29.9 C
Rio de Janeiro
setembro 24, 2018
  • Home
  • Notícias
  • 28ª edição do Arte de Portas Abertas terá ateliês, música e intervenções em Santa Teresa
Notícias

28ª edição do Arte de Portas Abertas terá ateliês, música e intervenções em Santa Teresa

A Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa realiza  nos dias 1º e 2 de setembro (sábado e domingo), das 10 às 18h, a 28ª edição do Arte de Portas Abertas. Em 2018, os organizadores do evento querem promover uma reflexão sobre a importância cultural da cidade do Rio de Janeiro, a partir da renovação com ocupações, intervenções urbanas, respeito à diversidade e  incentivo ao diálogo com os artistas visuais da cidade.

“O Arte de Portas Abertas se renova em um momento de grande expectativa, quando a cultura do Rio de Janeiro vem sendo submetida a inúmeras restrições. Queremos reforçar, a partir de um evento que une artes visuais, música, conversas e gastronomia, a necessidade de uma mobilização em favor da arte como elemento de resistência, cidadania, direitos humanos e responsabilidade social”, explica Alexandre Palma, da diretoria executiva da Chave Mestra, Associação de Artistas Visuais de Santa Teresa.

Abertura
O evento será aberto no dia 31 de agosto, às 18h, com a inauguração de uma exposição coletiva de artes visuais, reunindo trabalhos dos artistas da Chave Mestra. A atriz Leila Viany interpretará o monólogo “Dinorá” e o coral Encanta Santa vai se apresentar sob a regência do Maestro Roberth Salles.

Destaques
Outros destaques do evento são a convocatória: “Arte e Resistência”, série de intervenções urbanas em diversos espaços de Santa Teresa. Destaque também para a participação de Xico Chaves, coordenador de artes visuais da FUNARTE, que no dia 1º, às 18h, debate no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, os limites e as possibilidades das artes visuais em um campo ampliado.

No Solar Mariano, nos dias 1º e 2, às 19h, tem a apresentação da Banda Escaravelho e exibições de curtas metragens. O Solar vai receber uma exposição com trabalhos dos artistas Alcir Dias, Sandra Nunes e  Vanderlei Figueiredo, associados da Chave Mestra.

No Parque das Ruínas, no dia 2 de setembro, às 14h, acontece uma roda de conversa com Roberto Cuíca. O artista fala sobre o acervo fotográfico de Santa Teresa das décadas de 70 e 80. A coordenadora de workshops do Paraty em Foco, Jacqueline Hoofendy, apresenta uma pesquisa de autorretrato conceitual.

No Centro Cultural Laurinda Santo Lobo, nos dois dias do evento, Rafael Mannheimer apresenta, às 16h, o “O Último Delírio de Van Gogh”. No mesmo espaço também ocorrerá uma feira de troca de catálogos e livros de arte. A 28ª edição do Arte de Portas Abertas Arte conta ainda com atividades relacionadas aos direitos humanos e responsabilidade social em programação especial organizada pelo Projeto Pontes de Saberes.

No Canto da Carambola tem a estréia do espetáculo “Divinas y Humanas” com Rosana Reátegui e Aline Gonçalves dia 1 de setembro às 20 h.

O encerramento acontece no domingo, dia 2, às 19h, no Largo das Neves, com o Maracatu Baque Mulher.

Serviço
Arte de Portas Abertas
Datas e horários: 01 e 02 de setembro (sábado e domingo), das 10 às 18h
Abertura: dia 31/08, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
(Rua Monte Alegre, 306)
Locais: Santa Teresa
Informações: 2507-5352 e contato@chavemestra.com.br
Site: https://chavemestracontato.wixsite.com/chavemestra
Mídias sociais: https://www.facebook.com/artedeportasabertas/
Entrada gratuita!

Posts relacionados

Rafael Portugal faz humor em dobro na serra 

Redação

Um dia para cantar e lembrar Jovelina

Redação

Movimento promove evento Manhã do Futuro em Niterói

Redação

Deixe um comentário