Vinicius Roncato Prepara seu novo trabalho!

Vinicius Roncato (foto: Marcos Souza)
Vinicius Roncato (foto: Marcos Souza)

Vinícius Roncato é compositor, músico e poeta, nascido na Mooca bairro da capital paulista. Aos 10 anos tentou cantar uma música da Cassia Eller com Edson Cordeiro e para sua surpresa, percebeu que conseguia alcançar as notas de forma afinada. Sua família sempre foi muito musical, mas foi em seu avô materno sambista de raiz que veio as maiores referências, e aos 13 anos se interessou pelo cavaquinho dedicando-se a tocar choro.

Com 14 anos começou a estudar violão e a se apresentar nos festivais de escola, do bairro e festas de família, e vieram as primeiras canções autorais. Nessa altura já sabia qual seria seu caminho de vida.

Apaixonado pela música brasileira, Vinícius dedicou parte da sua vida a estudar grandes autores e cantores, e o seu som vem carregado desses estudos e referências artísticas. Dono de uma voz aveludada, carregada de sentimentos e histórias, o música apresenta seu primeiro Cd. 

Vinicius Roncato (foto: Marcos Souza)
Vinicius Roncato (foto: Marcos Souza)

Sobre o Cd
O CD homônimo é a tradução particular de Vinicius Roncato. Um CD sem rótulo que absorve cores da MPB, do pop, do samba e de outros balanços sem caber, necessariamente, numa única classificação. O disco não tem ambição de ser completo definido; ao contrário, é aberto, permeável. Pessoal mas também transferível. Fotografias de seu cotidiano com os filtros vários que a música proporciona ao artista desde o violão próprio de Vinicius Roncato, até o acordeom de raiz da musica nordestina influência direta da Paraíba onde viveu novas transas musicais que influenciaram o disco, e de sua itinerância pelo samba e pelas músicas pop e latina.

O disco é uma produção independente assinada por Jone Iuma Nunes e Vinicius Roncato – que também é compositor de 10 das 12 faixas do disco as outras duas em parceria.

A ideia de fazer um disco permeava a muito a carreira do cantor e interprete, já haviam composições suficientes e a vivência musical também, mas faltava um ingrediente importante; A vontade de se posicionar como um novo artista e compositor frente aqueles que tentavam direcionar sua carreira para outros rumos.

A mudança para o Estado da Paraíba fez acender essa vontade de rumar para o caminho certo, onde o foco principal era se colocar como compositor e cantor, com a difícil missão de transpor essa barreira, de levar para o seu público algo novo, o desconhecido, quais emoções as suas canções provocariam? A intenção do disco nascia ali, do zero, sem prévia pesquisa de repertório, sem rígidas estruturas conceituais. As canções que já existiam se misturaram as novas que surgiram naturalmente, das suas mãos, as bases utilizadas nas gravações definitivas. Então se fez um disco autoral, de música contemporânea, de um cantor jovem que durante toda a vida, represava, sem saber, memórias, gostos e gestos que agora estão impressas no álbum.

DEIXE UM COMENTÁRIO