Semana Científica alimenta debate sobre a fome

Moema Miranda
Moema Miranda

Desta terça (18) a sexta-feira, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promove a 22ª edição da Semana Científica, na serra fluminense. O tema central do evento levanta um questionamento: “Você tem fome de quê?” É um desdobramento do título da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Ciência alimentando o Brasil”.

Segundo a professora Regina Bortolini, da comissão organizadora da Semana da FMP/Fase, as atividades oferecem palestras, além de cursos, mostra de artigos científicos e atrações culturais, como cine debate sobre Nise da Silveira e a exposição “Mbyá Rekó, o jeito de ser Guarani”, no Centro Cultural da faculdade, que também está na programação da Semana Nacional. A abertura do evento em Petrópolis, nesta terça, às 18h, contará com a participação da antropóloga e diretora do Ibase, Moema Miranda.

“Vivemos tempos desafiantes. As crises ambientais e sociais alcançaram dimensões inéditas. A ponta mais visível no aspecto ambiental vem, certamente, dos dados sobre o aquecimento climático, que ameaça as condições de vida no planeta. Em relação aos desafios sociais, são produzidos sistematicamente dados que indicam a concentração crescente de renda, com o consequente crescimento da pobreza e da fome. Diferente de outros momentos de ‘crise apocalíptica’, agora os dados vêm das ciências, são alarmantes e públicos. O aumento da fome e sua solução deveriam ser pensados dentro deste quadro mais amplo”, diz Moema.

Na programação da FMP/Fase, o objetivo é provocar a sociedade para a questão “Você tem fome de quê?”, pois além da nutrição, é possível entender essa fome como a ânsia por uma sociedade mais igualitária, serviços de saúde adequados, dentre outras questões que merecem ser discutidas. Desta forma, segundo Regina Bortolini, a ideia é debater os temas relacionados às condições de vida da população para entender como a ciência pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma nação.

Para participar das atividades é necessário realizar a inscrição no site www.fmpfase.edu.br, onde também é possível ter acesso à programação completa da 22ª Semana Científica.