Vem, Meteoro!

Vem Meteoro (foto: Alvaro Victor)
Vem Meteoro (foto: Alvaro Victor)

No começo, uma colisão. O meteoro, o golpe de Estado, o aneurisma.

Uma pessoa de teatro, muito íntima de todos nós, é internada em um hospital. Ela não fala e não se mexe. Apesar disso, especialistas afirmam que ela escuta e compreende tudo o que é dito. Agora, ela é toda ouvidos.  Amigos visitam-na e tentam, cada qual a seu modo, trazê-la de volta para a vida.

Ao final, uma festa. A dança, a coreografia, all that jazz.

Esse é o roteiro que a turma de bacharelado do Instituto CAL de Artes Cênicas criou para comemorar o encerramento do curso. Uma turma especial formada por profissionais com destaque no meio teatral. Todos estão no mercado, são bem-sucedidos e a maioria deles se formou no Curso Profissional da CAL. Agora, terminada a faculdade, eles se reuniram para montar o espetáculo Vem, Meteoro! Missão BT9 e farão apenas 3 apresentações com entrada franca no Espaço Sergio Britto, na Glória nos dias 13 e 15 de junho.

Nomes como Soraya Ravenle, César Augusto (da Cia. dos Atores e um dos organizadores do Tempo Festival), Branca Messina, Susana Ribeiro, Cristina Flores (Os Dezequilibrados), Gabriel Stauffer, Pedro Osorio, Marcelo Olinto e Leticia Monte aceitaram o desafio do diretor Pedro Kosovski (autor de textos festejados pela crítica como Cara de Cavalo e Outsider) e criaram um espetáculo com uma grande carga política, aliando o processo criativo do ator ao momento político do país.

Vem Meteoro (foto: Alvaro Victor)
Vem Meteoro (foto: Alvaro Victor)

“A provocação que fiz a eles, inicialmente, foi para que cada um trouxesse uma composição capaz de realizar um “desejo egoísta”. Sempre gostei de imaginar o teatro como campo onde desejos se realizam coletivamente. Portanto, o maior desafio com a turma foi construir uma trajetória criativa onde esses desejos negociassem seu egoísmo inicial com a exigência coletiva e relacional do teatro. Quando o meteoro se aproxima ninguém escapa, todos estão em sua rota de colisão”, explica o diretor.

Foram três meses de trabalho com duas linhas de ação. “Na primeira, investigamos certos dispositivos hipertextuais com o objetivo de tatear toda a polifonia que caracteriza nossa experiência do contemporâneo. Em seguida, trabalhamos o procedimento da escuta, como estratégia estética capaz articular essa multiplicidade de vozes”, revela Kosovski. 

VEM, METEORO! Missão BT9

SERVIÇO:
Temporada: 13 de junho às 18h e 15 de junho de 2016 às 18 e 21h
Espaço Sérgio Britto – Rua Santo Amaro, 44 – Glória – Tel.: 3916-7500
Lotação do teatro: 50 lugares
Classificação etária: 14 anos
Duração: 120 minutos
Preço: Gratuito 

Ficha técnica:
Criação: turma BT9B
Direção: Pedro Kosovski
Dramaturgia: Pedro Kosovski e Julia Stockler
Assistência de direção: Julia Stockler
Instalação cênica: Julia Stockler e Pedro Kosovski
Figurino: turma BT9B
Direção musical: Thiago Genthil
Desenho de som: André Chalhoub
Iluminação: Renato Machado
Operador de som: Tauã de Lorena
Produção executiva BT9B: Carolina Ivancevic e Flavia Milioni
Produção CAL: Marcia Quarti 

ELENCO
Andy Gercker
Branca Messina
Carolina Ivancevic 
Catharina Caiado
Cesar Augusto
Cristina Flores
Danilo Moraes
Flavia Milioni
Gabriel Stauffer
Gisela Rodriguez
Henrique Manoel Pinho
Leticia Monte
Luciana Brites
Luísa Pitta
Marcelo Olinto 
Pedro Osório
Saulo Rocha
Sergio Maciel
Soraya Ravenle
Susana Ribeiro
Thiago Genthil