Um olhar sobre a realidade moçambicana em livro

Livro do jovem escritor moçambicano Clemente Bata retrata as desordens das relações humanas em histórias instigantes de maneira sutil e comovente

CapaOutras Coisas, obra do contista moçambicano Clemente Bata, chega de forma inédita ao Brasil e é publicada pela editora Kapulana. Em mais de 10 contos, o autor traz aos leitores histórias do dia a dia dos moçambicanos ao retratar conflitos típicos das relações humanas e explorar os espaços rural, urbano e suburbano.

Observador e atento à realidade à sua volta, Clemente relata imagens que giram em torno das mais complexas situações do seu povo, desde o amor, os crimes, os linchamentos populares, o alcoolismo até a violência doméstica.

 “[…] O enfermeiro entrou. Está confirmado, Doutor – Djabo entregou o processo e voltou a sair. O médico sentou-se e releu.
– Sô Jubileu – disse. – Você vai ter de ser forte. O que lhe vou dizer não significa o fim de tudo. Estes são resultados dos seus exames. Está preparado para qualquer informação?
– Doutor, o que mais quero é salvar o meu pai.
– Perfeito. Tenho duas notícias A primeira é que o seu pai vai ser operado e já não será necessário fazer transfusão.
– Uf!…
– Portanto, não se preocupe mais com isso. A segunda… bom… você tem vírus de imunodeficiência humana.
– Desculpa… – levantou-se.
– HIV.”
P. 30

Com expressões linguísticas próprias de Moçambique, a obra vem com um glossário ao final para a compreensão das palavras pelos leitores brasileiros. O livro ainda traz belíssimas ilustrações nas aberturas de cada conto da talentosa artista brasileira Brunna Mancuso.

O livro conta também com o prefácio de Aurélio Cuna, professor moçambicano, pesquisador de Literatura Moçambicana e de Retórica e Poética, além de Chefe do Departamento de Literatura e Cultura, da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique.

[…] confesso que ler Outras Coisas é experimentar o prazer e privilégio, pouco comuns nos nossos dias, de tomar contacto com uma escrita de elevado grau de fineza, quer do ponto de vista estético, quer no que toca ao rigor na linguagem. […] (Aurélio Cuna)

Para saber mais sobre o título e ler alguns trechos, acesse: http://www.editorakapulana.com/?flip_pong=outras-coisas.

Ficha técnica:
Editora Kapulana
ISBN: 978-85-68846-12-4
Tamanho: 15 x 21
Páginas: 132
Preço: R$ 32,90

DEIXE UM COMENTÁRIO