Universo redondo – Os Circos de Benjamim

Bonecos, palhaçaria, contação de histórias e música ao vivo tomam conta do Teatro Glaucio Gill em Copacabana

Universo redondo (foto: Gabriel Madrid)
Universo redondo (foto: Gabriel Madrid)

O espetáculo infantojuvenil Universo redondo – os circos de Benjamim, com texto de Gabriel Sant’anna e direção José Regino, revela como o circo começou, sua chegada ao Brasil e principalmente conta a história de Benjamim de Oliveira – o primeiro palhaço negro do Brasil. Compositor, ator e palhaço, Bejamim, nascido no interior de Minas, é considerado um dos principais artistas da virada do século XIX para o XX e responsável pela criação do circo-teatro, que despertou o interesse do público pelas artes circenses. 

A Cia. do Solo, formada pelos artistas Gabriel Sant’Anna e Martha Paiva, utiliza-se diversas linguagens como a palhaçaria, a contação de histórias, a manipulação de bonecos e a música ao vivo para encenar o espetáculo, que conta ainda com a participação especial dos músicos Mariana Serra e Lucas Torres.

A supervisão cênica é assinada pelo diretor José Regino, os bonecos são de Márcio Newlands e os figurinos e cenário são de Luisa Tavares. O espetáculo inicia sua quinta temporada no Teatro Glaucio Gill em Copacabana, dia de 24 de setembro, permanecendo em cartaz até 16 de outubro, com sessões aos sábados e domingo, às 17h

SINOPSE
Benjamim era um menino negro, filho de escravos, que um dia entrou em um circo e então algo mágico aconteceu. O circo entrou em Benjamim. E quando baixou o mastro, dobrou a lona e partiu da pequena cidade onde estava armado levou consigo um novo integrante e os seus sonhos. Universo Redondo – os circos de Benjamim mostra como o circo começou, sua chegada ao Brasil e principalmente conta a história de Benjamim de Oliveira – o primeiro palhaço negro do Brasil.

SERVIÇO

Espetáculo: Universo redondo – os circos de Benjamim
Datas: 24 de setembro a 16 de outubro de 2016
Dias e horários: Sábados e domingos às 17h
Local: Teatro Gláucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana, Rio de Janeiro
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Ingresso: R$30. 

FICHA TÉCNICA:
Texto: Gabriel Sant’anna
Direção: José Regino
Elenco: Martha Paiva e Gabriel Sant’Anna
Músicos convidados: Mariana Serra e Lucas Torres
Produção: Luísa Reis
Idealização e realização: Cia do Solo

DEIXE UM COMENTÁRIO