Tecnologia e Folclore brasileiro são tema de instalação na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

A instalação da dupla VJ Suave proporciona a adultos e crianças uma performance sensorial com animações, paisagem sonora e poesia. Na abertura haverá um workshop gratuito para crianças sobre desenho digital

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 24 de maio a 10 de julho, a instalação Folclore Digital da dupla VJ Suave formada pelo paulista Ygor Marotta e pela argentina Ceci Soloaga – artistas reconhecidos internacionalmente pelo trabalho com intervenções e mídias digitais. A instalação tem sessões contínuas, de terça a domingo, das 10h às 21h. A entrada é gratuita e o evento tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal. No dia 24 de maio (terça-feira), às 15h, a artista Cecilia Soloaga realizará um workshop para crianças de 8 a 12 anos sobre desenho digital. As inscrições são gratuitas pelo e-mail inscricao.folcloredigital@gmail.com e as vagas são limitadas.

O projeto propõe uma ambientação multimídia com projeções de grandes dimensões e som surround – expansão da imagem do som a três dimensões -, levando o público a mergulhar nas lendas do folclore brasileiro. Combinando grafite digital, poesia, personagens animados, luzes e música, os artistas proporcionam aos visitantes uma performance sensorial.

A ideia da instalação é dar a crianças e adultos a oportunidade de explorar imagens e sons da natureza, familiarizar-se com lendas do folclore brasileiro e ter contato com novas linguagens de mídia. As antigas histórias populares ganharão vida combinadas com a tecnologia da projeção em video mapping – técnica de projeção usada para transformar qualquer superfície, mesmo a mais irregular, em uma tela de vídeo dinâmica. A paisagem sonora foi gravada em lugares mágicos da natureza, unindo instrumentos nativos com sintetizadores e tecnologia sourround para compor uma experiência audiovisual. O som foi trabalhado em cima de cada desenho animado.

“Usamos a ferramenta de vídeo mapping para comunicar o amor através da luz. Essa instalação é uma experiência única para reviver o folclore. Apresentamos as histórias de maneira diferente, fazendo com que as pessoas se sintam dentro da obra”, explica Ceci.

Ygor Marotta e Cecilia Soloaga moram em São Paulo e são especialistas em intervenções urbanas e grafite digital. Seus trabalhos já circularam o mundo, tendo passado por Espanha, Suíça, Eslováquia, Argentina, Alemanha e Rússia. Gravaram também quatro curtas metragens: Trip, La cena, Homeless e Run. Entre suas performances mais conhecidas está suaveciclo, um triciclo adaptado para projetar imagens nas ruas, muros e fachadas. A dupla também iniciou o movimento Mais amor, por favor, em 2009. A frase, que surgiu nos muros de São Paulo, logo passou para os cartazes lambe-lambes, ganhou a internet e hoje está presente em inúmeras cidades brasileiras.

A instalação Folclore Digital já passou pelos espaços da CAIXA Cultural de Curitiba (PR), Salvador (BA) e Brasília (DF). Em outubro será a vez de São Paulo conhecer esse trabalho da dupla.

Serviço:
Instalação Folclore Digital

Entrada Franca
Local:
 CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala Margot
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Abertura: 24 de maio, às 10h (terça-feira)
Visitação: 24 de maio a 10 de julho de 2016
Horário: terça a domingo, das 10h às 21h
Classificação Indicativa: Livre
Agendamento: agendamento@gentearteirarj.com.br  / Telefone: 3980-4898
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio:
 Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Workshop de Desenho Digital: 24 de maio (terça-feira)
Horário: 15h.
Classificação Indicativa: 8 a 12 anos
Vagas: 15
Inscrições: inscricao.folcloredigital@gmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO