14 locais para as férias no Vale do Café

Além de história, a região é rica em cenários naturais, ar puro e tranquilidade para fugir da agitação

Chegando o final de ano, começa a procura por lugares para passar as férias, já que é importante aproveitar o tempinho de folga e curtir a família e amigos em um local diferente. No interior do Rio, a região Vale do Café reúne municípios como Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paulo de Frontin e Rio das Flores, com belezas naturais, construções históricas e hotéis e hotéis fazendas para lazer e descanso. A uma distância entre 120 e 200 km do Rio de Janeiro e 400 km de São Paulo, é no Vale do Café que estão alguns dos melhores destinos de turismo rural do Brasil, segundo recente votação conduzida por site especializado.

Região ainda não descoberta pelo grande público, oferece passeios por fazendas históricas, jardins, visita e colheita em plantação de orgânicos, alambiques e contato com a Mata Atlântica recuperada, que pode ser apreciada em caminhadas pela natureza ou simplesmente através da contemplação e descanso. Entre as hospedagens estão hotéis e hotéis fazendas que mesclam beleza, lazer e história, oferecendo pacotes e atividades especiais para o período de Natal, Ano Novo e férias de verão.

Passeios e Visitas:

1 – Fazenda Alliança
Localizada em Barra do Piraí, a fazenda oferece a vivência “Dia na Fazenda” durante os meses de dezembro e janeiro. A visita, que precisa de um mínimo de 6 pessoas, tem início às 10h30 da manhã com lanchinho receptivo que inclui bolo, café, leite e queijo de búfala, todos produzidos na fazenda, a única do estado com produção de búfala orgânica certificada. O passeio continua com visita guiada pelo antigo circuito de lavagem e secagem de café, construído no século XIX, pelo “colhe e pague” na horta orgânica e visita aos cafezais, sempre com guiamento para esclarecer as dúvidas e mostrar curiosidades. No almoço, cardápio 100% orgânico com carne de búfala ou de carneiro, saladas, legumes e quiches com itens produzidos na fazenda e, para sobremesa, o requisitado cheesecake de búfala com calda de jabuticaba.  Às 16h os convidados se despedem com um brinde na horta orgânica.

2 – Fazenda das Palmas
Recentemente aberta ao público, a Fazenda das Palmas, em Paulo de Frontin, é uma dessas raridades que une acolhimento e sabores da fazenda, reproduzindo fielmente a cultura do interior. A visita começa pela casa sede, que possui capela original e painéis de autoria da artista francesa Dominque Jardy na sala, inclui o alambique, onde são produzidas as cachaças branca e envelhecida. Aos mais esportivos, golfe e tênis são atividades disponíveis, já que a fazenda possui um campo de nove buracos e 1 quadra. Para os comes e bebes, a sugestão é solicitar o lanche da fazenda, com os pães, o bolo cremoso de milho e o requeijão, todos produzidos por lá.

3 – Fazenda do Paraízo
No município de Rio das Flores está a mais autêntica fazenda do Vale do Café, que oferece tour guiado pela casa sede construída em 1845. A bela fachada já ilustrou uma série de produções, como as novelas “Além do Tempo”, o filme “Através da Sombra”e recentemente a 3ª temporada da série “1 Contra Todos”, do canal FOX. Na antiga tulha, onde está um dos mais antigos maquinários de café da região, é servido lanche preparado em fogão à lenha, inspirado em receitas seculares, garantindo a atmosfera rural à visita.

4 – Fazenda São Roque
Essa é uma fazenda histórica que foi totalmente reformada com foco em eventos sociais e empresariais. A melhor pedida é visitar a São Roque em dias de festa: os salões e cômodos decorados com móveis de época são o cenário para saraus e apresentações de canto lírico, sempre acompanhadas pelo piano. Nos dias 24 e 25 de novembro a Fazenda inaugura a peça “Decadência com elegância”, inspirada no período da abolição, que conta com elenco de 10 atores e apresentação de maculelê.

5 – Jardim Uaná Etê
Uaná Etê é uma experiência à parte. As atrações permanentes deste jardim diferente, entre elas o bosque dos sinos e o labirinto da música, único no mundo, são opções incluídas no passeio apaixonante (que rende fotos incríveis). Preconizando a natureza e a arte, o jardim segue as descobertas do século 20, como as da saúde pública japonesa que desde 1982  prescreve aos que sofrem da rotina das cidades, 20 minutos diários de passeios na floresta para aumento do sistema imune, regulagem da pressão, prevenção de câncer e muito mais. No Uaná Etê, em Sacra Família, Paulo de Frontin, sobram bosques, trilhas na floresta atlântica, paisagens espetaculares, gramados e recantos para recarregar seu sistema inteiro. Piqueniques, exercícios, relaxamento em grupo ou mesmo um momento “far niente” para colocar a conversa em dia, tudo com a melhor vista e a Mata Atlântica são possíveis de 9h às 17h.  Passar a noite neste recanto natural também pode ocorrer em ocasiões determinadas pelo jardim, e os visitantes contam com suítes disponíveis no charmoso sobrado Solar e duas Eco Hospedagens, localizadas no topo do percurso, experiências incríveis de pernoite ecológico.

6 – Fazenda Vista Alegre
O gramado mais charmoso de Valença é certamente o da Fazenda Vista Alegre, com palmeiras imperiais e estátuas de porcelana do porto dispostas ao longo da extensa área verde. Os visitantes são recepcionados pelos proprietários da casa, que contam com alegria e muito vigor cada particularidade da antiga construção de 1852, que pertenceu ao Visconde de Pimentel. No interior da casa pode-se apreciar móveis originais espalhados pelos cômodos e salão principal em estilo neoclássico, com tonalidade própria nos barra tetos, replicada nos portais e maçanetas, exemplificando o extremo capricho da época. Na Vista Alegre é possível ter a experiência de se hospedar em uma autêntica fazenda do café e vivenciar seu dia-a-dia, em hospedagem no estilo guest-house.

Dia 27 de janeiro a Vista Alegre realiza o “Sabor de Fazenda”, evento que terá participação do chef Marco Frossard, oferecendo o melhor da cozinha rústica brasileira, tudo preparado in loco.  O dia começa com visitação histórica pelo casarão e jardins, seguido pela degustação da culinária do chef de São Paulo, que ao final irá contar sobre a experiência de cozinhar em uma autêntica fazenda histórica.

7 – Cachaça Werneck
Durante a visita ao alambique da cachaça produzida em Rio das Flores, será possível acompanhar todo o processo de produção da bebida que está entre as melhores cachaças do país, com premiações no Concurso Mundial de Bruxelas, prêmios pela Revista VIP, Cúpula das Cachaças e o mais recente, no Miami Rum Festival. Também como excelente presente, a bebida de produção artesanal e orgânica é oferecida nas versões tradicional, ouro, prata, reserva especial, safira régia e licor.

8 – Florart
Conhecer o pólo de cultura e centro de artesanato em Manuel Duarte, distrito de Rio das Flores, é uma perdição aos que são fãs de objetos e utensílios exclusivos, produzidos com material natural. A loja expõe a produção artesanal de mais de 15 profissionais locais com técnicas e materiais que variam entre bordado, fibra de taboa e diversos tecidos, sempre com a região e a cultura local como grande inspiradora.

 

Hospedagem:

9 – Pousada Fazenda Ponte Alta
Localizada em Barra do Piraí, a fazenda que conservou seu estilo rústico, sendo a única que ainda mantém o quadrilátero produtivo, oferece hospedagem que remete à história em cada detalhe. Além da estrutura de lazer com piscina, horta e recreação, aos hóspedes é oferecida visita guiada, mostrando vários adereços antigos e o museu do escravo. Possui o mais tradicional sarau da região, com duas versões: o Sarau Histórico e o Sarau do Gegê, o segundo com clássicos dos anos 30 e 40 em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, que no passado foi frequentador da fazenda. Nas refeições, o tempero mineiro é marcante, com almoço típico e lanche da tarde com café, bolos e queijos.

10 – Fazenda Ribeirão
Um dos mais extensos hotéis fazendas da região, localizado em Barra do Piraí, oferece confortáveis apartamentos com vista para o lago e variada área de lazer com tirolesa, fazendinha, salão de jogos, mini-bugre e pista de pouso homologada para aviões de pequeno porte.   Durante a programação de férias a festa é animada no alambique, reunindo sanfoneiros e muita degustacão da bebida artesanal, além de licores em vários sabores. Outra opção é fazer day-use em grupo, usufruindo da área verde com passeios à cavalo, visita ao mini zoológico e recreação.

11- Fazenda União
Fazenda que faz parte do Roteiros de Charme, oferece hospedagem com requinte, bom gosto e apreço pelos detalhes. Localizada no município de Rio das Flores, não há quem não se encante com uma das maiores coleções de objetos do Império e itens de arte sacra da Fazenda, que possui quartos decorados pelo arquiteto Chicô Gouveia. À noite a apresentação de Jongo e Capoeira toma conta do gramado e o serviço de brunch ou jantar à luz de velas, revela os sabores de uma das melhores cozinhas da região.

12 – Mara Palace Hotel
Localizado no centro histórico da cidade de Vassouras, o casarão de construção neo clássica datado de 1870, está próximo aos mais visitados pontos turísticos de Vassouras, como a igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Antiga Estação, o palacete Barão de Itambé e o Museu Casa da Hera, onde viveu uma das mais importantes personagens femininas de seu tempo: Eufrásia Teixeira Leite. Com serviço impecável e tradição em receber bem, o hotel oferece as principais refeições em seu salão principal, que pode ser transferido ao deck da piscina em dias quentes. Aos visitantes que estão na cidade por um dia, o Mara recebe pelo sistema de Day-pass, disponibilizando toda sua área de lazer e local para vestiário. Nas férias de verão, em janeiro e fevereiro, o Mara Palace Hotel promove manhãs fitness com o “projeto verão 2018”, que oferece hidroginástica e treinamento funcional ao ar livre.

13 – Hotel Santa Amália
Com diversão para todas as idades, o Hotel Santa Amália, em Vassouras, oferece área de lazer com pomar, quadra poliesportiva, piscina e programação com festas temáticas que procuram reproduzir fielmente a gastronomia e danças típicas de diversas culturas. Os quartos recém-decorados espalham-se pelo jardim ou integram construção principal onde está o restaurante, servindo o melhor da cozinha regional mineira.  Uma opção de diversão à parte é o passeio de trenzinho, com trajeto que passa pelos principais pontos turísticos e narração que revela curiosidades da arquitetura e da vida de personagens históricos da cidade.

14 – Vila Hibisco Pousada & Apart
A mais charmosa pousada de Vassouras, que é também apart-hotel, é ideal para quem procura um local versátil e moderno, sendo também perfeita aos que pretendem seguir com intensa programação de passeios e visitas pela região. Em estilo vintage e instalações aconchegantes, a Vila Hibisco está localizada a alguns metros da praça Barão de Campo Belo, cartão postal da cidade, fazendo o visitante esquecer o carro e percorrer caminhando as históricas ruas da cidade.

Serviço:

Fazenda Alliança

Contato: fazendaallianca.com.br | (21) 7892-9499 | (024) 99327 0248 | (24) 99277 6664 | contato@fazendaallianca.com.br

Visitação histórica: visita guiada ao circuito de café, casa sede e visita à horta, lanche com café e bolo: R$75,00 por pessoa

Dia na Fazenda: Lanche da manhã, visita guiada histórica, visita à horta “colha e pague e  visita aos cafezais, almoço com cardápio orgânico, brinde na horta. R$200,00 por pessoa.

Fazenda das Palmas

Contato: www.facebook.com/fazendadaspalmas | (24) 97402-3177 | (24) 2468-1489 | (24) 2468-0001

Visitação histórica: visita à casa sede, horta e alambique, lanche com café e bolo.  R$ 80,00 por pessoa.

Fazenda do Paraízo

Contato: www.fazendadoparaizo.com.br | (24) 99859 – 5727

Visitação histórica: visita à casa sede, capela e maquinário de café, lanche com café e bolo: R$ 70,00 por pessoa.

Fazenda Ponte Alta
Contato: www.pontealta.com.br | (24) 2445-4800
Duas diárias (sexta a domingo), quarto duplo e pensão completa: R$ 1.300,00
Visitação histórica, sarau e receptivo de chegada: R$ 90,00

Fazenda Ribeirão Hotel de Lazer
Duas diárias (sexta a domingo), quarto duplo e pensão completa: R$ 1.650,00
Contato: www.fazendaribeirao.com.br | (24) 2447-7650

Fazenda São Roque
Contato: www.fazendasaoroque.com.br | (21) 97977-7555
Apresentação de peça histórica, visitação à casa sede e lanche colonial: R$50,00
Dias de apresentação: 24/11, sexta-feira, às 19h e 25/11, sábado, às 15h.

Hotel Fazenda Fazenda União
Contato: www.fazendauniao.com.br |(24) 2458-1701
Diária, quarto duplo, com pensão completa: De R$1.020,00 a R$1.400,00

Fazenda Vista Alegre
Contato: fazendavistaalegre.wordpress.com | (21) 98817-0747 | (21) 987760747 

Visitação histórica guiada: Simples: R$50,00 | Com lanche: R$70,00| Com almoço: R$130,00

Guest House: Diária, duas pessoas R$330,00 a R$380,00, com café da manhã

Sabor de Fazenda, com participação do Chef Marcos Frossard*: Dia 27/01, sábado, às 12h, R$ 120,00 (inclui visita histórica, almoço e bate papo com o chef)

*mínimo de 15 pax pro evento ocorrer.

Jardim Ecológico Uaná Etê:

Contato: www.uanaete.com | (24) 2468-1550

Visitação ao jardim:
De quinta a segunda-feira
Sextas, sábados e domingos: R$ 40,00 por pessoa
Segundas e quintas: R$ 30,00 por pessoa
Meia entrada a partir de dois visitantes e para quem entrar até 13h (exceto em dias de evento)
Entrada gratuita para funcionários do Estado do Rio de Janeiro com salários atrasados, e crianças até 5 anos.
Visitação de cães (somente em guia) R$ 8,00

Hospedagem:
Diárias nos meses de janeiro e fevereiro
Suítes do Solar para 2 pessoas: Entre R$ 280,00 e R$170,00
Eco Hospedagem para 2 pessoas: R$ 200,00

Mara Palace Hotel
Contato: www.marapalace.com.br | (24) 2471-1993
Diária quarto duplo, com café da manhã: a partir de R$ 247,00

Hotel Santa Amália
Contato: reservas@hotelsantaamalia.com|(24) 2471-1200 | (24) 988398728
Diária: quarto duplo, com pensão completa: R$552,00

Vila Hibisco Pousada & Apart
Contato: www.vilahibisco.com.br | (24) 2471-3356
Diária: Quarto duplo com café da manhã: R$247,00

Cachaça Werneck
Contato: cachacawerneck.com.br | (24) 99298-9900 | (24) 99298-9998 | contato@cachacawerneck.com.br
Visitação e degustação com entrada franca (necessário agendamento com 2 dias de antecedência)
Venda de cachaças especiais

Florart
Contato: www.facebook.com/associacao.florart/ (24) 2458-0190
Venda de artesanato produzido por comunidade local