Turistas são atraídos por Festivais de Cinema na República Tcheca

A cinematográfica Karlovy Vary / Foto Ladislav Renner

A República Tcheca oferece contato social, conhecimento e que tal viajar para o recanto das estrelas do cinema. Os artistas como Richard Gere, John Travolta, Sharon Stone e Scarlett Johansson comparecem ao festival de cinema.

Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary

Todos os anos, no início de julho, a cidade recebe o Festival Internacional de Cinema. A República Tcheca é reconhecida por suas fontes termais e para lá concentram leigos, especialistas e cineastas de todo o mundo.

O Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary que acontece entre os dias 01 a 07 de julho, com o último dia marcado para o dia 09, é o maior acontecimento cultural da República Tcheca.

Atualmente, é considerado o mais prestigiado festival de cinema da Europa Central e Oriental que pode ser comparado a Cannes, Berlim, Veneza e San Sebastian. Durante nove dias são exibidos 200 filmes vistos por cerca de vinte mil espectadores. E os filmes não são a única atração para os visitantes de Karlovy Vary.

Grandes Estrelas marcam presença em Karlovy Vary / Foto: Divulgação
Grandes Estrelas marcam presença em Karlovy Vary / Foto: Divulgação

O festival já é conhecido além das fronteiras da República Tcheca e do continente europeu e tem atraído grandes estrelas da tela como John Malkovich, Judi Dench, Helen Mirren, Susan Sarandon, Jude Law, Mel Gibson, Leonardo DiCaprio, Michael Douglas, Robert Redford e muitos mais.  Seus nomes estão na “calçada da glória” na frente do luxuoso Grand Hotel Pupp em Karlovy Vary, onde as estrelas costumam se hospedar.  Todos os anos, uma série de eventos culturais acompanham o festival e assim será novamente nesta 51ª edição do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary.

Escola de Cinema de Verão em Uherské Hradiště

Há alguns anos a Escola de Cinema de Verão em Uherské Hradiště (22 e 30 de julho) já é o maior festival de cinema sem competição na República Tcheca. Começou sendo um seminário dirigido aos membros de clubes cinematográficos e tornou-se, sem dúvida, um grande acontecimento cinematográfico na República Tcheca. Vale a pena conhecer a escola que fica na belíssima região da Morávia do Sul, onde é possível combinar as experiências de cinema com o cicloturismo ou degustar os excelentes vinhos da Morávia.

 De volta a Karlovy Vary para o Tourfilm

A ampla tradição dos festivais de cinema que se organizam na República Tcheca se reflete na existência do mais antigo festival de cinema de turismo do mundo, o Tourfilm (6. 10. – 8. 10.) dedicado aos filmes publicitários e documentários, assim como aos spots, que promovem o turismo nacional e estrangeiro. Acontece em Karlovy Vary no fim do verão.

Festival Internacional de Cinema Documental de Jihlava

O documentário cinematográfico é uma obra de arte que merece atenção e, para quem concorda com isso, no final de outubro, na despedida do verão, o local para viajar é a cidade de Jihlava. Lá acontece o Festival Internacional de Cine Documental (25 e 30 de setembro), um acontecimento de expressão na Europa Central e Oriental. O festival oferece a oportunidade de conhecer múltiplos temas sob diferentes pontos de vista. Em Jihlava não se segue um modelo comum de festival. Thomas Elsaesser, historiador e especialista cinema holandês, disse que Jihlava foi um dos festivais mais originais que já tinha visitado e Manoel de Oliveira, diretor de cinema português, disse que “Jihlava é uma meca do cinema documental”.

DEIXE UM COMENTÁRIO