Zone Brésil(s): um belíssimo desembarque na Normandia

Doze artistas brasileiros aportam na Quinzaine de Quilly, em Bretteville sur Laize. Na bagagem, a eclética contemporaneidade nacional

Jean-François Rauzier - Santos
Jean-François Rauzier – Santos

Um, dois, três… 12 artistas nacionais contemporâneos da ArtMaZone compõem o projeto Zone Brésil(s), com vernissage em 23 de setembro, na igreja Notre Dame de Quilly, na cidade de Bretteville sur Laize, na região da Normandia (França). No dia seguinte será a vez da inauguração da coletiva que ficará abrigada na Galeria da Prefeitura.

O vernissage será também evento de abertura à convenção política local, com a presença inclusive da secretária de estado Clotilde Valter, ministra do Trabalho, Emprego, Formação Profissional e Diálogo Social.

A pedido da Câmara Municipal de Bretteville sur Laize, e atendendo a um convite de honra para o Brasil, a iniciativa integra a tradicionalQuinzaine de Quilly, programa cultural que inclui outras expressões, além das artes plásticas, e nesta edição tem como tema o Brasil, se firmando como maior evento de arte contemporânea brasileira na França em 2016.

Sub a curadoria de Nina Sales, idealizadora da ArtMaZone, participam da coletiva Christiana Guinle, Rafael Suriani, Patricia Figueiredo, Marcio Goldzweig, Lin Lima, João Santos, Claudia Malaguti, Stella Bierrenbach, Renata Sgarbi, Frederico Duarte, Iris Della Roca, Livia Melzi, além do artista convidado, o francês Jean-François Rauzier.

Dois espaços para dois paradigmas:

Igreja Notre Dame de Quilly
O projeto da exposição sublima a universalidade e a diversidade de temas abordados na atual arte brasileira – imagem da mulher, sexualidade, morte, religião, meio ambiente.

Galeria da Prefeitura
Um diálogo transversal é estabelecido entre as culturas francesa e brasileira, tendo como base observações sob os contrastes sociais e os fluxos migratórios que ligam os dois países.

Brasil: entre a tradição e a modernidade
por Nina Sales

“Sobre o que falamos quando evocamos o patrimônio mundial? Sobre monumentos marcantes e relíquias emblemáticas da história da arte? Sobre culturas hegemônicas indiscutíveis? Sobre regras acadêmicas ou sobre novas tendências subversivas? Claro, a história da arte promove a produção de obra primas, de movimentos e de revoluções que ampliam nossa visão sobre a arte.

O fenômeno crescente da globalização impulsiona o desenvolvimento da pesquisa artística. Nações jovens com um patrimônio rico mostram suas criações e se tornam a mais nova referência do segmento. Identidade, temporalidade e fronteiras também se desintegram no seio de “Zone Brésil(s)”, proporcionando uma exposição catártica. Herança e contemporaneidade se fundem para sublimar um Brasil que defende suas verdadeiras cores, cores estas de um território criativo e atual. Um hino à arte contemporânea! ”

Serviço:
Vernissage na Igreja Notre Dame de Quilly (rue de Quilly, Bretteville Sur Laize, 14.680), dia 23 de setembro, às 18h – Exposição até 09 de outubro de 2016.
Vernissage na Galeria da Prefeitura (Place de la Mairie, Bretteville Sur Laize, 14.680), dia 24 de setembro, às 18h – Exposição até 30 de outubro de 2016.

ArtMaZone
Idealizada pela curadora Nina Sales, em 2012, a ArtMaZone é a primeira estrutura internacional especializada na visibilidade da arte contemporânea brasileira na França e também em outros países da Europa. Este espaço pioneiro é aberto e movido pelo princípio colaborativo, desenvolvido a partir de iniciativas de artistas, curadores, agentes culturais, estudantes e outros colaboradores.

Sobre a produção brasileira, a plataforma capta e divulga informações de sua atualidade e de suas múltiplas expressões. Entre os projetos estão exposições, residências internacionais, workshops, publicações, curadoria. Desde abril de 2016, em parceria com o Artsper, a ArtMaZone apresenta a mais importante seleção acessível de arte contemporânea brasileira.

site www.artmazone.org
fb https://www.facebook.com/artmazone.arts.visuels/?fref=ts
instagram https://www.instagram.com/_artmazone_/
youtube https://www.youtube.com/channel/UC4zGEWthd5npTv9ekirW9cA
artsper http://www.artsper.com/fr/galeries-d-art/france/1156/art-mazone

 
ARTMAZONE
arts visuels du brésil | plataforma para as artes visuais
andréia gomes durão
coordinatrice | coordenadora
55 021 99829-7962
skype: andreiadurao10
www.artmazone.org

DEIXE UM COMENTÁRIO