Turnê do 27º Prêmio da Musica Brasileira chega ao Rio de Janeiro

Composições de Gonzaguinha, homenageado desta edição, serão interpretadas por Gal Costa, Lenine, Zeca Baleiro e Maria Gadú na Sala Cecília Meireles, nos dias 29 e 30 de julho

Gal Costa e Zeca Baleiro (foto: Dudu Leal)
Gal Costa e Zeca Baleiro (foto: Dudu Leal)

Após realizar sua 27ª edição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Prêmio da Música Brasileira ganhou, pelo sexto ano consecutivo, uma versão itinerante.  Nos dias 29 e 30 de julho, Gal Costa, Lenine, Zeca Baleiro e Maria Gadú apresentam repertório de Gonzaguinha – o homenageado deste ano – na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Antes do encerramento na capital fluminense, a turnê, que tem patrocínio do Banco do Brasil, percorreu as cidades de Porto Alegre, Brasília, Goiânia e Salvador.

O idealizador do Prêmio da Música Brasileira, José Maurício Machline, convidou artistas que tivessem uma relação afetiva com a obra e cantassem com propriedade as canções do compositor.

“Você tem que pensar em cada artista e na música que pode mais combinar com o estilo de cada um, mas, no final das contas, felizmente as minhas propostas foram aceitas de primeira por todos”, conta José Maurício, que assina a direção geral da turnê.

A cantora Gal Costa, que gravou um dueto com Gonzaguinha na música “O Gosto do Amor”, do álbum Água Viva, lançado por ela em 1978, estará nos shows de Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Entre as canções que a baiana interpretará estão “Espere por mim, morena” e “De volta ao começo”.

Os repertórios de Lenine e Zeca Baleiro, que gravaram canções em “Presente” (2015), álbum de duetos póstumos com Gonzaguinha, incluem versões de “Sangrando” e “Infinito Desejo”, e “Comportamento Geral” e “Lindo Lago do Amor”, respectivamente. Maria Gadú, por sua vez, emprestará a voz a outros sucessos do artista, como “Diga lá, meu coração” e “Redescobrir”.

“Gonzaguinha era um compositor genial. As músicas são palatáveis em qualquer época. Hoje você ouve a obra dele e, de tão atual que é, parece que foi composta ontem”, analisa Machline.

A cenografia da turnê inclui cerca de cem retratos de brasileiros anônimos fotografados por Walter Firmo, escolhidos para refletir a conexão de Gonzaguinha com o povo brasileiro.

Há mais informações sobre a turnê do 27º Prêmio da Música Brasileira na página premiodamusica.com.br/turne.

Lenine e Maria Gadú (foto: Bruno Karim)
Lenine e Maria Gadú (foto: Bruno Karim)

Continuação no CCBB
Em agosto, Filipe Catto e Simone Mazzer apresentam espetáculo com músicas de seus trabalhos individuais, além de canções de Gonzaguinha – homenageado dessa edição – e de outros artistas, nos CCBBs de Belo Horizonte (6 e 7), Rio de Janeiro (13 e 14), Brasília (20 e 21)e São Paulo (27 e 28).

A dupla se apresentará com o trio formado por Pedro Sá (guitarra), Bruno Di Lullo (baixo) e Domenico Lancellotti (bateria), músicos prestigiados na cena brasileira, conhecidos por trabalhos com Caetano Veloso, Gal Costa, Adriana Calcanhotto, Jorge Ben Jor e Orquestra Imperial, entre outros.

No espetáculo, os cantores revivem o dueto que emocionou a plateia do Prêmio da Música Brasileira deste ano, na canção “Sangrando”, além de “Explode coração” e “Comportamento geral”. Entre as músicas de seus próprios álbuns, Filipe canta “Dias e noites” e “Saga”, enquanto Simone interpreta “Estrela Blue”, (do disco Férias em Videotape, de 2015, que lhe rendeu o Prêmio da Música Brasileira, na categoria Revelação), entre outras. O repertório inclui ainda canções de outros músicos, como João Bosco, Nei Lisboa, Letuce e a cantora canadense Lhasa de Sela.

Sobre o Prêmio da Música Brasileira
Desde o ano de sua criação, quando homenageou Vinicius de Moraes, o Prêmio enaltece um artista brasileiro, que serve como fonte para o roteiro e o repertório do show da cerimônia de entrega. Já foram homenageados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, ÂngelaMaria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Keti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa, João Bosco, Tom Jobim eMaria Bethânia. 

SERVIÇO

Show da turnê do 27º Prêmio da Música Brasileira

Rio de Janeiro / RJ

Data: 29 e 30 de julho, sexta-feira e sábado
Artistas: Gal Costa, Zeca Baleiro, Lenine, Maria Gadú
Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Lapa)
Horário: 20h

Ingressos:
Cadeiras Premium Ourocard (Plateia Inferior) – R$ 150,00
Plateia Superior – R$ 120,00

DEIXE UM COMENTÁRIO