Shopping Metropolitano Barra recebe a exposição internacional “Plasticidades: Plástico + Design”

Roupas de banho ecológicas, bolsas feitas de banners reciclados e joias com telas de mosqueteiros estão entre as mais de 100 peças de designers do Brasil e de outros 15 países
Depois de Milão, Buenos Aires e São Paulo, a exposição internacional “Plasticidades: Plástico + Design” chega pela segunda vez ao Rio de Janeiro. A exposição acontecerá no Shopping Metropolitano Barra, de 13 de agosto a 6 de setembro.

Ao todo, estarão expostas cerca de 100 peças, do Brasil e de outros 15 países (Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Itália, Suíça, Tailândia e Venezuela). São criações de renomados designers estrangeiros, como Karim Rashid, Zaha Hadid, Gaetano Pesce e J-me Studio, e brasileiros, como os Irmãos Campana, Gilson Martins, Zanini de Zanine, Mana Bernardes e Renata Moura. O objetivo da exposição é surpreender os visitantes com produtos de design inusitado e bem-humorados, todos com o plástico como principal matéria-prima.

“Tive a ideia da exposição há 12 anos, depois de escrever uma série de reportagens cujo tema principal era o plástico. Eu casei a matéria-prima com o design e, aí, nasceu ‘Plasticidades: Plástico + Design’”, diz a curadora Andréa Magalhães.

Dentre as novidades da 5ª edição da exposição, estão as roupas de banho ecológicas, das sócias Itee Soni e Heather Kaye, da Finch Designs (China), feitas com garrafas PET recicladas; as bolsas produzidas com banners reciclados, das espanholas Marcela Manrique, Liliana Andrade e Eleonora Parachini (Demano); os móveis da ZON Design, produzidos pela Tramontina (que, além de panelas de aço inox e facas, possui uma linha de móveis de design em plástico); a coleção Miniatures, da Melissa; produtos da gigante alemã Koziol; joias da designer Valeria Nunes, cuja matéria-prima principal é tela de mosquiteiro; e vasos de resina de poliéster, criados por alunos do curso de Desenho Industrial, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Plasticidades: Plástico + Design” também terá um espaço especial, denominado Lounge Plástico, criação de Paulo Andrade, onde ocorrerão talk shows com representantes de empresas e designers, que produzem com os mais diversos tipos de plástico (poliuretano, polipropileno, acrílico, vinil etc.).

De acordo com a gerente de Marketing do Shopping Metropolitano Barra, Luciane Treigher, o shopping incentiva projetos culturais de sustentabilidade. “Temos uma parede verde natural que foi produzida com material 100% sustentável, feita a partir de garrafas pet recicladas. A exposição “Plasticidades” chega para somar com arte e ideias de nova utilização de um mesmo material”.

Com realização da Altherswanke Comunicação e curadoria da jornalista Andréa Magalhães, o evento conta com o patrocínio das empresas: Tramontina, Vulcan, Shopping Metropolitano Barra, Air Show, Revista Escala e Esfera Air Design. E apoio da Koziol, Gispen, Melissa e A&S Importadora. A conceituação do projeto arquitetônico é do escritório A + F Projetos, de Franklin Iriarte e Andréa Menezes. O projeto de design e ambientação é do escritório Servino & Assed, de Rosane Servino e Juliene Assed de Carvalho. Josué Fernando é o designer gráfico da exposição e Filipe Marques, o consultor web.

SERVIÇO:
Data: de 13 de agosto a 06 de setembro
Horário da exposição: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 13h às 21h. O lounge inflável funciona de acordo com a programação dos talk shows
Local da exposição: Praça de Eventos do Shopping Metropolitano Barra. o Lounge inflável fica no piso L2, próximo ao Cinemark.

Endereço – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1.300 – Centro Metropolitano – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO