1001 Espetáculos terá programação especial no Museu do Ingá

Ônibus adaptado levará dois espetáculos com entrada gratuita e recursos de audiodescrição e libras

O projeto 1001 Espetáculos, da Spiral Criativa e Instituto JCA, apresenta no sábado, dia 16, dois espetáculos gratuitos no Museu do Ingá, em Niterói. O primeiro, às 10h, será o show de mágica com Richard Goulart. O segundo, às 14h, será Piatofato – Bora Brincar? Com oColetivo pernAlta. Os espetáculos contam com recursos de acessibilidade de audiodescrição e libras. A indicação das atrações é livre.

O projeto 1001 Espetáculos teve inicio em agosto e vai percorrer, até maio de 2018, as cidades de Niterói, Macaé, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Itaperuna e Rio de Janeiro oferecendo 200 oficinas e 90 espetáculos teatrais gratuitos, beneficiando mais de 20 mil crianças, 40 escolas públicas e 33 mil espectadores em periferias com pouco ou nenhum acesso a equipamentos teatrais. Ao todo, dez empresas, 26 profissionais e mais de 50 companhias, grupos e coletivos de artistas estão diretamente envolvidos com o 1001 Espetáculos. Mais de 70% do orçamento do projeto estão sendo reinvestidos nos mercados culturais locais e contribuindo para o crescimento da economia criativa no Estado do Rio de Janeiro.​ 

O espetáculo será encenado em um ônibus transformado em equipamento teatral, com direito à estrutura de camarim, riders de luz e som, cenografia técnica e mobiliário de plateia. Durante a semana, o 1001 Espetáculos ocupa as escolas públicas municipais com oficinas de artes cênicas. Nos finais de semana, o projeto será levado aos espaços públicos com a apresentação de espetáculos de diferentes estéticas teatrais e apoiadas ​em temáticas da cultura popular local 100% acessíveis, ​com recursos de áudio descrição e intérprete de libras. ​ Além de movimentar o mercado cultural local, o projeto vai oferecer espaço para que os comerciantes locais trabalhem durante a realização dos espetáculos em locais públicos.

Magico Richard 
São 50 minutos de muitas brincadeiras e situações engraçadas, com personagens divertidos como Mosieur Barnabé e o guarda Bartolomeu. Um show interativo onde a comicidade e a mágica estarão lado a lado. Esta mescla dá ao show momentos únicos de interatividade e ilusão, com muitas brincadeiras e a participação da plateia. O show inclui números usando bolas, jornais, caixas, aparições, lenços e muitos outros elementos. As crianças ficarão encantadas e os adultos voltarão a ser crianças.

Coletivo Pernaltas  
Formado por atores, circenses, músicos e artesãos, o Coletivo pernAlta foi criado em novembro de 2013, no Rio de Janeiro, com o objetivo de pesquisar, difundir conhecimentos e experimentar processos criativos a partir de técnicas de equilíbrio em pernas-de-pau.  Misturando diversas influências da cultura popular brasileira e referências musicais de folclores de outros países, o Coletivo pernAlta montou seu primeiro espetáculo, “Bora Brincar?”. Uma grande festa musical, elaborada a partir das brincadeiras de criança que acontecem na rua. O publico é constantemente convidado a participar dos jogos como amarelinha, pula-corda, bumba-meu-boi, pique-pega.

Serviço

Show de mágica com Richard Goulart 
Data e horário : 16/09 (sábado), às 10h
Local: Museu do Ingá (Rua Presidente Pedreira, 78, em Niterói) 
Indicação: livre
Entrada: gratuita
Acessibilidade: Audiodescrição e Libras disponíveis

Coletivo Pernaltas  – Espetáculo: Piatofato – Bora Brincar
Data e horário : 16/09 (sábado), às 14h
Local: Museu do Ingá (Rua Presidente Pedreira, 78, em Niterói) 
Indicação: livre
Entrada: gratuita
Acessibilidade: Audiodescrição e Libras disponíveis