Semana da Francofonia com eventos gratuitos no Consulado da França

Na Semana da Francofonia (14 a 23 de março), o recém-inaugurado complexo A Maison, do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, será palco de diversas manifestações culturais gratuitas, no próximo dia 17. Confira a programação:

17/03 -10h30 – Projeção do documentário sobre o músico camaronês Manu Dibango, representante da Francofonia para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Evento voltado para crianças e adolescentes que ocorrerá às 10h30. As escolas interessadas em levar grupos de estudantes, deverá realizar agendamento prévio pelo email cultura@maisondefrance.org.br

17/03 -17h30 – Show de jazz do saxofonista Manu Dibango e artistas convidados + Conferência do professor Philippe Urfalino. O professor é autor do livro “A invenção da política cultural” (L´invention de la politique culturelle). O evento é gratuito e aberto ao público.

17/03 -19h – Cerimônia oficial de entrega de livros da Bibioteca Nacional e leitura de trechos em português pelo autor brasileiro Alberto Mussa. Evento gratuito e aberto ao público.

Sobre a Semana da Francofonia:
A Semana da Francofonia é um evento anual que tem como objetivo divulgar as culturas dos diferentes países que compartilham a língua francesa. No ano de 2016, o Consulado da França no Rio de Janeiro, juntamente do Cine Arte UFF e a Aliança Francesa do Rio de Janeiro organizam a 5ª edição da MOSTRA DE FILMES FRANCÓFONOS. Serão diversos filmes das mais diferentes nacionalidades, lançados nos últimos anos e selecionados especialmente para compor a mostra, de modo a destacar a pluralidade da língua francesa e sua influência cultural. Dentre os selecionados estão os franceses, “Brooklyn”, de Pascal Tessaud, selecionado na ACID do Festival de Cannes de 2014, e os destaques da programação, “Como Um Leão” e “Jappeloup”, que irão destacar o esporte no cinema em virtude dos próximos Jogos Olímpicos em terras cariocas.

A Maison:
Espaço cultural localizado no 11º andar da Casa Europa – sede do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro – conta com uma biblioteca multimídia, e, em breve, com um café com produtos franceses e um bar Champagne da Perrier-Jouet na varanda. No térreo, funcionam o Cine Maison e o Teatro Maison de France. Inaugurado em 24 de fevereiro de 2016.

Manu Dibango:
Nascido em Douala, Camarões, em 1933, Manu Dibango dedicou-se à música durante  mais de sessenta anos e foi um dos primeiros artistas a misturar jazz com os sons africanos.  Em 1973, tornou-se o primeiro artista africano a receber um disco de ouro nos Estados Unidos, com a música “Soul Makossa”. Manu Dibango continua até hoje explorando a riqueza das músicas africanas e de suas combinações com o jazz, interessando-se também pela música atual. Durante a sua carreira, fez varias turnês, inclusive no Brasil, onde tocou com músicos brasileiros, como Gilberto Gil e outros grandes nomes da música internacional, como Nino Ferrer,  Serge Gainsbourg, Youssou N’dour, King Sunny Ade, Angélique Kidjo, Peter Gabriel, Sinéad O’Connor…  Manu Dibango foi nomeado Grande Testemunha da francofonia para os Jogos Olímpicos de 2016.

Philippe Urfalino:
Diretor de pesquisas do CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Cientificas) e diretor de estudos do EHESS (Escola Superior de Altos Estudos de Ciências Sociais). Sua obra “A invenção da política cultural”, traduzida para o português, está sendo lançada pela editora SESC. Conferência de lançamento em parceria com o ciclo o Ato Criador, Ana Lucia Pardo.

Serviço:

Endereço: Av. Antonio Carlos, 58 / 11° – Centro

Telefone: (5521) 3974 6660

Abertura ao público: 24 de fevereiro de 2016

Site: http://riodejaneiro.ambafrance-br.org/

Facebook: https://www.facebook.com/consulatfrancerio

DEIXE UM COMENTÁRIO