Territórios Culturais RJ / Favela Criativa distribui R$ 6,5 milhões em editais

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro anuncia o lançamento de um conjunto de 10 editais, distribuídos em 15 linhas de ação, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e a Light. A proposta é estender, a 30 municípios do estado, da área de concessão da Light, os resultados alcançados pelo programa Favela Criativa na cidade do Rio de Janeiro. O evento de lançamento será no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, a partir das 11h deste sábado (10/09). 

Ampliado para abrigar a diversidade de territórios, incluindo quilombos, espaços rurais e espaços urbanos como um todo, o programa passa a se chamar Territórios Culturais RJ / Favela Criativa e prevê um investimento de R$ 6,5 milhões, com recursos da Light, oriundos do Programa de Eficiência Energética da Aneel ? Agência Nacional de Energia Elétrica, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Caminho Melhor Jovem, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. Estes recursos serão distribuídos entre mais de 130 projetos, circunscritos aos 31 municípios atendidos pela Light e a 15 favelas em áreas de UPP ? estas, beneficiadas pelo Caminho Melhor Jovem.

Os editais reafirmam a estratégia da Secretaria de Cultura de estender suas ações à Baixada Fluminense e ao interior do estado. O incentivo de ações criativas e inovadoras, com respeito às particularidades de cada localidade, gera um impacto positivo e estimula o desenvolvimento social e econômico desses territórios a partir da cultura.   

As linhas de ação serão oferecidas de acordo com os seguintes eixos:  Desenvolvimento Territorial:  
– Cidades Criativas RJ 
– Cidades Criativas RJ Incubação 
– Territórios Culturais em Rede 

Formação:  
– Laboratório de Audiovisual 
? Elaboração e execução  
– Laboratório de Audiovisual 
? Produção de curta-metragem  
– Laboratório de Animação  
– Laboratório de Aplicativo para Celular  
– Laboratório de Artes Cênicas  
– Laboratório Intercâmbios  
– Laboratório de Produção Cultural  
– Laboratório de Produção Textual  
– Laboratório de Mediação de Leitura 

Fomento:  
– Agenda Funk RJ  
– Geração Cultura RJ  
– Memória e Cidadania  

As inscrições poderão ser feitas, a partir da segunda-feira (12/09/2016) pelo site: http://www.cultura.rj.gov.br/tcfc2016

O Museu Ciência e Vida fica na Rua Aílton da Costa, s/nº, no bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias.

DEIXE UM COMENTÁRIO