Steven Harper comemora 30 anos de carreira com espetáculo no Teatro Dulcina, RJ

DivulgaçãoTrinta anos de carreira, 25 de Brasil, 50 de idade. O americano Steven Harper, bailarino, sapateador, professor e coreógrafo tem muito a comemorar no Rio de Janeiro, cidade que escolheu para morar e se consagrar como profissional da dança. Para a comemoração, dia 2 de setembro, às 20 horas, Steven apresenta ‘Saguibatu’ no Teatro Dulcina.

O espetáculo de música-dança-percussão corporal foi escolhido por Steven Harper, entre o seu vasto repertório de trabalhos que permeiam tantos anos de estrada com sucesso de público e crítica em terras brasileiras. O nome ‘Saguibatu’ é  a junção das primeiras sílabas de cada “instrumento” usado no espetáculo: sapateado, guitarra, bateria e tuba. A formação inusitada proporciona diálogos inspirados, bem como a exploração de sonoridades diferentes em cima do palco. A apresentação é um retrato dos caminhos percorridos pelo bailarino em andanças por culturas e sociedades diversas.

Steven Harper é novaiorquino, naturalizado brasileiro e, sem dúvida, o maior responsável pela propagaçāo do sapateado no Brasil. Além de seus espetáculos e aulas, organiza festivais nacionais e internacionais, e é membro diretor da International Tap Association. É autor do livro ‘Profissão bailarino: Raio X de uma paixão’.

‘Saguibatu

Elenco:

MARK LAMBERT –  guitarrista, cantor, compositor e arranjador norte-americano, especializado em jazz, blues, pop, MPB e música clássica. Durante a década de 90, Lambert foi diretor musical da cantora Astrud Gilberto, um dos maiores ícones da bossa nova no exterior.

JIMMY DUCHOWN – baterista californiano, radicado no Brasil há 25 anos, faz uma mistura do melhor dos dois mundos. Com 42 anos de estudo de bateria, Jimmy já tocou com grandes músicos dos quatro cantos do mundo, incluindo Phil Woods, Toninho Horta, Donny McCaslin, Preservation Hall Jazz Band, Flavio Venturini, Dave Stryker, entre outros.

PEDRO AUNE –  contrabaixista, o carioca, iniciou seus estudos aos 13 anos de idade. Bacharel em música – especialização contrabaixo – pela UNIRIO, classificou-se em primeiro lugar no 1º Concurso de Contrabaixo Sandrino Santoro, na categoria música popular. Como tubista tocou em diversos blocos do carnaval carioca e em grupos de dixieland como o “Oojazz”. É integrante também da orquestra Fanfarrada com a qual tem se apresentado pelo Brasil e no exterior.

STEVEN HARPER –  sapateador, coreógrafo, professor e produtor.  É um dos principais incentivadores da arte do sapateado no Brasil. Residente no Rio de Janeiro desde 1991. É uma figura requisitada nos palcos e nas salas de aulas do país. Abriu caminho para o sapateado em eventos de grande repercussão, como no Festival de Jazz de Montreux, Suíça (2000), o Festival Back 2 Black (2009, acompanhando a cantora Mart’nália), o desfile de carnaval do Rio de Janeiro (2011, coreografando um carro alegórico com 40 sapateadores), o festival Rock in Rio (2011, palco Rock Street) e Rock in Rio-Lisboa (2012).

ADRIANA SALOMÃO – bailarina, carioca conhecida pela sua versatilidade. Com mais de 20 anos de experiência profissional, move a vontade nas linguagens do jazz, dança contemporânea e sapateado. Participou como coreógrafa e/ ou bailarina em programas de TV (“Criança Esperança”, “Gente Inocente”, “Jovens Tardes”  e outros), cinema, comerciais, shows e peças musicais. Integra as companhias “Cia. Steven Harper” e “Cia. Nós da Dança”, com as quais realizou turnês pelo Brasil, temporadas nos teatros do Rio de Janeiro e apresentações no exterior.

‘Saguibatu

Roteiro musical:
Use Me (Bill Withers), Boom Boom (John Lee Hooker), Papa Was a Rolling Stone (The Temptations), Roof Garden (Jay Graydon, Al Jarreau), Dark Shadows, House of the Rising Sun (Anonymous), Jeannine (Duke Pearson), Tea for Saguibatu (Mark Lambert) St. James Infirmary (Joe Primrose), Big Chief (Earl King), Assanhado (Jacob de Bandolin), So What (Miles Davis), Maracangalha (Dorival Caymi).

www.stevenharper.com

#StevenHarper30anosTap

SERVIÇO

Dia 2 de setembro, sexta-feira, 20h

SAGUIBATU – Música – Dança – Percussão Corporal. Com o espetáculo, o bailarino, sapateador, professor e coreógrafo americano Steven Harper, comemora seus 30 anos de carreira.  Com Steven Harper(sapateador), Mark Lambert((guitarrista), Adriana Salomão(bailarina), Jimmy Duchowny(baterista)e Pedro Aúne(contrabaixista).

Local: Teatro Dulcina

Endereço:  Rua Alcindo Guanabara, 17. Centro.  RJ

Telefone: (21) 2240-4879

Entrada Franca

Capacidade: 429 pessoas

Duração:  80 minutos

Classificação Indicativa: livre

Acesso para pessoas com deficiência