Sonora Brasil chega ao Rio de Janeiro com espetáculos gratuitos

Promovido pelo Sesc, o projeto é considerado o maior de circulação musical do país e traz grupos que resgatam a cultura dos cantos de trabalho

Entre os dias 19 e 22 de setembro, o Sesc promove espetáculos gratuitos do Sonora Brasil, considerado o maior projeto de circulação musical do país, no Museu da República e no Espaço Cultural Escola Sesc. O circuito retorna com o tema ‘Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho’, promovendo todas as apresentações essencialmente acústicas e valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Os espetáculos deste tema resgatam o canto como expressão musical relacionada às atividades laborais, fato social presente na cultura brasileira tanto no ambiente rural quanto no urbano, com registros que confirmam a sua existência já no século XVIII. Três grupos representam formas tradicionais relacionadas a trabalhos rurais: Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL); Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA).  O Grupo Ilumiara (MG), formado por músicos pesquisadores, apresenta repertório recolhido em pesquisas sobre diversas vertentes do tema.

Para fechar a programação na cidade, o Sesc promove uma roda de conversa com os grupos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no dia 23 de setembro, às 15h.

O Sesc quer estimular a formação de plateia por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música. Para os músicos, é uma experiência ímpar de se apresentar em todas as regiões do país, colocando-os em condição privilegiada para a difusão de seus trabalhos”, afirma Márcia Rodrigues, gerente de Cultura do Sesc.

Desde a primeira edição, em 1998, o Sonora Brasil já contou com a participação de cerca de 80 grupos em mais de 4.900 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. A cada dois anos, dois temas são desenvolvidos, buscando aprofundar a relação do público com aspectos relevantes da música no país.

SERVIÇO: ESPETÁCULOS GRATUITOS SONORA BRASIL

MUSEU DA REPÚBLICA – R. do Catete, 153 – Catete

19/9 – Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) 

20/9 – Grupo Ilumiara            (MG)  

21/9 – Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL)                

22/9 – Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)            

Horário: 19h

 

ESPAÇO CULTURAL ESCOLA SESC – Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá

19/9 – Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL)

20/9 – Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)

21/9 – Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)

22/9 – Grupo Ilumiara (MG)

Horário: 19h30

 

RODA DE CONVERSA COM OS GRUPOS DO SONORA BRASIL

Data: 23/9

Horário: 15h

Local: Unirio – Sala Villa-Lobos – Av. Pasteur, 436 (fundos) – Urca

DEIXE UM COMENTÁRIO