Uma viagem pelos CenáRios do Rio

Shoppings Rio Design Barra, Rio Design Leblon e Botafogo Praia Shopping recebem exposição de 11 fotógrafos que contam a relação com o Rio através de suas lentes

Carlos Lázaro

O Projeto CenáRios não é só uma exposição de fotógrafos profissionais e sim de pessoas que querem contar uma história através do seu olhar e tem a fotografia como sua linguagem. São 66 fotos de 11 profissionais que contam suas histórias sobre a cidade maravilhosa que também pode ser caótica, curiosa e instigante através de imagens captadas por celulares ou câmeras, o que importa é a sensibilidade que cada olhar consegue revelar.

Os shoppings Rio Design Barra, Rio Design Leblon e Botafogo Praia Shopping foram os locais escolhidos para convidar o expectador a fazer uma viagem por um Rio desconhecido no momento em que a cidade estará mobilizada para receber o maior evento esportivo do mundo.

Conheça os participantes:

ALEXANDRE SANT’ANNA
Formado em cinema pela London Film School. Estudou fotografia no ICP em N.Y

Foi membro da agência fotográfica ZNZ e sócio fundador da agência fotográfica STRANA.

Foi sócio fundador da Galeria da Gávea.

Ganhou o prêmio Marc Ferrez de fotografia e prêmios Abril de fotografia.

Trabalhou nas redações da Revista de Domingo, Veja Rio, Época e Isto é.@alex_santanna007

ALUISIO EZEQUIEL   
Técnico em enfermagem, descobriu a fotografia pelo celular nas saídas de bike que fazia pela zona sul do Rio em 2012. Entrou para o primeiro documentário fotográfico via Instagram no Rio de Janeiro (@Rio365) com 3 fotos em 2013 e com 12 fotos na segunda edição do documentário carioca, em 2015. Foi o primeiro brasileiro a ganhar um prêmio de mil dólares, concedido pela Instagramers Gallery e logo depois começou a entrar nesse universo do Instagram, participando de outros projetos relacionadas a rede.

@Aezequiel 

ANA CAROLINA FERNANDES
Estudou Fotografia na Escola de Belas Artes do Parque Lage. Fotojornalista e Fodocumentarista, desenvolve  trabalhos autorais ao mesmo tempo que colabora com diversos jornais, revistas e agências de notícia. Ganhadora de 2 Prêmios Folha, finalista do Prêmio Conrado Wessel e Shortlist Top Ten Award do Sony Award, ambos em 2013. Ganhadora do Troféu Mulher Imprensa – Fotojornalista em 2016.

@culafernandes 

ANDRÉ GALHARDO
45 anos, Iniciou sua carreira aos 16 anos como assistente de fotografia e a partir de 1991 começou a atuar como Diretor de Arte, tendo trabalhado em algumas das principais agências do país nesta função (JWT, W/Brasil, DPZ e Africa). A partir de 2004 passou a mixar criação e planejamento, sendo Diretor de Criação das agências iThink e Euro RSCG/Rio. A partir de suas experiências com redes sociais e fotografia começou a desenvolver projetos culturais e de Branded Content. Em 2012 lançou o projeto @Rio365, primeiro documentário de uma cidade produzido via Instagram, com 2ª edições concluídas. Fotografa apenas com iPhone.

@andregalhardo

ANNA FISCHER
Fotógrafa profissional. Além do seu trabalho autoral, atua no mercado editorial com foco em comportamento, viagens e retratos para revistas de todo o Brasil e exterior.

@annafischer 

BETO PESTANA
Designer de formação, inclusive desta exposição, graduado em Design pela PUC-RJ, pós-graduado em Marketing.

Atuou na Direção de Arte, Videografismo e Pós-produção de comerciais e documentários em vídeo. Além de efeitos especiais na Tv Globo.

Curador de imagens do @rio365, @rio450 e @nossalingua, foto-documentários colaborativos de uma cidade por Instagram.

Atualmente atua em design, branding e marketing para empresas. Dedica-se a mobilephoto e mobileart, explorando as potencialidades artísticas do uso do SmartPhone. No Instagram, administra o perfil @betopestana para streetphotography e @betopestana_studies para projetos especiais. 

@betopestana 

DENISE PEREZ
Fotógrafa desde 1986, quando tinha 8 anos e ganhou sua primeira câmera. Demorou muito tempo, no entanto, para descobrir que deveria levar a fotografia a sério.

Duas faculdades (direito e relações internacionais), pós graduação em política internacional. Fotógrafa autodidata e extremamente curiosa, Denise usa a fotografia como desculpa para se aproximar e entrar em mundos diferentes do seu. Adora o poder transformador da fotografia, já que com sua sensibilidade e através de suas lentes consegue revelar a beleza de cenas e lugares que para a maioria das pessoas passariam despercebidos.

@deni_perez 

MARCELO TABACH
Fotógrafo com formação jornalística, trabalhou nas principais redações cariocas e foi editor das revistas Caras e Contigo.

Participou de diversas exposições no Rio, São Paulo, Buenos Aires, Miami e Paris.

@marcelotabach 

SILVANO MARTINS
Fotógrafo profissional, trabalha na Galeria da Gávea desenvolvendo o seu trabalho artístico. Especializado em fotografia aquática e esportes.

@silvanorj 

Sobre CARLOS LÁZARO
Ajudou a fundar o Telecine, no qual exerceu a função de CFO durante 32 anos. 

Fotografa há 30 anos, com os 5 continentes já registrados pelas suas lentes.

Suas fotos foram finalistas em concurso promovido pela revista francesa Photo e foi premiado fotógrafo do ano pela revista Digital Camera com a foto The Boy

Teve também fotos publicadas na coluna do Ancelmo Gois no jornal O Globo.

@carloslazarofotografia

VERONICA PEIXOTO
Fotógrafa, sua especialidade é moda e publicidade. Sua formação é autodidata, passou por alguns estúdios trabalhando como assistente no Estúdio Abril em São Paulo e o Estúdio Bloch no Rio de Janeiro, foi colaboradora de algumas revistas da Bloch. Fez também estágio no estúdio da revista ELLE em Paris, aonde morou por 6 meses .

De volta ao Brasil foi proprietária do studio Bambú no Rio de Janeiro e atua na área de publicidade, moda e corporativo desde então.

É a idealizadora do projeto.

Já participou de algumas coletivas de exposição e está cada vez mais focada em desenvolver seu trabalho autoral.

@vpeixoto

SERVIÇO:

Projeto CenáRios

Data: de 7/7 a 27/7 (Rio Design Barra)

Data: de 28/7 a 17/8 (Rio Design Leblon)

Data: de 18/8 a 7/9 (Botafogo Praia Shopping)

Horário: 10 às 22h

Entrada gratuita

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO