Viradão e Dia das Crianças no CCBB Rio

O CCBB Rio celebra 27 anos com “viradão” das exposições O triunfo da cor. O pós-impressionismo e Mondrian e o Movimento De Stijl. As Mostras ficarão abertas ao público por quase 24 horas seguidas, entre os dias 11 e 12 de outubro. Programação ainda contará com atividades em comemoração ao Dia das Crianças.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB Rio) realiza um Viradão entre às 22h30 do dia 11 de outubro (terça-feira) e às 21h do dia 12 de outubro (quarta-feira) para comemorar seu aniversário de 27 anos. Pela primeira vez, o evento abrirá ao público duas exposições simultaneamente. Além da mostra O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée D’Orsay e do Musée de l’Orangerie – que já recebeu mais de 540 mil visitantes e fica em cartaz até 17 de outubro – quem passar pela instituição também poderá conferir Mondrian e o Movimento De Stijl, que será aberta para visitação no mesmo dia.

O CCBB está preparando uma série de atividades para o Viradão. Com curadoria e coordenação de produção de Daniela Paita, o projeto Madrugada no Centro terá início às 23h do dia 11 com apresentações dos DJs MAM e Montano, seguindo até as 4h com show do grupo BossaCucaNova e participação especial de BNegão. Já no dia 12, a programação será para comemorar o Dia das Crianças. Das 10h às 17h, a equipe do CCBB Educativo levará as atividades para a praça em frente ao Centro Cultural, que durante os Jogos Olímpicos abrigou a chama olímpica.

Entre 13h às 17h, na rotunda do CCBB, haverá distribuição de lanche para os pequenos visitantes, com direito a pipoca salgada, biscoito globo, guaraná natural e algodão doce. Como lembrança do aniversário do Centro Cultural, o público poderá ainda – das 14h às 17h – tirar uma foto instantânea com a logo comemorativa do evento. Já às 19h30, no Teatro II, Zé Renato e Marcelo Caldi se unem à escritora Ana Maria Machado para falar das matérias-primas das canções, tendo a música como fio condutor. No mesmo horário, no Teatro III, como parte da programação adulta, será realizada a peça Nu de Botas, com direção de Cristina Moura.

A mostra O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie reúne 75 obras de 32 grandes mestres pós-impressionistas. No “viradão”, a exposição entrará na sua última semana de exibição, já que ficará na cidade até o dia 17 de outubro. Serão os últimos dias para os visitantes admirarem as obras de Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat, Matisse entre outros nomes que promoveram uma verdadeira revolução na história da arte com suas cores. Já Mondrian e o Movimento de Stijl traz ao Rio cerca de 100 peças, entre elas, 30 do pintor Piet Mondrian, e uma seleção de múltiplas manifestações do movimento De Stijl, compondo o mais completo conjunto desse período já exibido no Brasil.

O triunfo da cor é mais um capítulo de uma trajetória bem-sucedida do CCBB de formação contínua de público no Brasil por meio da apresentação de exposições históricas sobre a arte moderna, dentre elas, a mostra Impressionismo: Paris e a modernidade. Com O triunfo da cor, que reúne obras criadas a partir da influência do movimento impressionista, o público terá a oportunidade de conhecer e vivenciar ícones de um momento relevante da história da arte.

A exposição O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie é uma realização da Fundación MAPFRE e o Musée d’Orsay, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil. A coordenação e a organização estão sob a responsabilidade da Expomus, empresa brasileira que atua há mais de 30 anos no mercado cultural.

Pós-impressionismo com horário marcado
Assim como em todas as exposições realizadas a partir do segundo semestre de 2015, os interessados em conhecer O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie, no Rio de Janeiro, terão a possibilidade de realizar gratuitamente o agendamento virtual das visitas, por meio do site Ingresso Rápido ou de aplicativo oferecido pelo CCBB (disponível para Android e iOS). Com o serviço, é possível planejar com facilidade o dia e o horário do passeio, evitando filas e aprimorando a experiência da visita. 

SERVIÇO

CCBB RJ

O Triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie
20 de julho a 17 de outubro de 2016
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
De quarta-feira a segunda-feira, de 9h às 21h
Informações: (21) 3808-2020
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_rj
www.facebook.com/ccbbrj

Outras informações
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência // Ar-condicionado // Cafeteria e Restaurante.