Solstício Sessions agita o final de semana com bandas e programação variada

Luiz Lopez e Suzi e Dino estão entre os destaques do lineup

Luiz Lopez
Luiz Lopez

O final de semana em Petrópolis vai ser de muita música. A Praça da Liberdade, no Centro Histórico, recebe o evento Solstício Sessions, uma versão mais rápida do festival que acontece duas vezes por ano na Cidade Imperial. No sábado e domingo, bandas de diversos gêneros musicais, aulas públicas, chope artesanal e a apresentação da programação da 12ª edição do Solstício do Som, que acontece nesse inverno, estão previstas para o evento de dois dias. A música começa às 15h.

Na programação estão bandas para todos os gostos, de reggae e world music a samba e blues. No sábado, os destaques ficam por conta da Pub Junkie e de Suzi e Dino. Representando o “alternativo até onde der”, como gosta de se definir, a Pub Junkie é formada por Bernardo Medeiros (vocal), Pedro Nogueira (bateria), Pedro Guarilha (guitarra) e Henrique Schimel (baixo). Farão parte do show as canções de seu primeiro EP, de 2014, e singles lançados ao longo do ano passado.

Encerrando a noite de sábado, Suzi e Dino mostram o seu show intimista, mas sem perder a animação. A cantora e violonista Suzane Werdt e o percussionista Dino Fernandes trazem um repertório inusitado e divertido. De Geraldo Azevedo a Britney Spears, de Paulinho da Viola a Queen, a dupla faz novas releituras de composições conhecidas, mas que raramente são contempladas no formato “voz e violão”.

O domingo também conta com artistas importantes da cena independente. É o caso do carioca Luiz Lopez, cantor, compositor e músico instrumentista. Conhecido por seu trabalho com a banda Filhos da Judith, ele se apresenta há alguns anos como guitarrista do “Tremendão”, Erasmo Carlos. No seu trabalho autoral, Luiz mistura influências do final dos anos 60 e começo dos anos 70, como canções da fase final dos Beatles e da carreira solo de John Lennon. Seu próximo disco, “Visceral”, será lançado em breve. No show em Petrópolis, as músicas novas serão apresentadas ao público em primeira mão.

“Vai ser muito legal retornar a Petrópolis para apresentar esse novo trabalho. Toquei pela primeira vez na cidade em 2010, com o Erasmo no Festival de Inverno do Sesc. Já retornei algumas vezes, como quando gravei o clipe ‘Samba no Quintal’, do primeiro disco”, revela o cantor. 

Outro destaque da noite é o reggae da Dub Club Band, em um repertório versátil repleto de clássicos jamaicanos com uma pitada de música brasileira. A banda surpreende o público ao mesclar suas raízes de dub, ska e reggae roots com releituras de sambas de raiz, mangue beat e rock em versões inusitadas. A banda é formada por Yeshua Jahmiliano (voz e guitarra), Leonardo Arcoverde (bateria) e Cassiano Ramos (baixo).

Completam o evento aulas públicas de temas variados, quiosque Agatha com quitutes vegetarianos e a venda de chopes artesanais de fabricantes locais.

Confira a programação completa:

Sábado (07/05)
15h00 – 16h00 – Sicke
16h30 – 17h30 – A Manga
18h00 – 19h00 – Pub Junkie
19h30 – 20h30 – Hometown Blues
21h00 – 22h00 – Caxote
22h30 – 23h30- Suzi e Dino

Domingo (08/05)
15h00 – 16h00 – Samba de Terça
16h30 – 17h30 – Suflê
18h00 – 19h00 – Luiz Lopez
19h30 – 20h30 – Dub Club Band
21h00 – 22h00 – Santo Junkie

Serviço

Solstício Sessions
Datas: 07 e 08/05 (sábado e domingo)
Horário: a partir de 15h
Local: Praça da Liberdade – Centro – Petrópolis/RJ
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita