22.3 C
New York
julho 23, 2019
Cinema

29º Cine Ceará abre inscrições para longas ibero-americanos e curtas brasileiros

Petra - filme vencedor do festival em 2018 - Film Factor
Petra - filme vencedor do festival em 2018 - Film Factor

Festival acontecerá em Fortaleza em setembro de 2019

O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema abre as inscrições para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem da 29ª edição, que acontecerá no mês de setembro de 2019 em Fortaleza, Ceará. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de maio, exclusivamente pelo website do festival www.cineceara.com, através do preenchimento e envio eletrônico da Ficha de Inscrição.

Os curtas cearenses inscritos que não forem selecionados para a Competitiva Brasileira, serão submetidos à comissão de seleção da Mostra Olhar do Ceará. Uma novidade é que a partir deste ano o Festival reservará para mulheres diretoras no mínimo 30% do total de produções concorrentes nas três mostras juntas: Competitiva de Longa, Competitiva de Curta e Olhar do Ceará. 

Com mostras competitivas e paralelas, exibições especiais, debates, oficinas e a presença de profissionais das mais diversas áreas do audiovisual, em especial do cinema, local, nacional e internacional, o 29º Cine Ceará busca levar ao público cearense uma parcela significativa da produção de cinema ibero-americana, proporcionando um intercâmbio entre cineastas e estudantes de diferentes culturas e a divulgação de novos talentos.

Quem pode participar das Competitivas

A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem é destinada a filmes de produtores ou diretores de países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha nos gêneros de animação, ficção, documentário ou experimental, concluídos a partir de 2018 com duração mínima de 60 minutos. 

Podem participar da seleção para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos, com filmes nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental de até 25 minutos, concluídos a partir de janeiro de 2018, que não tenham participado do processo seletivo de outras edições do festival. Para ambas as mostras, a prioridade na seleção será para obras inéditas e os filmes devem ter a classificação indicativa conforme estabelecido pelo Ministério da Justiça. 

JÚRI OFICIAL – Os selecionados na Competitiva de Longa-metragem concorrerão ao Troféu Mucuripe, que será concedido ao vencedor indicado pelo Júri Oficial nas categorias de Melhor Longa-metragem, Direção, Fotografia, Montagem, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. Na Competitiva de Curta os selecionados vão disputar o troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Curta-metragem, Direção, Roteiro e Produção Cearense. 

Também recebem o troféu Mucuripe o melhor longa-metragem e melhor curta das competitivas Ibero-americana e Brasileira eleitos pelo Júri Abracine (Prêmio da Crítica) e pelo Júri Olhar Universitário. 

A Mostra Olhar do Ceará também vai premiar com o Troféu Mucuripe o melhor filme cearense. Todos os detalhes sobre as inscrições, processo seletivo e premiação das mostras competitivas, entre outras informações, podem ser consultados no regulamento disponível no site do Festival.

O 29º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e a Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

SERVIÇO

29° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – Inscrições abertas de 15 de abril a 31 de maio de 2019 para as mostras competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem desta edição, que acontecerá em setembro deste ano em Fortaleza, Ceará. Informações: www.cineceara.com. Email: contatos@cineceara.com. Tel: (85) 3055-3465 e 3261-0646.

Posts relacionados

“Homem-Aranha”: Longe de casa” conquista mais de oito milhões de reais no primeiro dia

Redação

Pantera Negra: O grande sucesso de bilheteria no primeiro trimestre de 2018

Redação

IV Festival Oscarito de Curtas no Teatro Riachuelo Rio

Redação

Mostra de Cinema reúne obras fantásticas na Caixa Cultural Rio

Redação

Mostra SCORSESE promove curso sobre o “homem de cinema” no CCBB

Redação

‘Bacurau” vence o prêmio de melhor filme da competição internacional no Festival de Munique

Redação

Deixe um comentário