‘The Balcony’, inspirado em “Romeu e Julieta” tem direção do britânico John Mowat 

Em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal espetáculo segue em temporada popular

foto: Renato Mangolin
foto: Renato Mangolin

A peça ‘The Balcony’, em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio, entra em reta final de temporada – até 15 de setembro. A comédia é dirigida pelo diretor britânico John Mowat. E conta, ainda, com a provocação artística do carioca Julio Adrião.

A Cia de Teatro Oásis realiza o projeto em homenagem aos 400 anos de morte do autor, William Shakespeare e aos 420 anos da peça “Romeu e Julieta”.

Segundo Mowat, “o visual e a linguagem devem se chocar para (a encenação) funcionar. Não apenas trabalharem juntas”. O processo de criação do espetáculo foi atravessado em dupla jornada pelos produtores e atores Rodrigo Marnet e Tai Stork. Além de produzirem a vinda do diretor para o Rio de Janeiro – é a primeira vez que ele trabalha com cariocas – e realizarem dois workshops com ele (que tiveram as inscrições esgotadas), ainda trabalharam em conjunto no processo de criar o espetáculo.

Em 2014, os protagonistas conceberam um esquete em dupla, denominado “Romeu, Julieta e…” e participaram de cinco festivais no estado do Rio, pelo qual receberam mais de dez indicações a prêmios, conquistando seis, dentre os quais os de melhor esquete, melhor direção e melhor ator. 

O processo de pesquisa que deu origem a “The Balcony” começou a se delinear, quando no terceiro dia de improvisações, um varal de roupas de chão foi utilizado para representar a sacada de Julieta (balcony, em inglês), onde os personagens-título trocam suas famosas juras de amor. Ali, a sacada transformou-se em um modelo portátil, que deveria ser sempre carregado por Julieta, representada por Tai Stork. Ao palco quase nu, restou apenas o essencial para narrar-se a história: atores.

Sinopse

The Balcony é um espetáculo de comédia visual livremente inspirado na obra ‘Romeu e Julieta’ de William Shakespeare. Sob a direção de John Mowat e construída com a colaboração artística de Julio Adrião, a peça subverte o clássico romântico e coloca a sacada de Julieta (balcony, em inglês) no centro de um universo de imagens físicas criadas pelos atores Rodrigo Marnet e Tai Stork, que aproxima a trama Shakespeariana do público, culminando em uma experiência única realizada pela Cia de Teatro Oásis.

Serviço

THE BALCONY
Temporada: até 15 de setembro
Quartas e Quintas às 19 horas
Duração: 60 minutos
Local: CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal)
Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Próximo às estações do Metrô da Cinelândia (saída da Avenida Rio Branco) e do VLT da Cinelândia.
Telefone: (55 21) 3261-2550
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, idosos, deficientes físicos, professores da rede pública de ensino e menores de 21 anos, devidamente identificados)
Classificação Indicativa: 10 anos  
Capacidade de Público: 141 lugares

Equipe de Criação
Baseado na peça “Romeu e Julieta” de William Shakespeare
Direção: John Mowat
Dramaturgia e Criação: John Mowat, Julio Adrião, Rodrigo Marnet, Tai Stork
Provocação: Julio Adrião
Elenco: Rodrigo Marnet e Tai Stork
Consultoria em LIBRAS: Bruno Ramos
Direção de Movimento: Priscila Vidca
Consultoria em Dança: Dudu Pessanha
Cenografia: Colin Failes
Figurino: Clarice Rito
Trilha Sonora: Lucas Cosechen
Registro Fotográfico: Renato Mangolin
Programação Visual: Thais Gallart
Produção: Diálogo da Arte
Consultoria de Produção: Ana Paula Abreu e Renata Blasi
Produtores Associados: Rodrigo Marnet e Tai Stork
Idealização e Realização: Cia de Teatro Oásis

DEIXE UM COMENTÁRIO