Turismo cervejeiro em Nova Friburgo

foto: Victor Kling

Nova Friburgo não possui tradição na produção de cervejas especiais, como Petrópolis e Teresópolis, que contam com grandes e consolidadas fábricas. A cena cervejeira (se é que podemos dizer que existe uma) é discreta e pouco comentada. Ainda assim, esta cidade, também localizada na região serrana do Rio, nos reserva boas descobertas.

A maior parte dos turistas é atraída pelo polo de moda íntima, que fica logo na entrada da cidade. São inúmeras lojas, com preços ótimos. A outra parcela, vai em busca das belezas naturais, como as cachoeiras e a abundante vegetação, bem como pelo clima ameno da serra. Você, que já estava pensando em ir pra lá, que tal adicionar um pouco de cerveja no seu roteiro?

Chegando à Nova Friburgo, na região de Mury, às margens da rodovia principal, você vai se deparar com uma casa bonita, de visual moderno, com dois andares e uma área externa, chamada IPA Route. Chegue cedo, até 20h, pois logo em seguida o bar enche. O ambiente tem um visual moderno, bem iluminado e decorado. Na área externa tem espaço para bandas, que tocam bons clássicos do Rock (não é todo dia que tem música ao vivo). No segundo andar, o trabalho é por conta das caixinhas de som. Plugados nas torneiras (varia de tempos em tempos): Barão Red Ale, Barão Pale Ale, Rock Valley Scotch Ale, Rock Valley Witbier, e Heineken. Um parêntese aqui para a ironia de não terem nenhuma IPA plugada, nem mesmo em garrafa. Barão Bier e Rock Valley são duas cervejarias locais. Provamos (todas!) e particularmente preferimos a Barão, de um modo geral. Ela não deixa nada a desejar frente a algumas cervejarias artesanais mais famosas. Já a Rock Valley, definitivamente precisa evoluir bastante. A surpresa foi não encontrar nada da W.Kattz (outra produção local), pois nos grandes eventos cervejeiros do Rio, como o Mondial de la Biere e as feiras do Shopping Downtown, ela já é figurinha certa, sendo inclusive comercializada em algumas lojas especializadas.

Dica para o dia seguinte: aproveitar um passeio pelas belas paisagens e cachoeiras de Lumiar, que fica a cerca de meia hora de distância do centro da cidade. A localidade conhecida como “Encontro dos dois Rios” tem um visual incrível, cheio de cachoeiras e poços. Como não podia faltar cerveja, no local existe um bar chamado “Bar do Encontro”. Tudo muito simples e artesanal. O bar tem sua própria marca de cerveja, a Alumiar. Vendem também outros rótulos de pequenos produtores da região. A “Terezapa”, uma American Pale Ale, da Alumiar, é maravilhosa!

Outro ponto de interesse cervejeiro na região, é a grande fábrica da Brasil Kirin, que fica localizada em Cachoeiras de Macacu, na beira da estrada para Nova Friburgo. Aos entusiastas de plantão, vale uma rápida parada para observar a grandeza de uma produtora em larga escala.

Não deixe também de explorar os pontos turísticos da cidade, como o teleférico, que proporciona uma bela vista lá de cima. As cachoeiras são tantas, que você pode escolher quais prefere frequentar.

Links de interesse:
http://www.iparoute.com.br/
https://www.facebook.com/Ipa-Route-1439878666323328/
https://www.facebook.com/barencontrodosrios/

DEIXE UM COMENTÁRIO