Seminário na Off Flip aponta caminhos para novos escritores

Evento gratuito será em 2 de julho junto com a tradicional Festa Literária Internacional de Paraty. No mesmo dia, haverá sarau com vencedores do Prêmio Off Flip / Bibliomundi de Literatura

Raphael Secchin - Bibliomundi

Em paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que será realizada de 29 de junho a 3 de julho em Paraty, no Sul Fluminense, escritores iniciantes e os que buscam o mercado editorial conhecerão alternativas de autopublicação e de aproximação com as  editoras do país em tempos de livros digitais. “Os desafios do autor diante do novo cenário editorial” é tema de seminário gratuito que será promovido no sábado, 2 de julho, às 11h, no Café Literário, localizado na Praça da Matriz, Centro Histórico da cidade. À noite, haverá sarau com os vencedores do Prêmio Off Flip | Bibliomundi de Literatura no Centro Cultural Sesc Paraty.

O seminário, que faz parte da programação Off Flip das Letras, será promovido pela plataforma de autopublicação e distribuição de livros digitais Bibliomundi e pela Editora Oito e Meio, por meio do projeto Carreira Literária. Serão abordadas questões pertinentes a esse novo autor, como “Quero publicar meu primeiro livro, quais os caminhos possíveis?”, “Como abordar uma editora?”, “Toparam publicar meu livro, e agora?” e “É possível viver de escrever?”. A Off Flip das Letras é um circuito literário com saraus, lançamentos e mesas de debate que ocorrem juntamente à Flip.

Participarão do encontro Raphael Secchin, sócio-fundador da Bibliomundi, Tatiana Kely, publisher da Editora Oito e Meio, e Flávia Iriarte, publisher e editora da Editora Oito e Meio. Raphael vai explicar como funciona a autopublicação digital e a distribuição de e-books. “Já não são poucos os casos que os livros nascem em edições próprias e migram para as listas de mais vendidos ou para as editoras tradicionais. Para isso, contam com ferramentas para monitoramento e análise do comportamento do leitor, além de acompanhamento em tempo real das vendas e da leitura de sua obra no mercado”, explica. 

As representantes da Editora Oito e Meio apresentarão as possibilidades de publicação hoje (a publicação tradicional, a paga e a autopublicação) e vão orientar sobre como convencer uma editora a publicar uma obra e como usar as redes sociais para formar leitores e promover as livros.

O sarau com os vencedores do Prêmio Off Flip | Bibliomundi de Literatura será às 20h30, no Centro Cultural Sesc Paraty. O Prêmio é uma realização do Selo Off Flip e contempla os gêneros conto, poesia e literatura infantojuvenil. Na edição de 2016, as inscrições foram feitas exclusivamente pela internet, a partir da plataforma Bibliomundi. Os vencedores ganharão 30 mil reais no total, além de estadia em Paraty durante a Flip, passeio de escuna e cota de livros. O resultado será publicado no dia 20 de junho no site http://www.premio-offflip.net.

Bibliomundi e Editora Oito e Meio

Bibliomundi (www.bibliomundi.com.bré uma plataforma de autopublicação e distribuição de livros digitais, cuja proposta é contribuir para a democratização desse mercado. O portal da Bibliomundi permite ao autor converter arquivos de texto em e-books e vender suas obras através das livrarias conveniadas. O cariocaRaphael Secchin acumula experiência no mercado editorial nacional e internacional com olhar voltado para as inovações tecnológicas do setor, como o “data tracking” e o “book analytics”, ferramentas que permitem a autores e editores acompanharem em tempo real a reação dos leitores e do mercado livreiro.

Editora Oito e Meio (www.oitoemeio.com.br) tem como foco a publicação da ficção brasileira contemporânea. Hoje, com mais de 100 títulos no catálogo, tornou-se conhecida pela publicação de gêneros menos destacados pelo mercado editorial tradicional, como o conto, a novela e a poesia, e por investir e revelar novos nomes da atual literatura brasileira. Atualmente, com o projeto online Carreira Literária, a sócia Flávia Iriarte oferece cursos e treinamentos para escritores de todo Brasil.

SERVIÇO
Sábado, 2 de julho

11h – 12h
O Escritor Hoje – Os desafios do autor diante do novo cenário editorial
Café Literário | Off Flip das Letras
Praça da Matriz, 105 – Centro Histórico

20h30 – 22h30
Sarau com os vencedores do Prêmio Off Flip | Bibliomundi de Literatura
Centro Cultural Sesc Paraty
Rua Marechal Santos Dias, 20 – Centro Histórico

DEIXE UM COMENTÁRIO