Segundo Domingo do mês é dia de Choro em Paquetá

05 GRUPO BELISCANDO - CHORO DO ANACLETO (foto: Xabier Monreal)
05 GRUPO BELISCANDO - CHORO DO ANACLETO (foto: Xabier Monreal)

O CHORO DO ANACLETO vem resgatar a importante obra de Anacleto de Medeiros, sua influência na formação da identidade musical brasileira e divulgar um dos gêneros mais importantes da música brasileira na Ilha de Paquetá. A segunda edição do projeto celebra os 150 anos de nascimento do maestro Anacleto de Medeiros, que nasceu e faleceu na Ilha de Paquetá e conta com o patrocinio da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

O grupo fixo de músicos conta com o Beliscando, grupo formado por Abel Luiz (cavaquinho solo, bandolim e violão tenor); Rafael Mallmith (violão 7 cordas); Joana Saraiva (flauta e sax tenor); Leandro  Montovani (violão); Marcos Tannuri (cavaquinho) e Anderson Balbueno (pandeiro). Tendo como principal liderança o cavaquinhista Abel Luiz, o repertório do Beliscando mescla alguns trabalhos autorais dos músicos do grupo com reinterpretações de compositores famosos do mundo do choro como Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Benedito Lacerda e principalmente Anacleto Augusto de Medeiros.       

Músico, compositor e regente, Anacleto Augusto de Medeiros nasceu a 13 de julho de 1866 na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro, onde também morreu a 14 de agosto de 1907. Aos nove anos ingressa na Companhia de Menores do Arsenal de Guerra, onde inicia seus estudos de música tocando flautim. Aos dezoito anos se matricula no Conservatório de Música e em 1886, já formado e executando vários instrumentos de sopro, funda a banda da Sociedade Recreio Musical Paquetaense. Experiente na formação destes conjuntos, em 1896 foi convidado para organizar e dirigir a banda do Corpo de Bombeiros, na época considerada uma das melhores do país, que pouco tempo depois estaria participando dos primeiros lançamentos de discos. 

SERVIÇO

O CHORO DO ANACLETO – Grupo Beliscando

Datas –  Domingo –  10 de Julho

Local: Casa de Artes Paquetá – Praça de São Roque, 31 – Paquetá – Rio de Janeiro – RJ 

Tels: 3397 0517 – 3397 – 2124

Horários: a partir das 13h

Preço:  Entrada Franca 

Classificação: Livre

https://www.facebook.com/chorodoanacleto

http://www.ilhadepaqueta.com.br/casadeartes/

Horáio das Barcas : http://www.grupoccr.com.br/barcas/linhas-horarios-tarifas