Temporada renova cardápio e conceito

Bar agora é restaurante e permanece até o fim dos Jogos Olímpicos

Orechiete com ragu de cavaquinha com manteiga de camarão (foto: Rodrigo Azevedo)

Inaugurado no fim do verão de 2015 com a proposta de ser um bar provisório, o Temporada, no térreo do Hotel Arpoador, teve uma aceitação além da esperada. A casa, que funcionaria até setembro do ano passado, conquistou fãs e a garantia de continuidade até o fim dos Jogos Olímpicos do Rio. Idealizado como bar, o Temporada agora funciona como restaurante com o privilégio de servir os comensais dentro do salão ou na esplanada, oferecendo atendimento exclusivo a poucos metros do mar.

O clima de “estamos em mudança” sai de cena e dá espaço a um ambiente aconchegante. As mesinhas de madeira foram substituídas por peças de mármore, originalmente usadas no hotel, cobertas por toalhas brancas. Pilastras com concreto aparente e obras de arte de Rachel Strosberg, fundadora do hotel, dão um toque a mais na decoração. O bar do restaurante também foi repaginado, ganhando uma parede azul esverdeado ao fundo e uma luminária. Ao lado, um sofá com almofadas coloridas para encontros mais informais. As janelas com vista para a praia são verdadeiros quadros de paisagem natural. Feito para aqueles que querem esquecer a correria do dia-a-dia e ficar longe da barulheira da cidade, o Temporada é o lugar ideal para assistir ao pôr do sol, proporcionando um verdadeiro entardecer poético. A decoradora Rosane Rego é a responsável pelo projeto.

O chef Christian Garcia acaba de renovar o cardápio da casa e aposta em ingredientes frescos e que prestigiam os produtos sazonais, apresentando um menu rico em pescado e frutos do mar. Para começar, couvert com uma seleção de pães, manteiga e tapenade de azeitonas pretas e sardela. O Temporada ainda oferece nove opções de entrada aos comensais, que misturam ingredientes inusitados em composições clássicas. É o caso do tartare de atum feito com ‘relish’ de pepino e rabanete, creme de abacate e wasabi, com chips de baroa; e o carpaccio feito com pupunha, brotos, alcaparras, pó de azeitona e vinagrete trufada. Os bolinhos de tapioca com camarão são servidos com maionese de coentro e saladinha de brotos.

Os pratos principais são divididos em ‘Da Grelha’ e ‘Da Panela’. O carro-chefe do primeiro são os Frutos do mar grelhados, com peixe, batatas rústicas, salada de folhas e arroz selvagem, numa porção ideal para duas pessoas. Os amantes de carne vermelha podem experimentar o novo bife Ancho com cogumelos, aspargos, espinafre e parmesão; ou o hambúrguer de Wagyu, com molho de mostarda e ervas, servido com batatas calabresas trufadas. O risoto ‘nero’ com lula e polvo baby e tomates secos e o orechiete com ragu de cavaquinha, e manteiga de camarão compõem a seção ‘Da panela’.   

As sobremesas trazem sabores mais intensos e encorpados. É o caso do chocolate em camadas, coulis de brigadeiro e amaretto, acompanhado de sorvete de baunilha, e o Mil folhas de doce de leite e sorvete, memória afetiva do chef e incorporada ao novo cardápio.

O Temporada continua a oferecer um saboroso café da manhã, composto por frutas da estação, cereais, frios, ovos, iogurte, sucos, leite, chá e café; e uma variedade de pães, geleias e saborosos quitutes fabricados no próprio hotel. Há também opções de clássicos da culinária nacional, como tapioca, e uma seleção de bolos caseiros.

Sobre o Chef:
De origem argentina, Christian cresceu entre Argentina, Espanha e Itália. No meio da década de 90 ingressou na União de Chefs Argentinos, em Buenos Aires, onde se formou como chef internacional. Recém-formado, mudou-se para Europa para aprimorar seu conhecimento culinário trabalhando em diferentes cidades como Valência, Barcelona e Andorra. Anos depois embarcou para o Oriente Médio e se aventurou pela Arábia Saudita, Tanzânia e Dubai. O chef já serviu personalidades como: AMIR do Kuwait (* 1926 + 2006), o atual presidente dos EUA, Barak Obama e sua esposa, os presidentes da União Africana, o presidente turco, Abdullah Gül, entre outros. Christian foi escolhido como melhor chef da Arábia Saudita pelo aclamado “Chaine des Rotisseurs”. Suas especialidades são: cozinha multi Continental, pesquisa culinária & Científico para as novas tendências gastronômicas, molecular e Bio Cuisine, design/desenvolvimento de novos conceitos culinários emocionantes. O Chef executivo Christian Garcia conquistou este título com suas atividades em variados hotéis luxuosos e restaurantes. Conta com vasta experiência nas cozinhas mediterrânea e asiática.

Sobre o Grupo Arpoador:
Fundado há 41 anos por Rachel e Manoel Strosberg, o grupo Arpoador nasceu com a abertura do hotel Arpoador Inn. Dois anos mais tarde, em 1976, foi a vez do Ipanema Inn, localizado na Rua Maria Quitéria, coração do bairro de Ipanema. Sob o comando da terceira geração da família Strosberg, os hotéis vêm ganhando prestígio por oferecerem um serviço exclusivo de qualidade e conforto. O Ipanema Inn acaba de passar por uma grande reforma, com projeto da arquiteta Bel Lobo. No Arpoador, a revitalização acontece até o final do ano de 2016. 

Serviço:

Temporada – Rua Francisco Bhering, n° 65, Arpoador. Tel: (21) 2523 0066. Capacidade: 116 lugares. De segunda a domingo das 7h à meia-noite. Cc: todos. Cd: todos. E-mail: temporada@arpoadorinn.com.br;

Hotel Arpoador

Rua Francisco Otaviano, n°177, Arpoador. Reservas: (21) 2529-1000. Recepção: (21) 2523 0066. E-mail: reservas@arpoadorinn.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO