Semana científica coloca ética e felicidade em debate

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realiza a 21ª edição da Semana Científica da instituição, desta terça (20) até sexta-feira, com apresentações de trabalhos, cursos e debates, em Petrópolis (RJ). O tema que inspira a programação este ano é “Luz, ciência e vida”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Queremos provocar a reflexão sobre os mais variados problemas com que nos deparamos, discutindo como a ciência pode por luz neles. A boa ciência! Aquela construída com ética”, diz a professora Regina Bortolini, da comissão organizadora da 21ª Semana.

A agenda começará, dia 20, às 18h, com a palestra de abertura “A luz e a dialética realidade – Natureza”, com o físico José Abdalla Helayël-Neto. O pesquisador ministra cursos e orienta estudantes de mestrado e doutorado, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Ele se dedica também à educação em periferias urbanas, em projetos que focalizam a divulgação científica, a orientação vocacional e os cursos de Pré-Vestibular Comunitários. Às 20h30, o tema “É possível ser feliz no trabalho?” será abordado por Maria Esther de Freitas, da FGV/SP, Carlos Jardel, do Dieese, e Eduardo Navarro Stotz, da Fiocruz.

No dia 21, das 13h30 às 15h30, acontecerão apresentações sobre temas como “Efeito quimio preventivo dos alimentos no câncer”, “Terapias regenerativas em Medicina do Esporte” e “Saúde no divã: como anda esse tal direito?”. Das 15h45 às 17h45, os debates avançarão em painéis como “Discutindo a memória em seus diferentes aspectos” e “Comunicação em saúde: o desafio de se fazer entender”. Para os estudantes de Administração, das 17h30 às 19h30 acontecerá o Curso Fragmentos de Peter Drucker, em dois dias. Às 20h15, a discussão girará em torno do tema “O que será das organizações nos próximos 50 anos”.

No dia 22, os “Cuidados paliativos” estarão em pauta. Das 15h45 às 17h45, os debates serão sobre “Uso e abuso de esteroides sexuais”, “Terapias de reposição celular: quais são as possibilidades e até onde podemos chegar?” e “Felicidade e câncer: qual é a relação?”. As inscrições para participar da Semana Científica vão até o dia 20. A programação completa está em www.fmpfase.edu.br.

DEIXE UM COMENTÁRIO