Trabalhando as adversidades

Brasil em crise! Desemprego, queda na renda familiar, alta dos gêneros alimentícios, custo de vida subindo e, além disso, sistema de saúde falido, educação deficiente, aumento da criminalidade. Com todas essas mazelas atuais, como se manter bem psicologicamente? Além dos problemas da sociedade, temos os pequenos  infortúnios particulares do dia a dia como problemas no trabalho, em família ou problemas mais graves como doenças. Segundo a psicologia positiva, em momentos de dificuldade ou crise, existem alguns fatores que podem fazer toda a diferença, não apenas nos ajudando a lidar com as adversidades mas a transformar as mesmas em oportunidades, crescer e evoluir, apesar das situações.

O livro Capital Psicológico Positivo, da psicóloga Mônica Portella, aborda esses fatores como otimismo, autoconfiança e a capacidade humana de resiliência e esperança. Nas 154 paginas, a  autora trata, de maneira leve e descontraída, de temas super atuais. Dicas fundamentais para aqueles que desejam fazer a diferença neste terceiro milênio.  O livro possui ainda exercícios que podem ser realizados por psicólogos e profissionais de todas as áreas que queiram evoluir pessoalmente.

O livro, dividido em cinco capitulos, apresenta no inicio as bases conceituais e as implicações das crenças da autoeficácia. O segundo capítulo descreve o otimismo e as bases fisiológicas, comportamentais e emocionais. Demonstra técnicas comprovadas de que é possivel aprender a ter um olhar otimista sobre a vida.

O conceito de Esperança e explicação da Teoria da Esperança e sua importância nas diversas áreas da vida é mostrado no terceiro capítulo. A origem da palavra Resiliência, seu conceito na Psicologia mais especificamente na Psicologia Positiva e seu significado nas arenas da vida é exposto no quarto capítulo.

 O quinto capítulo examina um conjunto de estratégias para trabalhar a estrutura de crenças, com o objetivo de criar, desenvolver , implantar e reforçar crenças saud´veis e funcionais. Se você está disposto a trabalhar o otimismo pode se tornar mais resiliente, assim como o senso de autoeficácia pode melhorar. Nenhum dos elementos do Capital Psicológico Positvo é mais importante que o outro . Eles estão relacionados a todo momento.

Monica Portella – Psicóloga, pós doutora em psicologia pela PUC-Rio, doutora em psicologia social e cognitiva pela UFRJ e mestre em psicologia social pela UFRJ. A autora foi professora em diversas universidades dentro e fora do estado do Rio de Janeiro. Ministrou palestras e workshops no Brasil e nos EUA sobre treinamento em habilidades sociais e comunicação verbal e não verbal. Conduziu diversas pesquisas na área. Autora de publicações em revistas especializadas e livros na área de comunicação (verbal e não verbal), THS, identificação da mentira e terapia cognitivo comportamental. Mônica Portella é diretora científica e de cursos de extensão e sócia fundadora do CPAF-RJ e Instituto de Psicologia Positiva IIPSI +. Atualmente trabalha com Psicologia Positiva e terapia cognitivo comportamental no Rio de Janeiro, ministra cursos, treinamentos e supervisões no CPAF-RJ. A autora é coordenadora e professora do curso de pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental do CPAF-RJ em colaboração com AVM e UCAM. Autora de 7 publicações na área da Psicologia Positiva e Cognitivo Comportamental.

Capital Psicológico Positivo
Editado pelo Instituto Internacional de Psicologia Positiva – IIPSI+
Páginas: 154
Preço: R$ 45.
http://psimais.com/ 

DEIXE UM COMENTÁRIO