Exposição “Encontros” no Hostel Contemporâneo

"Pas de deux" - Maria Lucia Fontainha (foto: Hans Blankenburgh)

A exposição “Encontros”, com curadoria da crítica de arte Isabel Sanson Portella e dos artistas Jozias Benedicto e Alessandro Sartore, apresenta no Hostel Contemporâneo, em Botafogo, trabalhos em pintura, desenho e fotografia de 16 artistas atuantes no cenário carioca: Danielle Cukierman, Evandro Oliveira, Gerson Biscotto, Henrique Kalckmann, IzaValente, Luciana Gaspar, MarQo Rocha, Maria Lucia Fontainha, Milena Soares, Nildete Lima Gomes, Nina Dadi, Roberto Müller, Rosana Diuana, Taisa Collaço, Talitha Rossi e Vitória Marini

No decorrer do ano de 2017, estes 16 artistas se reuniram no Hostel Contemporâneo para debater sobre Arte. Um grupo discutiu as poéticas de cada artista, buscando desafios para seu aprimoramento; o outro grupo desvendou os mecanismos para inserção no circuito artístico atual. Esta exposição – Encontros – que tem a curadoria dos catalizadores dos debates – a museóloga e crítica de arte Isabel Portella, o artista visual Alessandro Sartore e o escritor e artista visual Jozias Benedicto – mostra os percursos e os resultados atuais de suas buscas.

Artistas: Danielle Cukierman, Evandro Oliveira, Gerson Biscotto, Henrique Kalckmann, Iza Valente, Luciana Gaspar, MarQoRocha, Maria Lucia Fontainha, Milena Soares, Nildete Lima Gomes, Nina Dadi, Roberto Müller, Rosana Diuana, Taisa Collaço, Talitha Rossi e Vitória Marini

ISABEL SANSON PORTELLA é museóloga e crítica de arte, doutora e mestre em história e crítica da arte pela Escola de Belas-Artes/UFRJ, especialista em história da arte e arquitetura do Brasil pela PUC-Rio, pesquisadora de acervo e coordenadora da Galeria do Lago Arte Contemporânea do Museu da República-Rio. Crítica e curadora independente desde 2005, com textos e entrevistas em várias publicações (catálogos, periódicos e livros).

JOZIAS BENEDICTO é artista visual, escritor e curador independente. Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisa com videoinstalações que unem literatura (ficção) e artes visuais (vídeo), trabalho já mostrado em diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior. É pós-graduado em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo, pela PUC RJ (2014-2015). Recebeu em 2015 o Prêmio de Literatura do Estado de Minas Gerais por seu livro de contos “Como não aprender a nadar”. Seu livro “Estranhas criaturas noturnas” foi finalista no Concurso SESC de Literatura 2012/2013.

ALESSANDRO SARTORE é artista visual, com várias exposições no Brasil e no exterior.

A abertura da exposição será nesta 6a. feira, dia 08 de dezembro, das 19h às 22h, no Hostel Contemporâneo, Rua Bambina, 158, em Botafogo. A entrada é grátis.

SERVIÇO

Encontros: Abertura dia 8 de dezembro, das 19h às 22h. Hostel Contemporâneo: Rua Bambina, 158, Botafogo, Rio de Janeiro. Tel.(21) 3495-1014  http://www.contemporaneohostel.com.br/ Em cartaz de 9 de dezembro de 2017 a 28 de fevereiro de 2018. Horário de funcionamento: todos os dias das 10:00 às 21:00h. Entrada gratuita. Recomendada para todas as idades.