Taruíra retorna ao Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal

O grupo foi uma das mais aclamadas atrações da última edição

Taruira (foto: Mariana Rocha)
Taruira (foto: Mariana Rocha)

O Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, que no ano passado recebeu mais de 9 mil pessoas, retorna este ano em sua 6ª edição trazendo de volta uma das atrações mais marcantes de 2015: o grupo de choro Taruíra. Com um repertório animado que abrange o clássico e o moderno, os músicos carismáticos de Petrópolis retornam com a turnê de comemoração dos 14 anos do grupo. A apresentação acontece no dia 11 de setembro (domingo), a partir das 16h, e é gratuita. O palco principal fica na Praça de Rosal.

A música brasileira é o fio condutor de uma apresentação temperada que une o chorinho a uma variedade de ritmos nacionais, latinos e jazz. Até o rock entra nessa mistura musical com a canção “Ticket to Ride”, dos Beatles, que ganha os contornos do “Baião”, de Luiz Gonzaga. O quinteto instrumental também ousa ao misturar o brasileirísssimo baião com o “Bolero”, de Ravel; e a clássica “Hit the Road, Jack”, se une a “April Child”, de Moacir Santos, e “Um Chorinho pra Você”, de Severino Araújo, em uma viagem de ritmos e referências.

Quem também aparece homenageado no repertório do Taruíra é Pixinguinha, com a canção “Sofre porque queres”. Outros grandes nomes da nossa música também são lembrados como Jacob do Bandolim, com “Assanhado” e “Santa Morena”. Waldir Azevedo aparece com a sua “Carioquinha” e “Brasileirinho”, revisitadas pelo grupo, que também apresenta obras de Altamiro Carrilho, Zequinha de Abreu e Raul de Barros, entre outros grupos.

Por mais referências que o grupo traga para o Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, o ingrediente mais especial dessa mistura é o carisma e versatilidade de Breno Morais (sax soprano e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Maurício Verde (cavaquinho) e Yuri Garrido (bateria).

O show é gratuito e tem classificação livre. O 6º Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal é uma realização do Sistema Firjan, por meio do SESI Cultural, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.

Serviço
Taruíra no Festival de Chorinho e Sanfona
Data: 11 de setembro
Horário: 16h
Local: Palco Principal
Endereço: Rua Alzemiro Teixeira de Oliveira, s/nº – Rosal (3º Distrito) – Bom Jesus do Itabapoana//RJ
Classificação etária: Livre
Entrada: gratuita

DEIXE UM COMENTÁRIO