Uma viagem pelo mundo falado em português

Livro e filme-documentário reúnem fotos e depoimentos que ajudam a mostrar o que une e o que diferencia os povos que falam a “mesma língua”

Os cariocas vão conhecer mais sobre os países e comunidades que falam o português. Chega às livrarias no dia 27 de setembro (terça), com lançamento na Argumento, o livro @NossaLíngua. Já no dia 22 de setembro (quinta), no Real Gabinete Português de Leitura, haverá mais uma exibição no Brasil do filme-documentário NossaLingua.DOC, que foi selecionado recentemente para o Festival de Cannes e exibido em países como Portugal e Cabo Verde.

O livro é resultado do projeto que leva o mesmo nome (@NossaLíngua), o primeiro documentário fotográfico realizado colaborativamente via Instagram envolvendo países e comunidades de quatro continentes que falam o português.  São 100 imagens selecionadas por uma equipe de curadores nacionais e internacionais, e mostra o cotidiano dos povos ligados pela mesma língua.  

“A públicação é um grande mosaico visual que conta a história de pessoas e lugares ligados pela mesma língua, mas, ao mesmo tempo muito diferentes”, destaca Júlio Silveira, editor e redator do Nossa Língua.  

Para chegar à galeria selecionada para compor o livro, ao longo do projeto foram propostas 10 missões fotográficas com temas diversos e universais como Terra, Casa, Trabalho, Fé, Festa, Gente, Lazer, Raiz, Palavra e Mar no Instagram. Um time de curadores  nacionais e internacionais entrou em cena para escolher as mais de 17 mil imagens enviadas que formaram uma grande galeria visual.  A iniciativa envolveu Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Macau e Timor Leste.

“Quando abri o perfil no Instagram não imaginava que chegaríamos tão longe. As redes sociais nos proporcionou uma aproximação entre esses países tão distantes geograficamente. Foi um descobrimento mútuo através da língua portuguesa”, afirma  Luciane Araújo, idealizadora do projeto.

A noite de autógrafos vai reunir autores, curadores e convidados para uma grande confraternização em língua portuguesa.

NossaLingua.DOC
Para ir mais a fundo no mundo falado português, além do livro, haverá a exibição do filme-documentário NOSSALÍNGUA.DOC, o primeiro curta-metragem produzido com uso smarthphones e rodado de forma colaborativa nos três continentes que retrata o uso da língua portuguesa em suas diferentes expressões. Será no dia 22 de setembro no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro do Rio.

No mundo, nove países falam oficialmente o idioma português. Porém, com tantas diferenças entre nós – na geografia, história e cultura – será que ainda temos em comum a língua? Haverá diálogo criativo no mundo em português? Esses são os pontos centrais do curta que traz entrevistas com rappers, gente da rua e escritores, uma conversa entre Portugal, Cabo Verde, Brasil e Moçambique.

Trilha sonora

O filme é enriquecido com músicas cabo-verdianas, portuguesas e brasileiras. 

A música “Palavra” de autoria do Mario Lucio, fundador do grupo Simentera, e interpretada pela cantora Mayra Andrade, ambos cabo-verdianos é um dos destaques do filme. O cantor Emicida participa do filme com a música “Sodade” do seu último disco, um interlúdio no qual a líder das Batucadeiras do Terreiro dos Órgãos, Neusa Semedo, lamenta a saudade de casa em crioulo cabo-verdiano.

A produção musical do filme é assinada pelos músicos Wellington Soares, que já tocou com vários artistas de grande expressão na música brasileira como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Tânia Alves, O Rappa; e João Nabuco que já foi diretor musical de filmes importantes na retomada do cinema nacional, como “Pequeno dicionário Amoroso” de Sandra Werneck, em parceria com Ed Motta, e o documentário “Ônibus 174” de José Padilha.

O projeto @Nossa Língua tem o patrocínio do IRB Brasil RE e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e conta com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

Serviço:

– Lançamento livro @NossaLíngua:  Noite de autógrafos e lançamento do livro @NossaLingua, na Livraria Argumento, dia 27 de setembro,na rua Dias Ferreira, 417, Leblon, a partir das 19h.

– Exibição NossaLingua.DOC: exibição gratuita no Real Gabinete Português, dia 22 de setembro, na rua Luís de Camões, 30, Centro do Rio, às 16 horas.

 Endereços Virtuais @Nossalingua:

Instagram: @nossalingua

Facebook: facebook.com/nossalingua.projeto

Site: www.nossalinguadoc.com.br 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO