ivo Duran é bacharel em Audiovisual pelo Senac. Está na área desde 2006, começou filmando os shows das suas bandas favoritas. Passou a registrar grandes eventos musicais, esportivos, de moda, a acompanhar turnês dentro e fora do Brasil. Em 2013 criou a MovID. No mesmo ano idealizou a FilmeCon, uma das maiores conferências audiovisuais do Brasil.

Felipe Monteiro é funaddor da TreinaWeb, a principal escola online de tecnologia do Brasil, que desde 2005 ministra cursos de programação web, desktop, mobile, audiovisual e de tecnologia em geral. Sempre atuando em vários negócios de forma paralela, já fundou outras empresas na área de tecnologia e entretenimento, onde foi produtor responsável por centenas de shows de artistas nacionais e internacionais por toda a América do Sul. Fanática por tecnologia, está sempre em busca de tendências e oportunidades para novos empreendimentos.

Cronograma
09:00 – Abertura Para Credenciamento
09:15 – Welcome Coffee
09:45 – Bruno Baltarejo – Avmakers /Apresentação Do Evento
10:00 – Lua Voigt
10:55 – Roger Garcia E Emerson Souza – Programa Reclame
11:50 – João Monteiro E Fernando Moraes – Os Primos
12:40 – Almoço No Shopping
14:00 – Vera Hambuguer
14:55 – Vincent Laforet
16:55 – Coffee Break E Network
17:40 – A Confirmar
18:35 – A Confirmar
19:30 – Daniel Rezende
20:45 – Sorteios E Encerramento

Palestrantes

Vincent Laforet (EUA)
Vincent é um dos mais influentes profissionais da fotografia e do cinema contemporâneos. Já realizou filmes para marcas como: Apple, Nike, General Electric, CNN, Pepsi Co., Goldman Sachs, Accenture, CBRE e Canon. Como fotografo atuou para publicações renomadas como: National Geographic, Vanity Fair, e Sports Illustrated. Conhecido também por suas fotos e vídeos aéreos de tirar o fôlego, no Projeto AIR.

Daniel Rezende
Daniel é reconhecido como um dos melhores montadores do cinema brasileiro, venceu o Bafta e foi indicado ao Oscar de Melhor Montagem por seu trabalho no filme “Cidade de Deus”. Ele foi responsável pela montagem de outros sucessos nacionais e internacionais tais como “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “Ensaio Sobre a Cegueira”, “Tropa de Elite (1 e 2)“, “A Árvore da Vida” e “Robocop”, entre outros. Ele também atuou como diretor da série de televisão “Fora de Controle” e diretor geral da série “O Homem da Sua Vida” que será exibida pela HBO. Rezende fez sua estreia como Diretor com o longa “Bingo – O rei das manhãs”. Atualmente está gravando a adaptação para os cinemas de “Turma da Mônica – Laços!“.

Vera Hamburger
Vera é arquiteta, mestre em artes cênicas e diretora de arte. Além de dedicar-se á pesquisa e ao ensino, atua, desde 1985, nas áreas da direção de arte e cenografia para teatro, dança, ópera, cinema e exposições. Trabalhou em longas como: “Carandiru”, “Ó pai, ó“, “Castelo Ra tim bum”, “Deus é brasileiro”, entre outros. Recentemente fez a direção de arte da série americana “Black Mirror”, com episódio gravado no Brasil. É autora do livro “Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro”. Vera reúne premiações nacionais e internacionais em todas as áreas que atuou.

Lua Voigt
Publicitária e diretora, apaixonada por fotografia e todas as formas de expressão, tornou-se referência no mercado audiovisual brasileiro realizando projetos para anunciantes como Absolut, Vivo, Apple, Natura, Jeep, Discovery Channel, PepsiCo, Samsung e P&G. Atualmente é diretora na Iconoclast Brazil.

Os Primos
João Monteiro e Fernando Moraes são primos, mas foi a paixão pelo cinema e pela música que os uniu. Formando uma dupla criativa, eles vem desde 2016 desenvolvendo videoclipes tanto para a nova geração da cena independente, quanto para artistas do mainstream. Eles atuam não só na direção, como na fotografia e na montagem dos filmes. Os Primos são responsáveis pela nova cara do pop nos videoclipes nacionais. Já realizaram videoclipes para artistas como Pabllo Vittar, Laura Pausini, Luan Santana, Preta Gil, Johnny Hooker, Gaby Amarantos, Wanessa Camargo, Rouge, entre muitos outros, trabalhos que acumulam quase 1 bilhão de views no youtube.

Roger Garcia (Programa Reclame)
Publicitário, formado pela Cásper Líbero, com MBA Executivo em Marketing pela ESPM, atua há 20 anos no mercado publicitário e de produção audiovisual, iniciou sua carreira no RTV da AlmapBBDO e acumula importantes passagens pela antiga JODAF e CINE Cinematográfica. Atualmente acumula o cargo de Diretor Geral da plataforma Reclame, Diretor Artístico do programa Reclame no Multishow, do Rock Reclame na Rádio Kiss FM 102,1 e sócio e Produtor Executivo na Corazon Content. 

Emerson Souza (Programa Reclame)
Formado em jornalismo pela UNICAP e graduado em Redação Publicitária pela Miami Ad School / ESPM, tem 18 anos de experiência em comunicação, tendo participado do conteúdo de programas de rádio e televisão, além da direção de projetos culturais ligado ao cinema e outras artes. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Novos Projetos na plataforma do Reclame, além de ser um dos apresentadores do Rock Reclame da Kiss FM e sócio e Produtor Executivo na Corazon Content.

Camilo Coutinho (Double Play Media)
Estrategista digital especializado em vídeos online e YouTube, fundador da Double Play Media, uma agência de otimização, ranqueamento e estratégias de videomarketing, onde já ajudou 19 canais a chegarem nos seus 100 mil inscritos. Foi escolhido pelo YouPix como uma das 30 pessoas mais influentes no digital. Ativo em projetos do YouTube mundial, foi professor do YouTube Space São Paulo e desde 2014 é membro oficial do fórum do Youtube; Convidado para ser 1 dos 200 canais no mundo que fazem parte do programa YouTube Contributors direcionados a educação e desenvolvimento da comunidade de criadores de conteúdo pelo mundo.

Serviço

FilmeCon – 5 anos (8ª edição)
Dia 14 de dezembro, sexta-feira, das 9 às 21 horas
Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569)
Capacidade: 600 pessoas.

Ingressos:
Lote 1 – Esgotado
Lote 2 – R$ 249
Lote 3 – R$ 319

O ingresso é único é dá acesso a todo o evento e palestras, com circulação livre para os credenciados. Welcome coffee e Coffee break inclusos no valor do ingresso. Diversas opções de almoço no shopping.

Link para venda: https://www.filmecon.com.br/edicoes/2018/5anos#comprar

Facebook: https://www.facebook.com/FilmeCon/

Mais informações sobre o evento: https://www.filmecon.com.br/

Fotos das edições passadas: https://www.flickr.com/photos/filmecon/albums

Posts relacionados

Kinoplex inicia venda antecipada de ingressos para “Aladdin” e “Detetive Pikachu”, com brinde exclusivo

Redação

Rock in Rio 2019: nova atração em parceria com a Natura inspira o público a transformar o mundo

Redação

Workshop sábado no Recreio com grandes mestres do sapateado

Redação

Feijoada do Guerreiro reunirá Leci Brandão e Arlindinho na Portela, nesta terça-feira

Redação

5 de maio: Dia Mundial de Higienização das Mãos

Redação

Primeira festa junina da Jeunesse Arena leva quadrilhas, shows e comidas típicas à Barra da Tijuca

Redação

Deixe um comentário