Vassouras promove programação paralela durante Festival Vale do Café

Empresários e hoteleiros preparam leque variado de atividades entre dias 17 a 26 de julho, maior parte gratuita

Antiga Estação de trem

A cidade de Vassouras participa do 13º Festival Vale do Café com intensa programação paralela, valorizando a cultura local, sua história, produtos, artistas e abrindo espaço para convidados e pessoas atuantes na região, com muito o que mostrar aos visitantes entre os dias 17 e 26 de julho.

O “Minuto de História”, acontece nos dias 18, 19 e 25, sábado e domingo, às 9h, com participação da turismóloga e atriz Andrea Alves, que através da personagem Marianna Crioula, uma escrava do século XIX, conta a história da cidade a partir do período colonial. Com a personagem, é feita visita à igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e há indicação dos pontos turísticos próximos, como os chafarizes, que datam de 1845, o Paço Municipal, em estilo neoclássico, construído em 1849 e onde hoje funcionam a prefeitura e a câmara municipal e a biblioteca Maurício de Lacerda, prédio de 1872 e hoje sede do IPHAN Regional. A participação é gratuita e sem necessidade de agendamento.

Um desses pontos turísticos é o Palacete Barão de Itambé, construído em 1849 e que vai receber a Mostra de Artesanato, com trabalho de 55 artistas locais, e também a lojinha oficial do Festival Vale do Café, que vai vender produtos do Festival e cds dos artistas. A antiga sala de jantar do palacete vai alojar o “Espaço Gourmet”, empório montado especialmente para o evento com seleção de cafés, doces, chocolates, cervejas, cachaças e licores regionais. O local ainda preserva afrescos do artista catalão José Maria Villaronga, pintor oficial dos senhores do café, e também será palco para esquetes com atores vestindo figurinos de época, que vão acontecer nos finais de semana, em horários surpresa.

A cidade também aproveita para mostrar o que há de melhor na cultura interiorana, dia 24, sexta-feira, com a quadrilha “Arrastá Pé da Baronesa”, na praça Matriz, em frente ao Palacete. Mais tarde, no mesmo local, acontece uma noite de contação de causos, com o contador Sr. Roberto “Quebra Coco”, que segue a tradição dos antigos contadores, narrando histórias fantásticas, envolvendo façanhas de aventura e contos de terror, dando sempre forte entonação as palavras para envolver os ouvintes.

Os acadêmicos da cidade, representantes da Academia de Letras de Vassouras, ALV, prepararam uma homenagem aos 101 anos da estação ferroviária, chamada “A Poesia do Trem”. Serão apresentadas pesquisas históricas e poesias que tem o transporte automotivo como tema, destacando o trem como aquele que leva e traz, que desperta sentimentos e imaginação.

Dia 18 de julho, sábado, no Mara Palace Hotel, haverá noite de autógrafos do livro: “Uma história de amor pela música e pela vida” de autoria do escritor uruguaio Carlos Higgie, sobre a pianista Lílian Lachenski, artista que completa 40 anos de carreira e possui habilidade singular, manter-se tocando piano perfeitamente enquanto realiza outras atividades como conversar ou ler.  Após o lançamento a artista fará concerto no restaurante do hotel.  

Gastronomia e Música
A antiga estação de trem será um dos centros gastronômicos do evento entre os dias 17 e 19, quando recebe a Caravana Gastronômica, com chefs de cozinha servindo em barraquinhas de feira e food trucks comida de rua saborosa e de qualidade.  O coletivo de chefs que tem como missão levar o melhor da gastronomia de rua às cidades do interior do Rio de Janeiro, terá algumas novidades para o Festival: vai trazer trucks estreantes e atração musical na segunda noite do evento, a cantora Myllena, que vai apresentar sábado, dia 18, músicas do seu novo cd.

A cidade também convidou orquestras e um grupo musical para se apresentar gratuitamente dentro programação paralela;  todas tendo em comum, além da qualidade artística, a utilização da música como ferramenta de integração social.

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda, criada há 5 anos pelo maestro Nicolau de Oliveira, sob regência da maestrina e pianista Sarah Higino, conta com 56 músicos, entre eles violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas, todos estudantes de escolas municipais que fazem parte do Projeto Volta Redonda “Cidade da Música. Com repertório que vai inclui composições de Jean Sibelius, Bela Bartok, Ernani Aguiar, Ernest Mahle e Tchaikovsky, a orquestra se apresenta dia 18/07, sábado, na Igreja Matriz.

Dia 19, domingo, a antiga estação recebe Os Pequenos Mozart, grupo de jovens violinistas do Rio de Janeiro, com idades entre 9 e 16 anos, sob direção de Soray Soren. Eles já se apresentaram nos mais importantes teatros, igrejas, museus e festivais de música do Rio de Janeiro e colecionam passagens pelo exterior. Seu repertório inclui os grandes mestres da música e músicos brasileiros.

O Grupo Artístico do UGB – Centro Universitário Geraldo Di Biase – é formado por  alunos e pessoas ligadas a universidade de Barra do Piraí, que possuem talento e inclinação para música. O grupo é formado por três violonistas, um pandeirista e uma cantora. Eles prepararam o show “Dos clássicos ao choro”, que será apresentado dia 17/07, sexta-feira, na antiga estação.

Ópera e Piquenique nas Fazendas
As fazendas históricas, que estão intimamente ligadas à história de Vassouras, entre elas a Santa Eufrásia e a São Roque, seguem como sugestão de roteiro pago que inclui concerto, visitação e lanche e dois sábados de piquenique. A fazenda São Roque recebe o grupo lírico Quinteto Imperial, sob direção do contratenor Fernando Portugal, que vai apresentar o “Canto Imperial”, em formato de sarau, um espetáculo que não se vincula apenas ao lado musical: trata-se de um resgate histórico de uma expressão artística muito comum no século XIX. Conduzido através das vozes líricas e do piano e mantendo interatividade cênica com o público, os músicos vestem guarda-roupa de época, transportando a todos ao tempo do Brasil imperial.

Dia 18 e 25/07, a Santa Eufrásia abre seu quintal de gramado verde e árvores centenárias para a realização do Piquenique na Fazenda. Serão tardes de música, com Fátima Natividade ao violão, e brincadeiras, com partidas de peteca, frescobol e croquet, jogo de origem europeia, em que  se usa martelo de madeira para fazer bola passar por arcos fixados no chão. O Piquenique terá menu de antigamente com doce de leite, cana-de-açúcar em palitos, sanduíches de pepino e presunto e queijo no pão integral, cuscus da Bahia, chá de capim limão, café e água de mina. Todos na fazenda vestem-se como no período colonial, inclusive a proprietária, que está sempre presente nas visitas.

A fazenda São Roque, fundada no início do século XIX, pertencia ao Tenente Antônio da Costa Franco, militar sem títulos de nobreza que era avesso às extravagancias da corte e vida opulenta dos barões. A fazenda ainda ostenta a bela fachada original, com inúmeras janelas em frente ao imenso terreiro de café. O charme está na nova decoração dos salões, cuidadosamente preparados com móveis e peças do século XIX, todas à venda. No salão de música, com uma das paredes de pedra original, está um piano de cauda para os recitais de música e ópera.

A fazenda Santa Eufrásia é a única fazenda particular do Vale do Café tombada pelo IPHAN; construída em 1830 pelo comendador Araújo Padilha, é uma das construções históricas mais importantes da área. Seu acervo é composto por mobiliário e utensílios do século XIX autênticos.

(Clique para ampliar)

[justified_image_grid]

SERVIÇO:

Programação Paralela Festival Vale do Café em Vassouras – 17 a 26 de julho de 2015

Mostra de Artesanato Festival do Café e Espaço Gourmet
Data e Hora: 17 a 26 de Julho das 11 às 22hs
Local: Palacete Barão de Itambé – Ao lado da Igreja Matriz
Endereço: Rua Barão do Tinguá nº 3, Centro, Vassouras, RJ

Caravana Gastronômica

Data e Hora:

17/07, Sexta, das 18h à 01h
18/07, Sábado, das 13h à 01h

19/07, Domingo, das 12h às 17h
Local: Antiga Estação Ferroviária

Endereço: Praça Martinho Nóbrega, nº 40, Centro, Vassouras, RJ

Minuto de História
Data e Hora: 18, 19 e 25/07 às 9h
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
Endereço: Praça Barão de Campo Belo, s/nº,  Centro, Vassouras, RJ
CAT:  (24) 2491-9018

Dia 17 Sexta feira 

Concerto na Fazenda: Cortina Lírica com o Quinteto Imperial (Evento pago)
Hora: 20h
Local: Fazenda São Roque  
Endereço: BR 393, Km 242 (a 7 km de Vassouras)
Reservas: Bomtempo Turismo (24) 2471-7707

Música: Grupo artístico da UGB
Hora: 21h
Local: Pátio da Antiga Estação Ferroviária de Vassouras

Dia 18 – Sábado

Piquenique na Fazenda (Evento Pago)
Hora: 15h30
Local: Fazenda Santa Eufrásia
Endereço: Rodovia BR 393, Km 242, Vassouras, RJ
Reservas: Bomtempo Turismo (24) 2471-7707

A Poesia do Trem
Hora: 17h
Local: Academia de Letras de Vassouras,  Mara Palace Hotel
Endereço: Rua Chanceler Dr. Raul Fernandes, 121, Centro, Vassouras, RJ

Orquestra de Cordas de Volta Redonda
Hora: 19h30
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Noite de Autógrafos e Concerto: Pianista Lilian Lachenski
Hora: 19h
Local: Mara Palace Hotel

Música: Myllena
Hora: 21h
Local: Antiga Estação Ferroviária

Dia 19 Domingo 

Música: Choro com Fátima Natividade e Convidados
Hora: 11h
Local: Antiga Estação Ferroviária

Concerto: Os Pequenos Mozart
Hora: 13h
Local: Antiga Estação Ferroviária

Dia 24 Sexta feira

Quadrilha “Arrasta Pé da Baronesa”
Hora: 20h
Local: Em frente ao Palacete Barão de Itambé

Roda de Causos
Hora: 21h
Local: Em frente ao Palacete Barão Itambé

Dia 25 Sábado

Piquenique na Fazenda (Evento Pago)
Hora: 15h30
Local: Fazenda Santa Eufrásia
Endereço: Rodovia BR 393, Km 242, Vassouras, RJ
Reservas: Bomtempo Turismo (24) 2471-7707

DEIXE UM COMENTÁRIO