80 anos de Baden Powell – Philippe Baden Powell faz homenagem ao pai em show no Rio e lança disco com grupo

Grupo LUDERE, liderado por Philippe Baden Powell, lança disco no Blue Note Rio no dia 13 de outubro e presta homenagem ao pai que completaria 80 anos em 2017 

O Ludere, quarteto criado em 2015 pelo pianista Philippe Baden Powell, filho do legendário violonista e compositor brasileiro Baden Powell, e pelos músicos Rubinho Antunes (trompete), Bruno Barbosa (contrabaixo) e Daniel de Paula (bateria), chega ao seu segundo disco, intitulado Retratos. O trabalho foi lançado pelo novo selo de jazz contemporâneo brasileiro Blaxtream, e conta com oito composições criadas pelos integrantes do grupo. Para o lançamento, será realizado show no dia 13 de outubro no Blue Note Rio, às 20 horas.

Nesse trabalho, o quarteto Ludere amadurece a ideia inicial do primeiro trabalho, com composições que trafegam pelas diferentes vertentes do jazz contemporâneo, tendo a música brasileira como pano de fundo. Os músicos se dividem na autoria das oito composições que fazem parte do disco. Retratos ainda conta com a participação da cantora Vanessa Moreno e do guitarrista Vinícius Gomes e de um quarteto de cordas, arranjado pelo trompetista Rubinho Antunes em três faixas do disco. Formam o repertório as músicas Magma (Bruno Barbosa), Reconciliação (Daniel de Paula), Morro (Rubinho Antunes), Origami (Philippe Baden Powell), Afro-Tamba (Philippe Baden Powell), Espaço-Tempo (Bruno Barbosa e Rubinho Antunes), Retratos (Daniel de Paula) e Indica (Bruno Barbosa e Rubinho Antunes).

Ludere é a palavra latina para os verbos brincar, jogar, expressar e também tocar. Foi o nome escolhido pelo quarteto para dar nome a primeiro disco do grupo lançado em 2016 e que resume muito bem o espírito da união dos músicos que, em apenas um ano de encontros para ensaios e shows, já registrou dois discos.

O grupo nasceu a partir da amizade musical entre Philippe Baden Powell e Rubinho Antunes, quando se conheceram em Paris, na França, em 2011. No Brasil se juntaram aos jovens músicos Bruno Barbosa, de Ribeirão Preto (SP), e Daniel de Paula, de Santo André (SP) para um projeto de alguns shows pelo país, que acabou resultando na criação do quarteto e do disco de estreia. O primeiro trabalho ganhou repercussão positiva entre a crítica especializada em 2016 e rendeu turnês por alguns festivais do Brasil, apresentações no circuito SESC e também convites para apresentações no exterior, que devem acontecer em 2018.

Nesse momento, o Ludere está em turnê de lançamento do álbum Retratos pelo Brasil em show que conta com composições dos dois discos do grupo e também com homenagem a Baden Powell, que completaria 80 anos em 2017. Sempre presente nas apresentações do Ludere, o repertório de Baden Powell ganha destaque nos shows do grupo com releituras inovadoras que ressaltam a inventividade dos temas do compositor, pioneiro no modo de trabalhar os motivos da tradição afro-brasileira dentro do samba e do jazz.  O primeiro disco Ludere pode ser ouvido nos principais canais digitais de música. Já o novo disco Retratos está disponível para audição e download no site do selo Blaxtream no link: https://www.blaxtream.com/ludere.

SERVIÇO:

Local: BLUE NOTE RIO – AV. Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa – Rio de Janeiro – RJ

Data e horário: 13 de outubro, às 20 horas

Preço único: R$ 100