Vide Verso: Manoel de Barros em música e poesia

“Vide Verso: Manoel de Barros em música e poesia” é um espetáculo híbrido de música, poesia e teatro, criado e performado pela atriz Marilene Grama e pela pianista e compositora Júlia Tygel a partir de poemas de Manoel de Barros. Com canções originais compostas sobre esses poemas, música instrumental, atuação cênica, declamação de poesia e outros usos da voz, do corpo e do piano, as artistas tecem um discurso centrado na leveza, elemento constante na obra do poeta – seja no vôo dos pássaros, nos detalhes da natureza ou na perspectiva da criança. A apresentação tem momentos lúdicos e divertidos, mas também adentra no campo das memórias e das emoções mais densas, contempladas na obra do poeta. Não se trata de um espetáculo biográfico, tampouco de um espetáculo infantil.

O projeto teve início em 2012, quando foi apresentado no SESC Bauru, e agora toma nova forma com a iluminação de Cristina Souto e figurino de Anne Cerutti, além da preparação vocal de Wagner Barbosa. Em 2014, o espetáculo foi apresentado na Oficina Cândido Portinari em Ribeirão Preto, acompanhado de uma oficina das artistas sobre os processos de criação do espetáculo.

Nessa proposta artística híbrida entre linguagens, o público é convidado a adentrar no universo onírico e sinestésico de Manoel de Barros, imaginando as possibilidades de re-criação do mundo a partir da palavra. 

Marilene Grama é atriz, pesquisadora e professora de teatro, graduada em artes cênicas pela UNICAMP e graduanda em fonoaudiologia pela UNIFESP, onde atualmente é presidente da Liga Acadêmica da Voz. Júlia Tygel é pianista, compositora e professora música. É doutora pela USP com estágio na City University of New York, graduada e mestre pela UNICAMP, e leciona na Faculdade de Música Souza Lima e no curso de Educação Musical à distância da UFSCar.

Erika Breno assina a produção executiva do espetáculo.
Duração: 60 minutos                                                                                      
Classificação livre, indicado para maiores de 12 anos.
www.erikabreno.com/videverso 
www.facebook.com/videverso

Ficha técnica:
Marilene Grama – criação e atuação cênica, voz falada e cantada
Júlia Tygel – criação musical, piano, pandeiro, voz falada e cantada
Cristina Souto – iluminação
Wagner Barbosa – preparação vocal
Anne Cerutti – figurino
Erika Breno – produção executiva

DEIXE UM COMENTÁRIO