8ª edição do Ciclo Violonístico de Niterói começa no dia 22 de junho com homenagem a Guinga

O Ciclo Violonístico de Niterói, este importante evento da agenda cultural do violão brasileiro, retorna em sua 8º edição intitulada ‘Encontros’ com homenagem ao renomado compositor e violonista brasileiro Guinga. De 22 a 25 de junho, sempre às 20h, o público poderá conferir shows diferenciados com belos encontros entre violonistas consagrados e vozes femininas. Além do homenageado, teremos os violonistas Lula Galvão, Ricardo Silveira, Nelson Faria, Rogério Caetano, Pedro Franco, Caio Márcio e Jean Charnaux. As cantoras convidadas são Mônica Salmaso, Paula Santoro, Simone Guimarães e Fátima Guedes.

A homenagem especial a Carlos Althier de Souza Lemos Escobar – o GUINGA – violonista e compositor consagrado, se justifica: pela qualidade e originalidade de sua obra, é comparado a grandes nomes que pertencem à tradicional escola de compositores violonistas como Villa Lobos, João Pernambuco, Américo Jacomino, Garoto, Dilermando Reis, Baden Powell e outros.

Esta série de concerto de violão que foi idealizada pelo professor e violonista Paulo Targino, é coordenada por ele e Gustavo Morsch, desde a sua primeira edição em 2007, e se mantém até hoje como um dos dois eventos mais importantes da agenda do violão brasileiro.



Além dos grandes violonistas que interpretarão repertórios instrumentais de importantes compositores, o Ciclo contará também com a participação especial de ilustres vozes femininas da MPB, levando ao palco do Teatro Municipal o espírito popular do violão brasileiro.

Agenda:
22/06 Guinga e Lula Galvão convidam Mônica Salmaso

23/06 Ricardo Silveira e Nelson Faria convidam Paula Santoro

24/06 Rogério Caetano e Pedro Franco convidam Simone Guimarães

25/06 Caio Márcio e Jean Charnaux convidam Fátima Guedes

Este evento tem conquistado repercussão e relevância na cena nacional ao longo dos anos, reverenciando a estreita ligação cultural e criativa do músico brasileiro com o violão. Grande parte da produção da música popular brasileira foi composta no violão, tornando assim o instrumento de identidade cultural nacional.

“Um dos festivais mais importantes de violão no Brasil” (Guinga)



“Não entendo porque no Brasil não se tem mais eventos deste tipo, apesar do tamanho desta escola no país”. (Yamandu Costa)



“Uma série como essa é importante para o Brasil. O violão não tem limites. É o instrumento que invade todos os territórios, todos os terrenos” (Turibio dos Santos)

História
O Ciclo Violonístico explora as múltiplas possibilidades do violão. Colaborando para a formação de público com a manutenção de uma agenda frequente de concertos, o evento é considerado o principal palco desse instrumento no Brasil.



Em suas edições anuais, na cidade de Niterói, o série traz músicos de prestígio internacional, além de criar oportunidades para jovens e talentosos instrumentistas, dando assim continuidade à cultura violonística da cidade.



Tradicionalmente, o evento homenageia um personagem que tenha contribuição histórica para o violão.

Site: http://www.cicloviolonistico.com.br

Serviço

Ciclo Violonístico de Niterói – 8º edição – Encontros

Homenagem a Guinga

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ

Tel.: 21 2620-1624

Ingressos: R$50 e R$25 (meia) – ingresso na bilheteria, ou pelo ingressorapido.com.br

Horário: 20h

22/06  Guinga e Lula Galvão convidam Mônica Salmaso

23/06  Ricardo Silveira e Nelson Faria convidam Paula Santoro

24/06  Rogério Caetano e Pedro Franco convidam SImone Guimarães

25/06  Caio Márcio e Jean Charnaux convidam Fátima Guedes

Classificação etária: Livre

Capacidade: 550 lugares

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.