“The Pillowman – O Homem Travesseiro” em curta temporada no Poeirinha

O espetáculo mostra um escritor, num regime totalitário, interrogado acerca do conteúdo grotesco dos seus contos e das suas semelhanças com uma série de homicídios infantis que estão acontecendo na sua cidade

The Pillowman - Foto: Joao Caldas
The Pillowman - Foto: Joao Caldas

Vista por mais de cinco mil pessoas em São Paulo e Curitiba, a primeira montagem brasileira de The Pillowman – O Homem Travesseiro, chega para uma curta temporada no Rio de Janeiro, dia 17 de setembro, às 21h, no Teatro Poeirinha em Botafogo. Escrita em 2003 pelo irlandês Martin McDonagh a peça já foi montada em mais de 40 países e recebeu os prêmios Lawrence Olivier de melhor peça (2004), o New York Critic’s Circle, por melhor texto estrangeiro além de ganhar dois prêmios Tony pela produção e ser indicada ao mesmo como Melhor Espetáculo (2005).

The Pillowman é um conto teatral que analisa a natureza e o propósito da arte de contar uma história. É uma comédia de humor negro vestida de drama ou drama vestido de comédia de humor negro. Na medida em que a peça evolui, o belo e o horror se alternam surpreendendo o espectador que também é pego por momentos de extrema ternura.

Quanto tempo pode um contador de histórias originais sobreviver antes das forças de controle e de poder acabarem com ele? Pode um artista ser culpado pelos sentimentos que o seu trabalho provoca?  E se alguém agir segundo esses sentimentos, quem é responsável afinal? Até que ponto as experiências primárias da nossa vida influenciam o processo criativo? As respostas, sempre inquietantes, ficam em aberto.

Para essa montagem, os diretores Bruno Guida e Dagoberto Feliz juntaram atores que já se conheciam profissionalmente, mas que nunca haviam trabalhado nesta formação. Assim nasceu a Cia Limítrofes. Os atores e equipe começaram a estudar a linguagem do bufão para que pudessem entender melhor o texto e personagens. “Nos encantamos tanto pela estética grotesca que a adotamos como base do espetáculo”, explica Bruno.

Na peça, os atores da Cia Limítrofes além de atuar exercem outras funções. Bruno Guida dirige, produz e atua. Daniel Infantini atua e assina o figurino. Flávio Tolezani atua e produz.

Durante a temporada carioca, a Cia também vai se apresentar às terças e quartas, com o espetáculo In Extremis, sobre vida de Oscar Wilde, no mesmo teatro.

Sinopse:
Um escritor é interrogado acerca do conteúdo grotesco dos seus contos e da semelhança com uma série de assassinatos que estão acontecendo na sua cidade, cujas vítimas são crianças. No decorrer do espetáculo ele descobre que seu irmão, um deficiente mental, vem sendo interrogado pelo mesmo motivo.

The Pillowman é um conto teatral que analisa a natureza e o propósito de contar uma história. A capacidade de tornar acontecimentos violentíssimos em atos quase compreendidos por nós faz deste um texto psicologicamente complexo, que prende a atenção do começo ao fim.  Nessa versão, a estética e do bufão é priorizada, trazendo comicidade ao drama.

Serviço:

Espetáculo: The Pillowman – O Homem Travesseiro
Estreia dia 17 de setembro, às 21h.
Temporada de 17 de setembro a 01 de novembro de 2015
De quinta a sábado, às 21h e domingos às 19h
Local: Teatro Poeirinha – R. São João Batista, 104
Tel bilheteria: 2537-8053
www.teatropoeira.com.br
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 15h as 21h
Ingressos: R$40,00 (inteira) – Quintas e Sextas / R$50,00 (inteira) – Sábados e Domingos
Duração: 140 minutos
Classificação: 14 anos.
Gênero: Comédia Dramática

Ficha Técnica:

Texto: Martin McDonagh
Direção: Bruno Guida e Dagoberto Feliz
Elenco: Bruno Autran, Bruno Guida, Daniel Infantini, Flavio Tolezani e Wandré Gouveia
Figurinista: Daniel Infantini
Confecção de Figurinos: Glória Coelho
Cenário: Ulisses Cohn
Iluminação: Aline Santini
Fotografia: João Caldas
Oficina de Contação de Histórias: Luciana Viacava
Oficina de Bufão: Bete Dorgam
Designer Gráfico: Fernando Bergamini
Assistente de Produção: Juliana Mucciolo
Produtores Associados: Bruno Guida e Edinho Rodrigues
Direção de Produção: Brancalyone Produções Artísticas (Edinho Rodrigues)
Produção Rio de Janeiro: Lis Maia
Realização: Pitaco Produções e Brancalyone Produções Artísticas

 

Outras informações:

Lu Nabuco Assessoria em Comunicação

Luciana Nabuco – 21 99405 4125

lunabuco@lunabuco.com.br

assessoria@lunabuco.com.br

www.lunabuco.com.br

 

DEIXE UM COMENTÁRIO